Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Quando A Retenção Hídrica Começa A Ser Um Problema?


juliocesarvdq@gmail.com

Posts Recomendados

Boa tarde amigos!

Como ja disse anteriormente, fiz cirurgia bariatrica e hj há pouco mais de 1 ano estou com BF 11%, 1.95m, 109kg e 96kg MM...

Controlo esses dados atraves de uma maquina de bioimpedancia octapolar (sei la se presta çaporra) e a equipe medica me acompanha...

Comecei a evoluir depois q aprendi a montar meus treinos e dieta com o blog/forum do hipertrofia, pois quando seguia a broscience dos nutris perdia MM a cada mes q se passava...

Porém, um problema vem me incomodando ultimamente, que é a retenção hidrica...nao tenho problemas de pressao alta e nem sinais de inchaço, mas de acordo com a bioimpedancia, estou em torno de 20kg acima do limite normal de agua total corporal!

Porém tb de acordo com o "limite normal" da bio estou em torno de 20kg acima da quantidade de musculo normal...

Algo interessante que tem acontecido é a variancia de peso, em 2 semanas fui de 107kg a 114kg, com a mesma dieta de sempre...

Devo me preocupar com essa agua? Ela esta me dando a falsa impressao de massa magra? Como fibras todo dia, bebo bastante agua, deveria comecar a tomar chás diureticos ou ate mesmo algo com a furosemida?

Agradeço a ajuda de voces!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Antes de uma avaliação de bioimpedância é necessário atender algumas recomendações se não as chances de você está sub/superestimando sua composição corporal é grande.

1. Fazer sua ultima refeição de 1 a (2 horas – ideal) antes do teste

Nos casos que o examinado já tenha feito uma refeição, o teste deve ser adiado. Por isto, avise ao examinador, pois como a massa do alimento é contada no peso, isso pode resultar em erros de medicação da composição corporal.

2. Usar o banheiro antes do teste

Embora não apareçam entre os elementos que compõe o corpo, os volumes de urina e fezes são adicionados ao peso podendo levar a erros no resultados .

3. Não fazer exercícios antes do teste:

Exercícios extenuantes ou movimentos vigorosos podem causar alterações temporárias na composição corporal. Caso você tenha feito exercícios avise ao examinador.

4. Permanecer em pé por cerca de 5 minutos:

Conduzir o teste imediatamente após estar deitado ou sentado por um longo período pode resultar em pequenas alterações nos resultados do teste . Isso se deve a tendência da água corporal de se mover para as extremidades inferiores do corpo tão logo a pessoa se coloque em pé.

5. Não conduzir o teste após o banho ou sauna.

A transpiração causa mudanças temporárias na composição corporal. Tomar o banho no mínimo 1 hora antes do teste.

6. Não se devem realizar medicações durante o período menstrual:

Mulheres experimentam um aumento na água corporal durante o ciclo menstrual. Se estiver menstruada, avisar ao examinador.

7. Realizar os testes em ambiente com temperatura entre 20 e 25ºC.

Enquanto o corpo humano é estável a temperaturas normais, sua composição é suscetível a mudanças em climas quentes ou frios.

1) Ao conduzir um novo teste com a mesma pessoa certifica-se que seja conduzido em condições idênticas ao anterior para garantir a precisão nos resultados (vestir mesmo tipo de roupa, antes de comer ou exercitar, etc).

Editado por Andrey Soares
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de uma avaliação de bioimpedância é necessário atender algumas recomendações se não as chances de você está sub/superestimando sua composição corporal é grande.

1. Fazer sua ultima refeição de 1 a (2 horas – ideal) antes do teste

Nos casos que o examinado já tenha feito uma refeição, o teste deve ser adiado. Por isto, avise ao examinador, pois como a massa do alimento é contada no peso, isso pode resultar em erros de medicação da composição corporal.

2. Usar o banheiro antes do teste

Embora não apareçam entre os elementos que compõe o corpo, os volumes de urina e fezes são adicionados ao peso podendo levar a erros no resultados .

3. Não fazer exercícios antes do teste:

Exercícios extenuantes ou movimentos vigorosos podem causar alterações temporárias na composição corporal. Caso você tenha feito exercícios avise ao examinador.

4. Permanecer em pé por cerca de 5 minutos:

Conduzir o teste imediatamente após estar deitado ou sentado por um longo período pode resultar em pequenas alterações nos resultados do teste . Isso se deve a tendência da água corporal de se mover para as extremidades inferiores do corpo tão logo a pessoa se coloque em pé.

5. Não conduzir o teste após o banho ou sauna.

A transpiração causa mudanças temporárias na composição corporal. Tomar o banho no mínimo 1 hora antes do teste.

6. Não se devem realizar medicações durante o período menstrual:

Mulheres experimentam um aumento na água corporal durante o ciclo menstrual. Se estiver menstruada, avisar ao examinador.

7. Realizar os testes em ambiente com temperatura entre 20 e 25ºC.

Enquanto o corpo humano é estável a temperaturas normais, sua composição é suscetível a mudanças em climas quentes ou frios.

1) Ao conduzir um novo teste com a mesma pessoa certifica-se que seja conduzido em condições idênticas ao anterior para garantir a precisão nos resultados (vestir mesmo tipo de roupa, antes de comer ou exercitar, etc).

Interessante suas recomendaçoes, irei seguir na proxima aferição, mas esse valor de 20kg de excesso de agua corporal provavelmente não é um mero erro, ou é? Digo pela variancia de peso que sofri em duas semanas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante suas recomendaçoes, irei seguir na proxima aferição, mas esse valor de 20kg de excesso de agua corporal provavelmente não é um mero erro, ou é? Digo pela variancia de peso que sofri em duas semanas...

Cara uma variação de 20kg no espaço de duas semanas é algo a ser visto com atenção, 20kg não é pouca coisa, nós que praticamos musculação dificilmente passamos da faixa de 5kg de variações durante um período de uma semana, enfim, tente avaliar com as recomendações supracitadas, aconselho também a avaliação corporal com outro método, dobra-cutânea é um deles, o padrão ouro é o DEXA e a pesagem hidrostática, sendo que o custo para ambos é alto, sendo dobra-cutânea e bioimpedância os mais acessíveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara uma variação de 20kg no espaço de duas semanas é algo a ser visto com atenção, 20kg não é pouca coisa, nós que praticamos musculação dificilmente passamos da faixa de 5kg de variações durante um período de uma semana, enfim, tente avaliar com as recomendações supracitadas, aconselho também a avaliação corporal com outro método, dobra-cutânea é um deles, o padrão ouro é o DEXA e a pesagem hidrostática, sendo que o custo para ambos é alto, sendo dobra-cutânea e bioimpedância os mais acessíveis.

a variacao em duas semanas foi de 7kg, o que não é pouca coisa tambem...os 20kg é acima do limite considerado ideal para a bioimpedancia...porem como eu disse, de acordo com esses limites considerados saudaveis, estou uns 20kg de musculo acima também...o que me preocupa é se esse numero é ficticio (extremamente retido) ou se é normal, considerando que o musculo é composto de 70% de agua!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Esquece estes dados. É o tipo de inferência estatística que não leva a nada.

Além das dicas para a "preparação", sugiro fazer outro tipo de medição (antropometria, por exemplo).

Boa leitura:

http://www.hipertrofia.org/forum/topic/107228-as-armadilhas-da-medicao-de-gordura-corporal/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...