Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Efeitos Do Treinamento Resistido No Fígado Gorduroso Não Alcóolico – Um Estudo Clínico Controlado E


fbaccari

Posts Recomendados

Efeitos do treinamento resistido no fígado gorduroso não alcóolico – um estudo clínico controlado e randomizado.

Shira Zelber-Sagi, Assaf Buch,Hanny Yeshua, Nahum Vaisman,Muriel Webb,Gil Harari,Ofer Kis, Naomi Fliss-Isakov, Elena Izkhakov, Zamir Halpern, Erwin Santo,Ran Oren, Oren Shibolet. - World J Gastroenterol2014 April 21; 2015: 4382-4392.

COMENTÁRIOS – Prof. Dr. José Maria Santarem

A infiltração gordurosa do fígado, também denominada esteatose hepática, pode ser secundária a alcoolismo ou hepatite infecciosa. A esteatose hepática não secundária à essas situações (EHNS) é uma ocorrência relativamente comum, afetando cerca de 20% da população geral e 70% dos obesos. Cerca de 20% dos casos de EHNS evoluem para a cirrose, doença grave potencialmente fatal. A reversão da EHNS depende de mudanças nos hábitos de vida, incluindo atividade física, boa nutrição e perda de peso.

Os autores deste trabalho comentam que a recomendação tradicional de atividade física para pessoas com EHNS são os exercícios aeróbicos. No entanto, comentam também os autores, pessoas sedentárias que não têm o hábito de exercícios costumam apresentar baixa aderência aos exercícios aeróbicos principalmente em função da sensação de fadiga. Por outro lado, o texto informa que revisões bibliográficas indicam que os exercícios resistidos são tão eficientes quanto os aeróbicos para reduzir gordura hepática e apresentam melhor aderência mesmo em populações idosas ou debilitadas. A razão da melhor aderência é a menor sensação de fadiga devido ao caráter intervalado dos exercícios. Os autores citam que além disso, os exercícios resistidos são eficientes para promover saúde cardiovascular e para evitar quedas, sendo também seguros e bem aceitos nos casos de doença coronariana.

O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos do treinamento resistido (TR) sobre a gordura hepática em pessoas não alcoólatras e não portadoras de hepatite infecciosa, e também os efeitos na composição corporal, nas enzimas hepáticas e em parâmetros metabólicos.

Artigo completo em: http://www.treinamentoresistido.com.br/tr/Pages/Articles/Article.aspx?id=462&mode=2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...