Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Termogênico, um debate sem fim


Jakssuel

Posts Recomendados

Termogênicos, um dos suplementos alimentares que hoje sem dúvidas é um dos mais utilizados por praticantes de atividades físicas e por não praticantes, indivíduos que fazem seu uso visando um emagrecimento rápido e que quase sempre não é alcançado, não por falta de eficácia do produto, mas sim por seu mau uso.

Na maioria das situações se faz uso deste tipo de produto de forma errônea, colocando-o como um suplemento “milagroso”. É notável a quantidade de pessoas que vão em busca desse tipo de produto achando que o senhor da lojinha de suplemento vai falar para ela “Você vai emagrecer em uma semana” e o pior, realmente falam, porém, isso nunca vai acontecer, pelo menos não da forma que vocês acham.

Em sua grande maioria, esses produtos são constituídos com a mesma base, são substâncias extraídas de plantas como a cafeína, guaraná, theobroma de cacau, capsaicina que é uma substancia presente na pimenta, as catequinas do chá verde e outras substâncias lipolíticas.

O Processo que ocorre é chamado termogênese, que por sua vez é um processo regulado pelo sistema nervoso e quando ocorrem interferências positivas ajudam no controle do processo de emagrecimento, esses tipos de substancias contidas no produto entra em ação no sistema nervoso, mais especificamente o sistema nervoso central, como também diretamente tem ação no músculo, esse potencial de ação faz com que ocorra uma potencialização da capacidade de contração e concentração do indivíduo. Esse tipo de produto também tem a capacidade de acelerar o metabolismo, fazendo com que ocorra um aumento do gasto energético, facilitação da mobilização de gorduras, fazendo com que o organismo use-a como fonte de energia, o que iria gerar um emagrecimento.

Mas veja bem, até aqui não vi mal algum em usar esse produto…

E é justamente aqui que mora o perigo, como já dito, o uso destes produtos é de forma continua e descontrolada, e essa forma de uso pode e vai gerar uma serie de reações danosas a saúde do indivíduo, como dor de cabeça, insônia, tonturas e etc.

“Aah, mas isso é besteira, eu aguento, sou vida loca.”

Outro processo que ocorre é a liberação da Adrenalina (Hormônio e neurotransmissor que tem efeito sobre o Sistema Nervoso Simpático) e quando ocorre à liberação dessa adrenalina por algum estimulo, ela vai desencadear o aumento dos batimentos cardíacos, que é resultado de um grande volume de sangue e de um bombeamento mais rápido, porém, o problema realmente vai agravar ainda mais se a pessoa em questão tiver alguma artéria entupida (Individuo com sobrepeso são mais propícios a ter) porque com a artéria obstruída o sangue não vai conseguir circular da forma que ele deve circular, causando a morte das células por falta de oxigênio, ou seja, infarto.

Vejamos, existe uma leve diferença a ser colocado em ponto aqui, primeiro, se você já tem predisposição a algum tipo de doença cardíaca, ou até mesmo sensibilidade a alguns dos componentes, tudo isso vai influenciar no nível de atividade dessas substâncias no seu corpo.

Entende agora o porquê que você ouve tanto falar em “tomei termogênico e senti meu coração saltar pela boca”?

Um outro efeito tão conhecido e tão certo como o sol é o famoso efeito reboot, esse, faz com que seu corpo responda de forma contrária a estimulo gerado antes, ou seja, você perde, você ganha depois, porque? Por quê seu metabolismo quis assim, você estimula ele a trabalhar em determinada “voltagem” por uso de alguma substância, depois você cessa, o que você acha que vai acontecer? Diminuição da taxa metabólica e favorecimento a síntese de gordura.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...