Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

5 Substâncias tóxicas encontradas nos vegetais


Torf

Posts Recomendados

Se consumidas em excesso, estas substâncias podem até matar. Mas nunca se esqueça: "É a dose que faz o veneno", diz o cientista Ed Blonz, num artigo publicado pela American Cancer Society. Saiba do que estamos a falar!

Lectinas - Os feijões, lentilhas, grãos-de-bico, ervilhas, amendoins, soja e os seus derivados proporcionam uma boa quantidade de proteína, são ricos em fibra e produzem uma sensação de satisfação. São também uma fonte constante de glicose, que dá energia, ferro, ácido fólico e quantidades apreciáveis de magnésio. Porém, também contêm lectinas, que não são processadas pelo sistema digestivo humano. Algumas pessoas desenvolvem intolerância a estas leguminosas e têm uma sensação de inchaço e dor no estômago. As lectinas estão envolvidas na síndrome do intestino irritável, que se manifesta com obstipação, vómitos, diarreia e inchaço. Porém, consumi-las em excesso não vai causar mais do que uma simples indigestão.

Glicosídeos cianogénicos - Muitas pessoas confessam morder a semente da fruta até que ela se quebre, sentindo um sabor amargo e amendoado. Esse é o sabor dos glicosídeos cianogénicos, precursores do cianeto de hidrogénio que é potencialmente letal quando processado pelo corpo humano. Podem ser encontrados nas sementes de maçãs e no interior carnoso das sementes de ameixas, pêssegos, cerejas, entre outros. Os sintomas de uma intoxicação por esta substância incluem confusão, vertigem, dor de cabeça e vómitos. Em casos extremos, pode haver dificuldades respiratórias, falência renal e, em caso de não haver tratamento, até a morte.

Nitratos - As verduras e hortaliças frescas são ricas em nutrientes e vitaminas e, quando consumidas regulamente, evitam um sem número de doenças. Porém, estes vegetais também contêm nitratos, que vêm da água utilizada na irrigação e dos fertilizantes.
Entre as que têm maior quantidade de nitrato estão a alface, beterraba, cenoura, espinafre, salsa, repolho, rabanetes, aipo e couve. Segundo estudos recentes, esses nitratos beneficiam a saúde: atuam sob a produção descontrolada de glóbulos vermelhos o que, com o tempo, evita a formação de coágulos que podem causar derrames cerebrais. Mas altos níveis de nitratos podem também ser tóxicos e são particularmente perigosos durante a infância.

Glicoalcaloides (solanina) - A batata assada, frita ou em forma de puré é um dos alimentos mais populares do mundo e fundamental na dieta de muitas famílias. Mas a batata tem glicoalcaloides - sobretudo solanina. É uma toxina natural que atua como pesticida ou fungicida; uma defesa contra animais, insetos e fungos que possam atacá-las.
Os glicoalcaloides também estão presentes em beringelas e tomates, apesar de em menor concentração. A solanina é muito venenosa em grandes doses. Pode causar alucinações, paralisia e até morte. Mas para tal uma pessoa teria que consumir quase 70 tubérculos grandes de uma só vez para ficar envenenada.

Cumarina - A canela é uma das especiarias mais importantes do mundo para condimentar alimentos e bebidas. Existem variedades distintas: a canela do Ceilão, cultivada no Sri Lanka, Madagáscar e nas ilhas Seicheles, conhecida como "canela verdadeira" e muito cara. Por isso, a maioria da canela vendida na Europa Ocidental e Estados Unidos é a mais barata, produzida na China e Indonésia. Ambas têm cumarina, uma substância química do grupo das hepatotoxinas. Esta pode provocar danos no fígado. O problema é que a canela do Ceilão tem pouca cumarina, em comparação com a canela mais barata. Um estudo feito na Alemanha em 2010 descobriu que o pó da canela da China tinha até 63 vezes mais cumarina do que o pó de canela do Ceilão.

Editado por Torf
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Torf, não vou entrar em detalhes das outras 4 substâncias, mas sobre os nitratos isso é mito.

A maioria dos nitritos não vem de fonte exógena mas sim de fonte endógena. (1)

O nitrato não se acumula no corpo. Quando nós o ingerimos, cerca de 25% reage com a saliva e se transforma em nitrito e o restante é eliminado depois pela urina. (2)

O nitrito tem meia vida curta quando absorvido pelo nosso organismo. (3)

Eles tambem ajudar no estimulo do sistema imunológico e ajudam na proteção contra bactérias. (4) (5) (6)

1 - http://junkfoodscience.blogspot.com.br/2008/07/does-banning-hotdogs-and-bacon-make.html#_jmp0_

2 - http://cat.inist.fr/?aModele=afficheN&cpsidt=1875340

3 - http://ajcn.nutrition.org/content/90/1/1.full

4 - http://ajcn.nutrition.org/content/90/1/1.full

5 - http://www.nature.com/ni/journal/v2/n10/abs/ni1001-907.html

6 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10615207

Abraço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o cara vai atrás de tudo que pode fazer mal, fica neurótico. Daqui a pouco vou viver de ovo e água...

Mas como sempre é dito, a diferença do remédio pro veneno é a quantidade, procuro nunca abusar de um alimento só por muito tempo a não ser ovo mesmo.

Obrigado por trazer as informações, depois dou uma pesquisada maior sobre cada uma destas substâncias.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Näo é questäo de ficar neurótico, é apenas curiosidade.

Às vezes as pessoas relevam potenciais contaminacöes como por exemplo o clássico caso das castanhas do pará e o selênio.

Quanto aos nitratos, obrigado pelos esclarecimentos. =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante, Torf. Sempre bom lembrar de tiras as sementes da maçã..rss

A noz moscada tb pode ser tóxica, se consumida em excesso (2 unidades inteiras podem causar alucinações por até 12 horas). 

Podia falar dos fitatos também...

Encontrados nas oleaginosas e sementes , não são considerados tóxicos, mas por serem antinutrientes, diminuem a absorção de alguns minerais.

O lado bom é que dá pra reduzir a quantidade deles deixando as sementes de molho por algumas horas, e lavando antes de consumir.

Além de reduzir a quantidade de fitatos, ao deixar sementes e castanhas de molho por 4 a 12 horas "acordamos" a semente. Uma série de reações acontecem no interior, que darão início ao processo de germinação. Fatores inibidores do crescimento são desativados, e os hormônios de crescimento começam a atuar. As concentrações de várias vitaminas aumentam neste processo, particularmente vit C e do complexo B.

Amêndoas, avelãs e castanha do pará não perdem a crocância quando deixadas de molho... Já a castanha de caju crua fica mole, não recomendo.

Semente de linhaça é fácil de usar "acordada", mas a chia produz tanto gel de mucilagem que não é possivel lavar depois, pra retirar o fitato. De qualquer forma, deve ser melhor consumir a semente acordada.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...