Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Exames Estradiol / Inibidor de Aromatase


andrerox

Posts Recomendados

Fala galera, blz?

 

Meu primeiro post aqui no fórum apesar da minha conta ser de 2008 (já aprendi muito aqui)^_^

 

Bom resumindo estou com uma dúvida em relação a uns exames que eu fiz.

Ano passado já tinha sentido uma falta de libido que acho que era devido a dieta hipocalórica, falta de sono e utilização de estimulantes (cafeina, efedrina)

Nessa época fiz um exame de Testo Total = 417 ng/dl l ( 241 a 827 ng/dl ) , Testo Livre 10 ng/dl ( 2,4 a 24,6 ng/dl ) Prolactina 11,98 ng/ml ( 2,6 A 13,1 ng/ml)

Mesmo assim resolvi fazer um ciclo (agosto-outubro/2014)

50mg proprionato seg/qua/sexta

150mg boldenonda seg/qua/sexta

50 ou 100mg de  trembolona seg/qua/sexta

 

0,5ml de cada na mesma seringa. A dosagem era baixa justamente por que eu não queria ter colaterais muito fortes (mesmo assim espinhas explodiram,as vezes suava a noite, libido baixa/ED) 

 

Nas primeiras semanas do ciclo libido foi nas alturas, mas lá pela 4 semana sumiu, sendo assim resolvi tomar anastrozol pois provavelmente o estradiol estava alto( tomei 5 dias 1mg/dia ) e lembro que não adiantou nada. Tomei dostinex (trembo) e tbm não adiantou nada. Acabei parando na 8 semana por conta desses colaterais. (Iam ser 12semanas) Obs: não fiz exames :blink:

 

Fiz TPC com Tamox, Tribulus, Vit D, Vit E

De la pra cá nunca mais recuperei a libido/função erétil como era antigamente.

Acabei testando Mais tamox, depois hcg, depois anastrozol ( bagunça geral ) com algum exames.

 

Fiz exames em 2 labs varias vezes e meu estradiol sempre fica no topo da referencia ( ~45 pg/ml ) e eu achei que esse poderia ser o problema.

Sendo assim resolvi jogar testar o exemestano pois é o IA que menos abaixa o estradiol pra não correr o risco de baixar muito.

 

Segue exames

 

 

10/08/2015 (já tinha testando IA algumas vezes sem sucesso)


Testo = 369 ng/dl ( 175 A 781 ng/dL )
Estradiol-E2 = 42,48 pg/ml ( <47,0 pg/ml )
SHBG = 14 nmol/l  ( 13,2 A 89,5 nmol/l ) 

 

Sintomas: Libido baixa/ ED


Na semana seguinte (17 - 21 /08/2015)

fiz o uso de 1/4 (6,25mg) de comprimido de exemestano (25mg) seg/quarta/sexta totalizando aproximadamente 18,75mg

 

Fiz novamente exames dia 22/08/2015

 

Testo = 542 ng/dl ( 241 a 827 ng/dl )
Estradiol-E2 = 44 pg/ml ( <39,8 pg/ml )
SHBG = 28 nmol/l ( 10 a 57 nmol )

 

*Apesar de serem labs diferentes os resultados sempre foram muito parecidos nos dois

 

Sintomas: Libido baixa/ED (penis esbranquiçado), Boca seca, junta estralando, ou seja, sintomas de Estradiol Baixo (Seria o SHBG alto deixando menos E2 livre?).

( um Adendo, toda vez que eu tomo IA minha oleosidade no rosto aumenta muito (DHT?), mas já senti meu braço ficar ressecado)

 

Da pra ver que o inibidor fez efeito pela elevação da testosterona (e outros exames que ja fiz com Anastrozol) contudo minha duvida é:

como que com o estradiol se mantendo no mesmo resultado eu senti sintomas de Estradiol Baixo e,

como que o SHBG subiu sendo que o IA deveria baixar estradiol/shbg?

 

Já li muito a respeito em fóruns gringos sobre TRT e lá o pessoal utilizada outros exames de Estradiol ( Sensitive, UltraSensitive) que normalmente vem abaixo do exame padrão.

Será que o meu exame não representa o níveis reais de estradiol? Alguém sabe se existe aqui no Brasil esse outros exames?? 

Toda vez que eu tentei utilizar IA / i3c / zinco pra baixar esse estradiol tive sintomas de estradiol baixo que não são nada agradáveis.

