Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ginecomastia: Uma Atualização.


Posts Recomendados

Excelente tópico

Tenho uma leve gineco que me incomoda bastante, no frio ou quando dou uma beliscada o mamilo fica normal, e já li que isso é uma característica da ginecomastia por prolactina

Já fiz exames e deu tudo normal, então penso que em algum momento tive o azar da prolactina e E2 estarem elevados e ter causado isso, mas até hoje ela continua, mesmo com exames normais

Amanhã irei iniciar o uso de tamox, 20mg por dia, qual o horário mais indicado para o uso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Hitch, me explica uma coisa.

Se eu utilizar uma droga que não aromatize e não tenha reação estrogênica, trembolona por exemplo, independente de aumento de prolactina, nunca terei ginecomastia?

Se eu utilizar drogas que não aromatizam e já que a prolactina não tem efeito direto - trembolona, masteron, primobolan, proviron, halotestin, turinabol, stanozolol. Se eu utilizar somente essas drogas, nada de ginecomastia, a não ser que alguma delas tenha relação direta com o aumento de estrogênio, similiar ao caso da espironolactona que você citou? (mas creio que não é o caso destas drogas).

Poderia me explicar melhor ou me dar uma luz?

Opa

Na verdade o uso dessas drogas citadas não é exatamente o mesmo caso da espironolactona, como você mesmo falou.

Com o uso desse medicamento, devido a afinidade pelo SHBG maior que o próprio estrógeno, ele desloca o mesmo deixando-o livre, havendo um desequilíbrio entre T/E2 livre na região mamária.

Com o uso de trembolona por exemplo, haverá inicialmente competição pelo sitio do SHBG, deslocando o estrógeno, entretanto a trembolona e esses outros EAs que você citou suprimem o HPTA. Desse modo a produção de testosterona cessa, impedindo que a aromatase (enzima chave) produza seu estrógeno.

Sem substrato (T) para a enzima sem formação de produto (E2). Capiche?

O que acontece é que muitos indivíduos entram on fire com gine puberal pré-existente e podem ter uma sensibilidade nos mamilos mesmo com o uso de drogas que não aromatizem ou aromatizem em uma menor escala. Porém são exceção e não a regra.

Abraço

Excelente tópico

Tenho uma leve gineco que me incomoda bastante, no frio ou quando dou uma beliscada o mamilo fica normal, e já li que isso é uma característica da ginecomastia por prolactina

Já fiz exames e deu tudo normal, então penso que em algum momento tive o azar da prolactina e E2 estarem elevados e ter causado isso, mas até hoje ela continua, mesmo com exames normais

Amanhã irei iniciar o uso de tamox, 20mg por dia, qual o horário mais indicado para o uso?

Vini, você era quem tinha os exames ok mas estava com gineco, certo?

Provável gine idiopática.

O tamox pode tomar em qualquer horário, mas de preferência tome ele no mesmo horário todos os dias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vini, você era quem tinha os exames ok mas estava com gineco, certo?

Provável gine idiopática.

O tamox pode tomar em qualquer horário, mas de preferência tome ele no mesmo horário todos os dias

Sim, sou eu, já vou iniciar o uso e depois volto para falar dos resultados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Já tinha lido e dado like mas não tinha comentado.

Achei providencial fixar bem como as tags, e diga-se de passagem, mamilos, sempre polêmicos.

Parabéns Hitch (o conselheiro amoroso).

Editado por MBD
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa

Na verdade o uso dessas drogas citadas não é exatamente o mesmo caso da espironolactona, como você mesmo falou.

Com o uso desse medicamento, devido a afinidade pelo SHBG maior que o próprio estrógeno, ele desloca o mesmo deixando-o livre, havendo um desequilíbrio entre T/E2 livre na região mamária.

Com o uso de trembolona por exemplo, haverá inicialmente competição pelo sitio do SHBG, deslocando o estrógeno, entretanto a trembolona e esses outros EAs que você citou suprimem o HPTA. Desse modo a produção de testosterona cessa, impedindo que a aromatase (enzima chave) produza seu estrógeno.

Sem substrato (T) para a enzima sem formação de produto (E2). Capiche?

O que acontece é que muitos indivíduos entram on fire com gine puberal pré-existente e podem ter uma sensibilidade nos mamilos mesmo com o uso de drogas que não aromatizem ou aromatizem em uma menor escala. Porém são exceção e não a regra.

