Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Quando usar cinturão e faixas de joelho?


Buttler

Posts Recomendados

Olá, 

 

visto que o interesse pelos básicos é predominante no fórum, creio que mais cedo ou mais tarde qualquer um que os pratica (e não se precipitou), fará a seguinte pergunta: será que já devo usar cinto e/ou faixas de joelho?

 

O único critério que encaro para avaliar isso são as cargas que utilizo nos básicos. Minha meta para usar esses equipamentos era de 5 reps no agachamento para 1,5bw e pelo menos 3 reps no terra para 2bw. A partir daí começaria a fazer as séries de trabalho, inicialmente com cinto e talvez, com faixas de joelho no agachamento.

 

Atingi essas marcas com técnica que considero boa e continuo mandando os levantamentos sem qualquer equipamento. Penso que ainda há algum espaço para progresso, na verdade não sei o quanto de "carryover" esses equipamentos proporcionam, mas nessas circunstâncias, questiono principalmente o quão conveniente é, mandar o agachamento e o terra com essas cargas, para essa quantidade de reps sem sequer usar um cinto.

 

Além da pergunta básica (se estou apto a usar), pergunto se existe algum outro critério para decidir usar, já que o único critério que estou utilizando são as cargas. 

Editado por Buttler
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Minha opinião, que segue simplesmente minha lógica, sem qualquer fundamento científico... rsss... 

EU penso que deve usar, quando seu músculo alvo está comprometendo o desenvolvimento por conta dos outros, com isso, quando a dificuldade no agachamento passa a ser os eretores de espinha e não as pernas... ai vale o cinto.... fora isso, não vejo motivo pra usar.

faixas de joelho, são mais pra segurança, penso que pode ser interessante usar já nessas cargas visto que as mesmas não vão 'facilitar' em nada os exercícios... esperar a fisgada no joelho pra usar pode ser perigoso.

Quanto ao terra é mais complexo... se você faz ele com 'costas' então, considero a lombar parte importante disso, então, nada de cinto... se faz ele com as pernas, fica a mesma premissa do agachamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aee Buttler, blz?!!

 

Sobre Carry over:

O Cinturão não promove carry over por sí só. Não contribui de forma mecânica, nem no SQ nem no DL. A grande vantagem é poder aumentar a pressão intra-abdominal através da manobra de valsalva. Teoricamente, mais pressão força sua coluna para uma posição mais neutra. Tudo isto trás mais estabilidade ao movimento, é esta estabilidade que te dá uns kg a mais. Para mim, com cinto e olys shoes, minha 1RM é uns 8 kg melhor.

As faixas de joelho promovem sim um carry over através da restituição elástica. Não tenho muita experiência com faixas, mas as de 2,5 metros, com aperto adequado te dão frouxo uns 20kg.

 

Só para esclarecer, via de regra ( algumas federações tem regras ligeiramente diferentes), no Powerlifting competir com cinturão, olys shoes, faixas de pulsos e knee sleeve é considerado RAW.

Faixas de joelhos, Camisas de força e macaquinho para terra são considerados equipamentos que promovem significativamente o aumento de carga, sendo usados em competições do tipo "Equipado".

 

-------------------

 

Sobre o uso de cinturão:

 

Questão de bom senso, considerando sempre o volume e a intensidade do treino.

 

Sempre uso cinturão quando a intensidade é superior a 90%, independente do volume. Sempre uso o cinturão quando o volume é alto, mesmo que a intensidade não seja tão alta.

Costumo fazer warm up sem cinturão e faço mais umas 3 séries de trabalho sem. Depois treino equipado.

 

 

 

 

Editado por Mklek
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha opniao sobre os principais Lifts.

 

Deadlift: Raw, Raw, Raw por mais que isso limite suas cargas, no terra nao vejo necessidade de bandagens devido a amplitude, nao vejo necessidade de cinto se sua base, tecnica e fundaçao forem boas,  ja o Strap so recomendaria em casos que os antebraços sao ridiculamente fracos, atrapalham o movimento.

 

Squat: Bandagem acho valido. Ajuda na estabilidade do meu joelho, em cargas superiores a 1,5BW ja usaria. O cinto nao usaria em treino independente da carga.

 

Supino: Caso tenha um bom Leg Drive e faça uso do mesmo, o cinto e valido tanto em treinos quanto em competiçoes. Bandagem para cotovelos so para peculiaridades e os Wraps nao usaria em nenhuma ocasiao em treino.

 

Isso em treinos, em competiçoes voce usa oque puder.

 

Respondendo a sua outra pergunta, nao acho que cargas sejam determinante. acho que peculiaridades e a palavra.

Editado por FrangoGainer
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, antigoargos disse:

Minha opinião, que segue simplesmente minha lógica, sem qualquer fundamento científico... rsss... 

EU penso que deve usar, quando seu músculo alvo está comprometendo o desenvolvimento por conta dos outros, com isso, quando a dificuldade no agachamento passa a ser os eretores de espinha e não as pernas... ai vale o cinto.... fora isso, não vejo motivo pra usar.

faixas de joelho, são mais pra segurança, penso que pode ser interessante usar já nessas cargas visto que as mesmas não vão 'facilitar' em nada os exercícios... esperar a fisgada no joelho pra usar pode ser perigoso.

