Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Protocolo Ytwl


Torf

Posts Recomendados

10 horas atrás, Guuzao disse:

Só tenho umas dúvidas, da pra fazer o YTWL e logo após o manguito? Ou seria desnecessário e sobrecarregaria os ombros?

 

 

Na minha visäo o protocolo já trabalha o manguito. Vamos ver o que o @busarello tem a dizer.

 

10 horas atrás, Guuzao disse:

A execução seria: YTWL 10x = 1 série  ou Y 10x T 10x W 10x L 10x = 1 série?

Cada movimento, 10 repeticöes = 1 série.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Supermoderador

Não se trabalha diretamente o manguito. Ponto.

Você mobiliza este conjunto (com YTWL, por exemplo) deixando-o apto ao trabalho. Depois cada um dos componentes (do manguito) acaba trabalhado pelos exercícios do seu treino normal.

EU SUGIRO: Faça YTWL antes do treino e treine normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exercícios excelentes, sempre senti muitas dores no ombro que faziam com que a fadiga nos meus treinos de superiores surgissem primeiro por exaustão na articulação do ombro, evoluiu tanto a ponto de eu precisar parar de treinar por 3 semanas por ter desenvolvido uma sindorme do impacto.

Inicio todos os meus treinos com esse protocolo aliado a dois exercícios de flexibilidade com corda e pronto, não sinto mais dores.

 

Alguem sabe explicar melhor o poq deles ajudarem tanto?

Eu acredito (por broscience,rs) que eles ajudam a reposicionar a musculatura, tendões e articulações de volta a seus devidos lugares além de aumentar as amplitudes alcançadas e isso como consequencia traz uma maior estabilização na região.

 

Editado por gu70
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu aí Torf, e valeu busarello por ter indicado essa sequência.

 

No último ano tenho investido bastante tempo em mobilidade de membros inferiores. Tava seguindo uns movimentos mistos do DeFranco e do Starret e deu uma boa melhorada. Mas minha rotina pra membros inferiores tava fraca ainda. Como comecei a fazer isso recentemente, ainda não tenho relatos sobre os benefícios, mas espero que possa me ajudar em movimentos de desenvolvimento e similares.

 

Em relação ao artigo da veja e semelhantes, sou bastante cínico em relação às fontes que eles usam. Sei que há várias pesquisas que sustentam que alongamento antes do treino reduz a força, mas também há evidências do contrário. Na verdade tem que entender todo o contexto das pessoas que eles utilizam na pesquisa, se são treinados ou não treinados, qual exercício que fazem, se eles examinam a curto ou longo prazo, etc.

 

Acho que a melhor fonte que temos para nos embasar são os atletas de elite de diversos esportes. A grande maioria alonga antes de treinar. É parte da rotina de preparação para o treinamento. Eu pessoalmente também senti melhora nos meus movimentos. Se não tivesse sentido essa melhora, aí talvez ponderaria mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Quanto à questão de alongar antes do treino, tomo a liberdade de "citar" algo do "Quisso":

"- Quando você alonga antes do treino você 'ativa' áreas que não atingiria normalmente e, portanto, passa a treinar em amplitudes que não está acostumado. Provavelmente nestas amplitudes você tem menos controle, menos força e menos flexibilidade."

Em resumo, você aumenta a chance de lesão.

Por experiência própria, o maior problema é a pouca propriocepção nesta amplitude. Não sabemos o que travar e o que ativar corretamente e, via de regra, sobrecarregamos os auxiliares.

Ainda por experiência própria, é muito melhor mobilizar longe do treino. Antes do treino, aquecer, de preferencia usando os movimentos envolvidos no treino. E alongar (que é diferente de mobilizar) depois do treino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, busarello disse:

Quanto à questão de alongar antes do treino, tomo a liberdade de "citar" algo do "Quisso":

"- Quando você alonga antes do treino você 'ativa' áreas que não atingiria normalmente e, portanto, passa a treinar em amplitudes que não está acostumado. Provavelmente nestas amplitudes você tem menos controle, menos força e menos flexibilidade."

Em resumo, você aumenta a chance de lesão.

Por experiência própria, o maior problema é a pouca propriocepção nesta amplitude. Não sabemos o que travar e o que ativar corretamente e, via de regra, sobrecarregamos os auxiliares.

Ainda por experiência própria, é muito melhor mobilizar longe do treino. Antes do treino, aquecer, de preferencia usando os movimentos envolvidos no treino. E alongar (que é diferente de mobilizar) depois do treino.

 

Interessante esse teu ponto de vista.

 

Eu normalmente faço alongamento e mobilização antes do treino. Acredito que isso seja o melhor pra grande maioria das pessoas mais por questão de comodidade. É muito difícil para um não-atleta encontrar um tempo livre (ou até mesmo vontade) só pra realizar mobilização e alongamento. Não é o ideal, concordo, mas é o mais plausível.

 

Já depois do treino normalmente eu passo algum foam roller nas áreas mais doloridas CASO haja necessidade. Nunca pensei em alongar após o treino. qual seria a razão disso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
6 horas atrás, hylian disse:

 

Interessante esse teu ponto de vista.

 

Eu normalmente faço alongamento e mobilização antes do treino. Acredito que isso seja o melhor pra grande maioria das pessoas mais por questão de comodidade. É muito difícil para um não-atleta encontrar um tempo livre (ou até mesmo vontade) só pra realizar mobilização e alongamento. Não é o ideal, concordo, mas é o mais plausível.

 

Já depois do treino normalmente eu passo algum foam roller nas áreas mais doloridas CASO haja necessidade. Nunca pensei em alongar após o treino. qual seria a razão disso?

Alongar depois do treino é, no meu ponto de vista, algo rápido. O Foam que você usa e mais um ou dois movimentos em pontos chave, pensando em coluna, posteriores e ombros (o que eu faço). Coisa de 5 a 10 minutos para tirar aqueles pontos de tensão do treino mesmo.

 

Quanto à mobilização, EU faço em casa, à noite, vendo TV com as crianças. Algumas coisas elas fazem junto e vira uma brincadeira. Em 30 minutos dá pra fazer muita coisa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • 3 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...