Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Virgem De 40 Anos.


luiz.oliveira

Posts Recomendados

Olá, pessoal! Quero inicialmente agradecer a oportunidade de frequentar o fórum e iniciar uma nova fase da minha vida.
O título desse tópico não tem à ver com o lado sexual e sim virgem no sentido de NUNCA ter frequentado uma academia.
Tenho 41 anos, 1,80 de altura e meu peso até 2 meses atrás era de 82-83Kg, chegando a picos de 85Kg quando a semana era somente jantar fora com a namorada. NUNCA na vida pratiquei musculação ou atividade física além de uma bike quando era adolescente, e mais nada...
Sempre tive um corpo relativamente magro para quem nunca fez exercícios e nunca se privou de comer nada. Contudo também não bebo, nunca usei drogas ou cometi exageros. Sempre fui mais para notívago , ou seja meu fuso horário sempre foi mais deslocado pra noite, então sempre fui dormir tarde (depois da meia noite) e também acordei tarde (8:00 da manhã, ou mais tarde). Nunca fui encanado com musculação e os "bombados" sempre me causaram certa repulsa, então eu, por achar que tava em dia com o meu corpo, acabava arrumando uma "desculpa ideológica" para não praticar academia.
Bem, a idade chega para todos, e eu já tinha consciência que deveria começar, mais cedo ou mais tarde, e essa hora chegou.
O problema é que eu deveria ter começado antes, pois agora tenho uma discopatia degenerativa na junta L5S1 (acho que é essa) com aproximação dessas duas vértebras, que me causam medo de "travar" as costas (já me aconteceu 3 ou 4 vezes desde a primeira travada, à uns 15 anos (eu tinha 25).
No início de 2014 conheci uma garota próxima da minha idade, começamos a namorar e foi a melhor fase da minha vida psicologica e emocionalmente falando. Esse 1 ano e meio eu acabei cuidando ainda menos do corpo e cheguei a uns 85Kg, como podem ver nessa foto do começo do ano.
Tivemos uma crise no relacionamento, fiz uma besteira enorme e a casa caiu à uns 2 meses atrás. Nesse meio tempo entrei em depressão profunda, mas não procurei ajuda médica, tampouco tomei qualquer medicamento. Estou me recuperando psicologicamente e decidi que vou mudar a minha vida e incluir o treino e o cuidado com o corpo.
Nesses dois meses de depressão, perdi totalmente a vontade de comer, dormi muito mal, insônia e absolutamente sem vontade de fazer nada, acabei baixando para 73Kg em menos de 50 dias. Sem NADA de atividade física. Minha ingestão de alimentos se resume atualmente a esporádicas refeições na casa da minha mãe e no trabalho não almoço mais, apenas vou comendo uns biscoitos com refrigerante durante o dia, pois nada me desce. Qualquer coisa que eu tente comer, me embrulha o estômago.
O ortopedista me deu à uns 3 meses colágeno UCII para tomar por 6 meses para o corpo tentar produzir o colágeno e tentar reconstruir o disco que está degenerado, e incluiu Pilates no tratamento. Estou fazendo Pilates 2 vezes na semana e ainda é cedo para dizer se realmente fez ou se fará diferença.
Fui ontem a uma academia onde um amigo é proprietário e instrutor, e fiz um plano de 6 meses para tomar contato com esse mundo novo para mim e que espero que faça diferença para o bem na minha vida.
Gostei do que vi e principalmente após conversar com esse amigo sobre o problema psicológico que me afetou demais essas ultimas semanas, me senti muito motivado a dar o pontapé inicial para essa nova fase.
Tenho tentado absorver tamanha quantidade de informação, mas por enquanto só tenho a internet e a orientação do meu amigo instrutor, então é natural que eu esteja perdido e ávido por conhecimento para começar certo e como a idade já é avançada, acredito que o resultado não seja muito otimista, o que por sua vez baixa a inspiração para continuar a longo prazo.
Vem então as questões que todo iniciante tem, e que gostaria de tê-las esclareciddas por quem já tem experiência na área.
Por favor, perdoem-me se forem questões muito básicas, mas realmente vem de uma pessoa absolutamente virgem no quesito treino/dieta/suplementação/resultados...
As duvidas iniciais:
- Nessa idade (41) como fica o rendimento em termos de ganho de massa magra? É MUITO mais difícil que se estivesse na faixa dos 20? Quanto mais difícil?
- Farei um exame hormonal, mas normalmente como ficam as taxas nessa idade? Quais exames seriam interessantes de se fazer, para uma boa comparação entre o antes e depois?
- Existe a necessidade de entrar com alguma reposição hormonal que seja útil? Quais as mais comuns?
- No Pilates, não tenho sentido dores na coluna, contudo são exercícios de baixa carga e visando fortalecer principalmente o abdomen, para desestressar a coluna e a junta afetada. Nos treinos, existe o risco de eu sentir dores de coluna que me impeçam de continuar treinando?
- Nesses 6 meses que considerei o suficiente para um primeiro contato com o mundo fitness, até onde consigo chegar em termos de ganho de peso (massa magra, obviamente), seguindo rigorosamente as orientações do instrutor e cuidando mais da alimentação? Consigo chegar no meu peso normal (82Kg), mas com BF atual? (a depressão e o emagrecimento forçado teve a vantagem de sumir com minha barriga).
Tô colocando umas fotos para o pessoal avaliar a real situação atual, e quem sabe consigo uma previsão realista do que dá pra fazer com essa carcaça com essa motivação que estou sentindo atualmente.
Obrigado pela acolhida, amigos!
Aqui com 85Kg à uns 4 meses:
85Kg%20Small_zpsvhvjripl.png
85Kg2%20Small_zpslt2itgrx.png
Depois de uns 45 dias sem comer nem dormir direito, após uma fase braba de depressão e o ponto de partida para os 6 meses iniciais de treino:
20150901_184628%20Small_zps57qhmtdh.jpg
20150901_184657%20Small_zpscqkgfqoy.jpg
20150901_184111%20Small_zpsuyrgwpxm.jpg
20150901_183854%20Small_zpsz1oj64pj.jpg
20150901_233425%20Small_zpsayejz9pn.jpg

post-225082-0-60366900-1441163504_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Se familiariza com a prática da musculação, treina, isso vai te ajudar psicologicamente, socialmente e fisicamente.

Realmente na sua idade o processo de hipertrofia se torna mais lento, questões hormonais, mas nada que impeça a sua melhora.

Não é necessário nenhum tipo de reposição hormonal, o importante é você iniciar os treinos e tentar associar isso a uma alimentação saudável. Realmente no começo você se sente motivado, essa motivação inicial é natural. Mas motivação passa, ou seja, tenha disciplina, disciplina > motivação, disciplina vai lhe ajudar a conquistar seus objetivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro dia de treino hoje.

Esteira pra começar, 20 minutos andando rápido apenas... Depois o instrutor me deu uns exercícios bem básicos para costas, ombro, peito, bíceps e tríceps, sempre 4 séries de 12 repetições. Achei muito de boa e já deu pra sentir que o pega será legal.

Pra terminar mais 20 minutos de esteira, mas correndo de leve...

Tirei minhas medidas hoje antes de ir pro treino, e encontrei o seguinte:

Altura: 1,80

Peso: 74,0

bíceps: 31

antebraço:31

peito:106

cintura:83

quadril:94

coxas:54

panturrilha:37

Essas medidas estão condizentes com as fotos? Ou posso ter pego alguma errada?

Qual o modo correto de pegar as medidas do peito, cintura e quadril?

Agradeço as considerações e ajuda dos colegas mais experientes, e a paciência com o novato aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...