Quanto ao terra é mais complexo... se você faz ele com 'costas' então, considero a lombar parte importante disso, então, nada de cinto... se faz ele com as pernas, fica a mesma premissa do agachamento.

 

Curioso que eu tinha a visão de que a faixa servia exclusivamente para aumentar as cargas e nada para segurança.

 

Em relação ao terra vs fortalecer lombar, a ideia era de que com essas cargas, a lombar já estaria fortalecida e tb só as séries pesadas seriam feitas com o cinto, mas esse ponto é importante, pois usar ou não o cinto gira em torno justamente do fortalecimento da lombar. Boa man, valeu!

 

4 minutos atrás, Mklek disse:

E aee Buttler, blz?!!

 

Sobre Carry over:

O Cinturão em sim não promove carry over por sí só. Não contribui de forma mecânica, nem ao SQ nem ao DL. A grande vantagem é poder aumentar a pressão intra-abdominal através da manobra de valsalva. Teoricamente, mais pressão força sua coluna para uma posição mais neutra. Tudo isto trás mais estabilidade ao movimento, é esta estabilidade que te dá uns kg a mais. Para mim, com cinto e olys shoes, minha 1RM é uns 8 kg melhor.

As faixas de joelho promovem sim um carry over através da restituição elástica. Não tenho muita experiência com faixas, mas as de 2,5 metros, com aperto adequado te dão frouxo uns 20kg.

 

Só para esclarecer, via de regra ( algumas federações tem regras ligeiramente diferentes), no Powerlifting competir com cinturão, olys shoes, faixas de pulsos e knee sleeve é considerado RAW.

Faixas de joelhos, Camisas de força e macaquinho para terra são considerados equipamentos que promovem significativamente o aumento de carga, sendo usados em competições do tipo "Equipado".

 

-------------------

 

Sobre o uso de cinturão:

 

Questão de bom senso, considerando sempre o volume e a intensidade do treino.

 

Sempre uso cinturão quando a intensidade é superior a 90%, independente do volume. Sempre uso o cinturão quando o volume é alto, mesmo que a intensidade não seja tão alta.

Costumo fazer warm up sem cinturão e faço mais umas 3 séries de trabalho sem. Depois treino equipado.

 

 

 

 

 

Valeu pelos esclarecimentos Mklek! Pelo visto vc encara o cinturão mais como item de segurança do que para ampliar cargas. Bom, meu ponto vai mais pra esse lado tb.

 

Os oly shoes são usados até para fazer low bar squat? Já vi uns caras mandando terra com esse tipo de sapato, mas nunca julguei que eles pudessem contribuir nesse contexto tb.

 

E na sua opinião, as faixas estão mais pro carry over do que item de segurança, correto?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que com o que o Mklek disse tu já tirou uma média boa, só queria deixar meus 10 centavos aqui. Faixas não são um item de proteção, tendo em vista que ela aumenta a pressão em cima da patela, ela pode sim ser utilizada pra proteger mas não é o fim dela e a forma com que se coloca é diferente da comum. O agachamento com as faixas diminui a ativação muscular mesmo com o aumento da carga, que como o Mklek bem disse, ajuda na restituição elástica.

 

Não se tem carga X ou Y pra que SE TENHA QUE USAR isso ou aquilo, nenhum deles via ser PRECISO, a depender de certos fatores MAS que também esses fatores podem ser trabalhados:

 

- seus musculos eretores estão fracos e por isso teu agacha ta prejudicado? começa a trabalhar uma forma de fortalece-los e use o cinto esporadicamente até nao precisar ou se achar preciso com cargas acima de 90% da tua 1RM, que já são cargas mais dificeis de manter a psotura padrão e pode ti deixar propenso a erros e lesão.

 

- faixas? só se quiser expor o corpo a uma certa carga extra no agacha até para "acostuma-lo", tendo em vista que a ativação muscular das coxas será menor mesmo com a carga extra, o resto do corpo nao vai ter o mesmo efeito, podendo então acostuma-lo com essa carga e quando retirar as faixas e voltar para cargas padrão, de repente seja mais fácil o desenvolvimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Buttler disse:

Os oly shoes são usados até para fazer low bar squat? Já vi uns caras mandando terra com esse tipo de sapato, mas nunca julguei que eles pudessem contribuir nesse contexto tb.

 

E na sua opinião, as faixas estão mais pro carry over do que item de segurança, correto?

 

Obrigado!

 

Com Oly Shoes também é mais fácil alcançar profundidade, visto que não é necessário ter tanta mobilidade nos tornozelos. Para mim os Olys Shoes mudam completamente a mecânica do agachamento, é outra base e outro movimento. O uso independe da posição da barra.

Existe quem não goste dos olysshoes para agachar.

 

Os caras que terram com estes tênis é por pura preguiça de trocar por um tênis de sola reta. Só dificulta o terra. Deixa a base zoada e aumenta o ROM.

 

A faixa diminui a segurança, tal como disse o Debew!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, perfeito srs!

 

Sendo assim, pros meus objetivos pessoais, usar um cinto eventualmente é a boa.

 

Ainda assim vou ver esses tenis pq certamente não tenho flexibilidade no tornozelo, visto que mal consigo encostar todo o pé no chão para fazer uma ponte bacana no supino. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...