Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Efeito Da Relação De Calorias Glicídicas/lipídicas Da Dieta Sobre A Composição Corpórea


Posts Recomendados

Galera,

Gostaria de discutir esse estudo com vocês:

http://www.revistanutrire.org.br/files/v36n1/v36n1a10.pdf

O estudo é brasileiro e o pdf está em português. A compreensão não é difícil.

Alguns aspectos do estudo (resumão pros preguiçosos):

  • Os atletas eram treinados;
  • Foram divididos em dois grupos com as seguintes relações de calorias de carboidratos e calorias de gordura: D1 = 4:1 e D2 = 8:1;
  • Os valores de proteína consumidos foram de 1,5g/kg;
  • A ingestão de calorias não proteicas foi de 34kcal/g de proteína consumida (acho q a ideia era maximizar o anabolismo e o balanço de nitrogênio);

A divisão de macros e calorias dos grupos ficou aproximadamente da seguinte forma:

Calorias = ~4400kcal

Proteínas = ~120g

Carboidratos D1 = ~800g

Gorduras D1 = ~90g

Carboidratos D2 = ~900g

Gorduras D2 = ~50g

(repito que os valores são bem aproximados, só pra ter uma noção geral)

Resultados:

O grupo 2 teve, em duas semanas, maior ganho de massa muscular (1,5±1,5kg) e menor ganho de gordura (0,3±0,8kg). A variação foi bem grande, mas a média mostra uma relação de ganho de massa muscular/gordura de 5 pra 1, o que é bem impressionante, pois o ganho de massa muscular foi considerável em pouco tempo - bem diferente dos bulkings limpos e lentos.

Houve um melhor balanço de nitrogênio no grupo dois também.

Enfim, achei bem interessante e pretendo experimentar em algum momento. Incentivo que a galera do fórum teste isso aqui também, pois os resultados são promissores - apesar da aplicação ser bem difícil, por conta da enorme quantidade de carboidratos. Candidatos/cobaias???

Obs.:

Greg Nuckols testou um protocolo semelhante (com maior ingestão de proteína) com 4 pessoas e obteve resultados muito bons também.

Abraços,

Lucas

Editado por Shrödinger
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Eu mando umas 600 gramas de carboidrato em dias de treino.

Mas por cima acho que existem falhas metodológicas. 1,5kg de MM em duas semanas? :ph34r_anim:

não li o estudo, mas de acordo com o que vc escreveu aí, o grupo 2 teria um saldo calórico bem maior. esperava que os carbs fossem mais baixos pra compensar a fat alta, fazendo com que a dieta possuisse mesmo saldo do outro grupo

D1 4530 kcals

D2 4490 kcals

A diferença é de apenas 40 calorias.

Editado por EmilioTenório
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu mando umas 600 gramas de carboidrato em dias de treino.

Vou ler esse estudo e ver se vale adicionar mais 200~300 gramas.

Mas por cima acho que existem falhas metodológicas. 1,5kg de MM em duas semanas? :ph34r_anim:

600g de carbo em dia de treno ? OMG, e o bf como anda ? mandava 300g e já me achava louco

Editado por yCARE-
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

600g de carbo em dia de treno ? OMG, e o bf como anda ? mandava 300g e já me achava louco

Carboidrato não aumenta BF, e eu faço recomposição corporal com pequenos excedentes semanais então o bf não costuma aumentar, geralmente a retenção da uma incomodada, mas como eu faço low carb em dias de OFF (100~150g de carb) seguro legal a retenção também.


Isso dá um excedente de "apenas" 800kcal por dia

Ainda não li o estudo >.<, mas mesmo assim. 1,5kg de MM em duas semanas é complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carboidrato não aumenta BF, e eu faço recomposição corporal com pequenos excedentes semanais então o bf não costuma aumentar, geralmente a retenção da uma incomodada, mas como eu faço low carb em dias de OFF (100~150g de carb) seguro legal a retenção também.

Ainda não li o estudo >.<, mas mesmo assim. 1,5kg de MM em duas semanas é complicado.

entendi, to fazendo ao contrário low carb dias de treino e no domingo OFF meto um carbo 300-400g, retenção aqui também deu uma diminuída considerável, dei uma cortada também por causa das espinhas e percebi melhoras

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendi, to fazendo ao contrário low carb dias de treino e no domingo OFF meto um carbo 300-400g, retenção aqui também deu uma diminuída considerável, dei uma cortada também por causa das espinhas e percebi melhoras

Manda ver.

Tem que fazer como você se sente melhor.

Eu não me dou bem consumindo pouco carboidrato em dias de treino, mas em dias de off é tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Interessante, porém os resultados foram meio estranhos.

Um dos grupos ganhou gordura e perdeu massa muscular... Como explicar isso?

Mais provável que seja erro de medição, aliado a um baixo número de participantes no estudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...