Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

É Possível Ganhar Massa Muscular E Perder Gordura Ao Mesmo Tempo?


Paulo Ricardo Matias

Posts Recomendados

Por:
Osvaldo Neto
Mestre em Ciências Farmacêuticas (UNIVALI)
Pós-graduado em Nutrição Esportiva (GAMA FILHO)
Pós-graduado em Fitoterapia (FIES)
Pós-graduado em Nutrição Funcional (VP)
Pós-graduando em Nutrição Ortomolecular (FAPES)
Professor Universitário de Farmacologia
Professor de Pós-Graduação em Nutrição Esportiva
Nutricionista da equipe de treinamento do professor Waldemar Guimarães
Contato: (047) 33619105 – 88495532 – 91817548
E-mail: [email protected]
FUNPAGE: facebook.com/osvaldonetonutricionista
INSTAGRAM: @nutriosvaldo.

Quase todos os clientes que chegam ao consultório buscam o mesmo objetivo: ganhar massa muscular e reduzir gordura corporal. Mas isso realmente é possível ao mesmo tempo? Como funciona do ponto de vista bioquímico. Vamos lá então, prepare seus neurônios.
Quando você opta pela fase de hipertrofia, a principal via metabólica utilizada é a via mTOR, responsável pelo crescimento do músculo esquelético. O aumento do consumo calórico na dieta em associação com o treinamento resistido estimulam os hormônios anabólicos mais importantes: insulina, hormônio do crescimento (GH) e testosterona. Estes hormônios são os principais ativadores da via mTOR. Se a pessoa elevar demais o consumo calórico, principalmente através de carboidratos, ocorrerá maior síntese de glicogênio e principalmente de gorduras, na prática o indivíduo fica forte e gordo. Por isso, o ideal seria controlar ao máximo o consumo deste nutriente a fim de não elevar demais os níveis de insulina, e sim aumentar os níveis de GH e testosterona por meio de ergogênicos, treino intenso e repouso adequado. Investir no consumo de gorduras boas e proteínas de alto valor biológico também auxilia nesta fórmula de ganhar o máximo possível de massa magra sem elevar muito a gordura corporal. Lembre-se que manter o carboidrato muito baixo também não é interessante, afinal níveis muito baixos de insulina não vão ajudar em nada na síntese protéica, mesmo com testosterona e GH nos níveis adequados.
Durante a fase de definição, a via mais atuante é via da AMPK, e como a dieta normalmente é reduzida em carboidratos favorece a queima de gordura (lipólise) pelo maior estímulo dos hormônios responsáveis pela oxidação de gorduras: glucagon, cortisol, GH e catecolaminas. Por esse motivo é extremamente complicado ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo, porque para conquistar ambos é preciso escolher uma via preferencial, reduzindo os efeitos desfavoráveis da outra. O treinamento aeróbio, que normalmente é aumentando na fase de definição, ativa fortemente a via AMPK, responsável pelo aumento do transporte de glicose para o interior da célula e pelo aumento da lipólise. Além disso, AMPK é responsável pela inibição da via da mTOR, essencial no ganho de massa muscular.
Desta forma, minha recomendação é para você parar de tentar fazer as duas coisas ao mesmo tempo, caso contrário seu metabolismo ficará indefinido em saber o que você realmente quer e nada sairá conforme o planejado, resultando em um corpo nem grande, nem forte, nem definido, nem magro, nem NADA. A palavra certa é: FOCO ---- foco no seu objetivo, mas que seja somente um único objetivo, e cada etapa no seu tempo certo, procure sempre um profissional para auxilia-lo.

TREINE SEMPRE, mas lembre-se, SEM CÉREBRO, SEM GANHO.

UM ABRAÇO.



PS: Retirado de sua Pagina do Facebook

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Publicidade

Há como:

1- Com uso de ea's

2- Primeiros meses de treino

3- Genética

4- Em dietas que ciclam défict e superáfict calórico também ser pode haver a sinalização das duas vias

 

Inclusive para naturais, principalmente gordinhos, essa ideia de cutting e bulking é meio complicada de seguir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu mesmo sou prova de que AE faz esse efeito mitico de perder gordura e ganhar massa literalmente ao mesmo tempo.

Em apenas 5 semanas eu reduzi o BF em 2-3% sem fazer um dia sequer de de aeróbico ou coisa do tipo.

Porém os treinos sempre intensos e com muita carga. E é claro uma dieta bem feita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espera-se bem mais na área de assuntos academicos do que um textinho de facebook, voltado para leigos com informacöes que as pessoas com o mínimo de conhecimento na área já estäo carecas de saber.

Curti e descurti seu post só pra poder curti-lo pela segunda vez

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui vai uma reflexão:
É possível você ganhar músculos e perder gordura em um espaço de 3 meses (2 de bulking e 1 de cutting).
Reduzindo o tempo de cada um pela metade, temos que também é possível ganhar músculos e perder gordura em 1 mês e meio!
Agora, podemos reduzir por um terço e teremos que é possível mimimi em uma semana. 
Até onde será que é possível? Podemos fazer tudo isso em um ciclo de poucos dias? Em 24h?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espera-se bem mais na área de assuntos academicos do que um textinho de facebook, voltado para leigos com informacöes que as pessoas com o mínimo de conhecimento na área já estäo carecas de saber.

Seguindo sua lógica, qualquer tema de teor profissional e instrutivo posto no Facebook perde total credibilidade e passa a ser "textinho de facebook". Bom, foi o que pude interpretar. Desde que eu esteja enganado, desculpe-me.

À vista disso, não menospreze o conteúdo oferecido de bom grado, mesmo que sabido por muitos. Afinal, sempre é bom recapitular.

Editado por Nouze
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguindo sua lógica, qualquer tema de teor profissional e instrutivo posto no Facebook perde total credibilidade e passa a ser "textinho de facebook". Bom, foi o que pude interpretar. Desde que eu esteja enganado, desculpe-me.

À vista disso, não menospreze o conteúdo oferecido de bom grado, mesmo que sabido por muitos. Afinal, sempre é bom recapitular.

Amigäo, näo estou menosprezando nada, näo estou dizendo que o teor nöo é profissional nem instrutivo nem sem credibilidade, apenas critiquei o fato de tal texto haver sido postado na área de assuntos acadêmicos. O texto postado nem ao menos referências traz. Se você me disser que producöes acadêmicas, ou o meio acadêmico em si, dispensa referências em producöes científicas, me avise pois devo estar desatualizado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...