Compreendido.

Já que a chave para a ginecomastia, tanto por aromatização de testosterona como por prolactina é o E2.

Posso fazer um ciclo sem drogas que aromatizam (independente de prolactina), por ex.: Acetato de Trembolona + Masteron (se quiser posso acrescentar outras drogas que não aromatizam), sem se preocupar com o uso de inibidor de aromatase e efetuar uma TPC somente com Tamoxifeno, na boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tamoxifeno, na dose de 10-20 mg/dia por 3-9 meses tem uma taxa de regressão de 80-90%. Como disse o quanto antes você tratar, melhor, porque até a duração da terapia pode ser menor que essa. O tamox é usado inclusive no tratamento profilático de ginecomastia de homens em tratamento para câncer de próstata.

Algumas perguntas Hitch:

→ Na bula do Tamoxifeno só apresenta colaterais a hipersensibilidade de algum componente da formula, existe mais algum colateral do Tamox?

→ Nesse tratamento, se começa com 10 mg e vai progredindo ou pode ja começar com 20 e manter até a regressão?

→ A chance de a gineco voltar depois do tratamento com Tamox? (Não com a faca)

→ Caso uma pessoa ache que tenha gineco e resolva tomar tamox, corre alguem risco? (Não é meu caso, minhas gineco tem até apelido já eaieauha)

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas perguntas Hitch:

→ Na bula do Tamoxifeno só apresenta colaterais a hipersensibilidade de algum componente da formula, existe mais algum colateral do Tamox?

→ Nesse tratamento, se começa com 10 mg e vai progredindo ou pode ja começar com 20 e manter até a regressão?

→ A chance de a gineco voltar depois do tratamento com Tamox? (Não com a faca)

→ Caso uma pessoa ache que tenha gineco e resolva tomar tamox, corre alguem risco? (Não é meu caso, minhas gineco tem até apelido já eaieauha)

Abraços

- Cara até tem, mas como o uso é por um tempo determinado (relativamente curto) dificilmente você sente alguma coisa importante. Por exemplo, problemas visuais embora difíceis de acontecer são relatados em bula, mas lembre-se que o tamox foi inicialmente pensado para câncer de mama, ou seja, os pacientes usam por um longo período na maioria das vezes.

- Na maioria das vezes começa com 20 mg e mantém a dose constante até o final. Com esse protocolo muitos homens tiveram regressão total e parcial da gineco. Mas isso você pode ver diretamente com o mastologista.

- Com certeza. Se houver desequilíbrio na razão que eu mencionei, haverá gineco.

- Risco tem, como todo e qualquer medicamento, mas de antemão o risco é pequeno em pacientes sem comorbidades. Porém, aconselho que sempre procure um médico antes de se automedicar.

Abraço

Editado por Hitch
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hitch, seguinte, eu acredito que tenha uma ginecomastia de origem puberal. Sempre tive na adolescência, tenho rinite alérgica desde criança e sempre fiz uso de anti-histamínicos (nos últimos dois anos fui diagnosticado com asma, tomo corticoides diariamente receitados pela pneumologista). Na época, meus pais não deram bola e pensaram que "a pedra no peito" sairia conforme eu crescesse. Não saiu.

Desde que entrei na academia melhorou bastante, mas tem um excesso de gordura (dá para perceber que é gordura) na porção inferior do peitoral e dois caroços relativamente pequenos. Desde que comecei com hormônios eu não senti nenhuma sensibilidade e/ou aumento. Quando fiz TPC, ano passado, com tamoxifeno também não senti regressão no caroço. Como a origem é puberal, acredito que tenha formado tecido fibroso, confere?

Se for, vou me preparar financeiramente daqui uns 2 ou 3 anos para realizar uma visita ao mastologista e realizar a cirurgia. Minha pergunta, por fim, é: existe algum método para saber se o tecido já virou fibroso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

T. Wall pelo exame físico o médico já suspeita, mas ele pode pedir uma mamografia se for o caso.

No entanto isso é desnecessário, do ponto de vista de manejo da ginecomastia, porque pelos estudos tamoxifeno não apresenta qualquer beneficio (no que diz respeito a regressão) depois de 1-2 anos do quadro instalado.

Seu caso realmente só na faca.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...