Ir para conteúdo

A Dieta Paleo Tem Embasamento Científico ?


Posts Recomendados

Postado

Ótimo tópico.

Minhas considerações:

Primeiro Estudo foi deita com uma dieta com base em 1200kcal (ao menos é assim que esta no texto), com 1200 kcal a perda de peso independente da alimentação iria ocorrer. Em 7 semanas é comum que eles tenham essa melhora, ainda mais considerando o estilo de vida da época, independente da dieta isso ocorreria, a pergunta para esse estudo, dada a condição adaptativa do corpo ao ser exposto em qualquer tipo de dieta ao longo prazo seria: A longo prazo, ambas dietas com 1200kcal quais seriam os resultados?

Segundo estudo, sabemos que o colesterol ingerido não afeta o colesterol do corpo, pois o corpo regula através do fígado. No mais o resto dos alimentos foram carne MAGRA, e nozes/castanhas (alta quantidade de omega 6 e alguma quantidade de monoinstaturada, que também está nos ovos), assim, creio que ja fosse esperado os resultados, talvez o menos esperado é o HDL subir, mas provavel que isso se deva à inclusão dos ovos. Gostaria de ver um estudo usando ovos e costela de boi daquelas bem gordurosas, com controle de kcal (ou seja comparada a outra dieta na mesma caloria) mas sem se importantar em "bater" algum valor de proteina, e assim depois medir os resultados. Se é para quebrar tabus, que quebrem de verdade. Estudos que ficam encima do muro não são legais, fazer paleo com carne magra, alguns poucos ovos, e castanhas e frutas, é meio que esperar bons resultados, pois ainda assim não foge do "convencional" talvez somente pela inclusão do ovo, mas precisamos saber de quantos ovos falavam, aposto que não se tratou de mais de 6 ovos.

Terceira pesquisa, essa é interessante, pois entra num ponto especifico que é o câncer, por hora então relacionou a queda do cancer com a ingestão de fibras. Talvez um teste deveria ser feito para saber se independente da dieta bastaria comer fibras que resolveria o câncer de colon.


Quarta pesquisa, gostaria de saber a ingestão de calorias, já vi estudos que falam de uma dieta ser melhor mas ao ler a metodologia vai ver que a "dieta melhor" adotou menos calorias que a outra. Outro fator que deveria ser observado é a resistência a insulina da amostra. Muito provável resistentes por serem obesos, o que levaria a mudança óbvia nos resultados e não poderia assim generalizar que pela dieta ser melhor em um grupo especifico isso torna a outra dieta inadequada a qualquer outro grupo. Não podemos cometer erros lógicos ao concluir sobre artigos ciêntificos. Também faço observação para a falta de personalidade da pesquisa, novamente encima do muro, se é para testar que testem direito e não com medo, tirar os carbos e colocar carne magra e manipular as gorduras ingeridas é meio que condicionar a pesquisa ao resultado (eles podiam quebrar a cara, mas sabemos que não iriam). No mais retomo, gostaria de ver o experimento com costela e muito ovo, pode consumir w3 também, mas sem medo da saturada.

Quinta pesquisa é que existe o efeito psicológico da mudança de rotina, muitas pessoas se sentem motivadas ao mudar os hábitos e passam a controlar melhor suas ações, e assim também encontrar justificativa para tal situação, exemplo, a pessoa pode alegar diminuição do apetite. Outro fator pode estar ligado a insulina e outro fator esta ligado a densidade nutricional.


___

Por fim, apesar de gostar da iniciativa desses pesquisadores, ainda vejo essas pesquisas (somente essas pesquisas que são da área nutricional) como insuficiente. Por hora acredito mais nas pesquisas da BioAntropologia como mais interessante, onde encontrar no estomago e nos sitios arqueológicos os alimentos que eram consumidos e também a ausência de certas doenças. Sobretudo ainda me concentro na vantagem da Paleo pela lógica da densidade nutricional, ao meu ver é o melhor beneficio da dieta, seguido do perfil lipídico pelo controle de w6 e outros agentes inflamatórios que causam problemas além da questão lipídica.