 

Desculpa ai pelo texto longo,

 

Agradeço a atenção!

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Publicidade

Olá.

Seu relato foi muito completo e interessante de ler, obrigado.

|consideração inicial: O SHBG não se une ao estradiol, ele une-se à testosterona!!|

 

A observação que faço é de que o aumento do shbg é normal. Com o uso de I.A, a testosterona aumenta por estar acontecendo um efeito inibitório da conversão da testosterona em estradiol, mas nada relacionado ao SHBG. O SHBG não tem relação direta com o I.A.

 

Seu SHBG aumentou por conta da tua testosterona ter aumentado, então a testosterona livre aumentou e o organismo aumenta a produção de SHBG para criar um ambiente equilibrado, como é o caso do estradiol que aumenta em usuários de testosterona (o organismo aumenta a conversão pra criar homeostase). 

Para diminuir o SHBG, seria necessário outras drogas (exemplo:proviron).

 

Uma coisa que me surpreendeu foi teu estradiol ter mantido-se 'igual' enquanto usava I.A. - Não sei opinar sobre isso

 

Uma recomendação que dou é sempre realizar exames no mesmo laboratório para ter sempre o mesmo padrão de análise, não ocorrendo variações por conta da interpretação de resultados por pessoas diferentes.

 

- Minha sugestão é que mantenha 1mg do uso de anastrozol por semana (eu só uso anastrozol, pelo preço).

 

Abaixo tem alguns sintomas de E2 baixo:
✘ Queda de libido
✘ Ereções matinais fortes
✘ Perda da ereção durante o sexo
✘ Desidratação
✘ Diurese > Sede
✘ Lábios e pele seca
✘ Coceira na cabeça
✘ Perda de apetite
✘ Transpiração noturna
✘ Oscilações de humor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Herr, primeiramente muito obrigado pela contribuição.

 

Bom sobre o SHBG, pelo que eu tenho lido em artigos existe sim a ligação com o Estradiol mas com menos intensidade. 

 " In normal men and women, between 40 and 65% of circulating testosterone (T) and between 20 and 40% of circulating estradiol (E2) is bound to SHBG (2). "

   http://press.endocrine.org/doi/full/10.1210/jc.2004-0422

 

O que acho estranho é minha Testosterona Total e Livre no dia 22/08 estarem mais altas em comparação ao dia 10/08 e eu estar me sentindo pior.

 

Só consigo imaginar que seja por conta da falta de Estradiol Livre  após o SHBG ter se elevado para balancear o aumento da Testo Total e manter minha Testo Livre mais ou menos na mesma quantidade.

Até porque meu E2 Total ficou praticamente estável.

 

Estou sem utilizar nada no momento e estou melhorando. Acho que daqui uns dias da pra mim tirar uns exames de novo pra ter uma idéia melhor.

 

 

 

 

 

Editado por andrerox
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

André, boa tarde.

 

Voce tomou exemestano por 1 semana apenas? Acredito que os sintomas que voce sentiu foram pelos colaterais do proprio IA, e não sintomas de baixo e2, Senti na pele isso também, fiquei com muito cansaço e dores nas articulações logo no inicio que comecei a usar, e também achei que era sintoma de baixo e2, mas na verdade não era.

 

Pelo menos umas 2 semanas pra voce começar a sentir realmente seu estradiol abaixando!

 

E ai.. alguma novidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala tugaria, obrigado ai tbm pela contribuição, é sempre bem vindo outras opiniões. 

 

Bom, nessa época do exame tomei sim somente a quantidade relatada durante 1 semana. Como os colaterais bateram forte eu tive que parar. Voce continuou tomando e o colaterais passaram??

 

Eu ja tinha testado algumas vezes o anastrozol e outra vez tomei 7 dias de 25mg (1 comprimido) de exemestano, que me ressecou tanto os ombros que a pele parecia que ia criar estrias. Pena que não tenho exame dessa época <_<

 

Depois de um tempo tomando o IA, eu começo a ter ereções matinais porém a glande do meninão fica pequena e meio ressecada tbm, ai desisti de tentar tomar qualquer IA. 

 

Hoje to quase 100% (As vezes minha mão ta meio ressecada, juntas estavam estralando direto) . Daqui umas 2 semanas vou na médica e vou pedir pra tirar uns exames pelo plano e posto aqui. 

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...