Postado

Apesar de não concordar com essas pesquisas como evidência da eficiência das dietas low carb/paleo - por serem feitas basicamente em pessoas não saudáveis, o que indica que já não levavam um padrão de vida com boa alimentação -, acredito que low/medium carb (nem tanto paleo) seja o melhor caminho pra alcançar um melhor equilíbrio alimentar, especialmente no tocante a redução de gordura corporal.

Postado

Invés de low carb / high carb, eu posso diminuir o carb e aumentar a gord. do modo que eu quiser? (considerando que no final do dia minhas kcals/prot. batem)

Exemplo se na dieta é 50% carb e 20% fat, eu colocar 35% de cada ou 40% carb e 30% fat, etc..

Ou é necessário seguir essa regra de, ou high carb ou low carb.

Postado

Invés de low carb / high carb, eu posso diminuir o carb e aumentar a gord. do modo que eu quiser? (considerando que no final do dia minhas kcals/prot. batem)

Exemplo se na dieta é 50% carb e 20% fat, eu colocar 35% de cada ou 40% carb e 30% fat, etc..

Ou é necessário seguir essa regra de, ou high carb ou low carb.

sim, essa não é uma regra você vai adaptando de acordo com seus feels,

Postado

Invés de low carb / high carb, eu posso diminuir o carb e aumentar a gord. do modo que eu quiser? (considerando que no final do dia minhas kcals/prot. batem)

Exemplo se na dieta é 50% carb e 20% fat, eu colocar 35% de cada ou 40% carb e 30% fat, etc..

Ou é necessário seguir essa regra de, ou high carb ou low carb.

Sim, é isso que eu faço. É um "medium carb",so de reduzir os carboidratos ja se nota a diferença.

Postado (editado)

Eu tento seguir algo próximo a Paleo.

Qualidade/Densidade > Macros e derivados.

Graças a algumas frutas e tuberculos a quantidade de carbo sobe um pouco,

Mas, tento regular a quantidade e o quando, sempre com o gasto calórico durante o dia.

Acaba por ser algo parecido com o guia alimentar.

Acho que já responde a pergunta do tópico, que é a de que tem embasamento cientifico em muitos pontos.

Porém, pode ser melhorada/estudada.

Editado por Born4Run
Postado (editado)

Tendi, obg.

Mais aliviado agora, pq ia ser difícil pra mim abaixar tanto o carb.

Pra mim é tipo obrigatório arroz com feijão, e café com leite + pão integral.

E nessas coisinhas aí já contém mt carb.

Editado por Marlon Paradise
Postado

@Marlon

Se quer seguir um medium ou low carb, o mínimo que vc DEVE fazer é contabilizar seus macros.

Na hora da fome vc pode extrapolar no arroz (muito muito muito carbo), ou no pão, ou qualquer outro alimento. O certo é vc pesar suas refeições para poder seguir sua estratégia. Se fizer isso, da pra encaixar o arroz com feijão, e/ou café com leite + pão integral.

Postado

No video que eu postei acima do Alan, ele fala que não há uma única dieta paleolítica, dependia da região em que as pessoas viviam. Na prática, comiam o que tinha disponível. Informa inclusive que há pesquisas arqueológicas que indicam a existência de agricultura na era paleolítica. Enfim, dá uma boa criticada nessa onda paleo e de restrições exageradas de tipos de comida.

Acho que vale a pena assistir o vídeo, que é o primeiro de uma série de 3 vídeos com esses entrevistadores - no segundo ele fala de nutrient timing e é bem interessante também.

Abraços

Postado (editado)

opá...mais um post feito em pesquisas, rsrsrsrs

primeiro o do hitch e agora esse...show

Dieta low/medium car é a melhor coisa do mundo e com carne a vtdd então :heart: ...passei quase 6 meses a um tempo atras, nunca me senti tão bem, fazia tudo e um pouco mais, melhor do que eu fazia quando eu comia normalmente.

Hoje sem cash pra carne fica dificil, mas sempre que rola uma carninha a mais na panela, não deixo de lado não, rsrsssrs, só fez aumentar meu amor por carne

Vlw monster

Editado por Pedrosilva96

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...