Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Feedback Das Denúncias


Torf

Posts Recomendados

A denúncia de conteúdos impróprios é algo de extrema importância em fóruns e redes sociais. Ela ajuda a moderacäo a encontrar mais facilmente conteúdos inadequados e corrobora para a qualidade do meio.

No Facebook, para citar um exemplo, toda vez que se faz uma denúncia, recebe-se um feedback, seja agradecendo, informando que o conteúdo foi excluído ou que o objeto denunciado näo infringe nenhuma regra.

Creio que seria interessante adotar essas medidas aqui no fórum. Se um usuário recebesse um feedback positivo sempre que fizesse uma denúncia de um post e sabendo o que aconteceu com o post por ele denunciado, ele se sentiria recompensado e iria ter vontade de continuar denunciando. E no caso de o objeto denunciado näo ir de encontro às normas do fórum, serviria de experiência.

Além disso, o feedback dá a sencacäo ao usuário que ele foi ouvido e que adianta sim denunciar.

Enfim, pode parecer mais trabalhoso pois a moderacäo terá de dar satisfacäo às denúncias, mas creio que será algo que estimulará as denúncias e aumentará a qualidade do fórum no médio prazo.

Editado por Torf
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Moderador

Prezados,

Todas as denúncias são tratadas com extrema prioridade por toda a equipe de moderação.

Vocês podem ter certeza que nenhuma é deixada de lado, e que a colaboração de vocês é extremamente importante para mantermos a qualidade do fórum.

Sobre o retorno, o que vocês gostariam que fosse dado em retorno ao usuário, por exemplo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados,

Todas as denúncias são tratadas com extrema prioridade por toda a equipe de moderação.

Vocês podem ter certeza que nenhuma é deixada de lado, e que a colaboração de vocês é extremamente importante para mantermos a qualidade do fórum.

Sobre o retorno, o que vocês gostariam que fosse dado em retorno ao usuário, por exemplo?

Que se fosse mandada uma mensagem para o usuário informando qual medida foi tomada. (A publicacäo foi apagada? O usuário foi suspenso? Banido? A denúncia näo tem respaldo nas regras do fórum? Por que näo?) Bem como um texto padräo agradecendo a contribuicäo.

Exemplos:

- Caro usuário, o post denúnciado foi apagado por se tratar de intolerância religiosa e o seu autor foi suspenso por dois dias. Obrigado pela ajuda. A moderacäo.

- Caro usuário, o post denunciado está em conformidade com as regras do fórum por isso näo foi apagado. Visite as regras do fórum nesse link xxx.xxx.com.br para mais informacöes. Agradecemos a ajuda. A administracäo.

- Caro usuário, o tópico denunciado foi excluído por infringir as regras no que diz respeito a xxxxxxxxxx. Por ser reincidente, o usuário foi banido. Agradecemos a colaboracäo. A administracäo.

E por aí vai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

A quantidade de denúncias não é pequena, sem contar as inúmeras irregularidades que a equipe proativamente monitora, portanto enviar uma mensagem padrão seria a solução mais simples. Todavia, ainda não sei dizer se é viável devido ao grande volume. Vou verificar junto à equipe qual a melhor solução para todos.

Sobre a penalização que foi dada ao usuário, penso que não vem ao caso. As penalizações são variáveis, de acordo com o feeling do moderador perante a gravidade situação e informar isso poderia trazer algum tipo de comparação do tipo: "Ah, mas tal usuário foi suspenso por fazer ~a mesma coisa~ e este só levou alerta". Isso não é saudável, além de moroso e ao meu ver, transcende uma barreira muito tênue entre o que o moderador avalia como "suficiente" e o que o denunciante "acha que é justo".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha intencäo ao criar esse tópico foi simplesmente por ter o "feeling" que näo adiantava denunciar por nunca ter recebido um feedback. No dia que eu recebi um, digamos, elogio, de um moderador através de uma

Näo tenho idéia do volume de denúncias que chegam à moderacäo e nem sei como funciona. Dei minha sugestäo apenas no intuito de "fidelizar" os "bons denunciadores" bem como diminuir o volume de denúncias sem sentido, educando aqueles que denunciam posts que näo infringem regras.

Quanto à informacäo da punicäo, você tem razäo.

Enfim, só para você ter uma idéia como eu acho o feedback importante, eu fiquei meio desapontado que nenhum moderador havia me dado um feedback a respeito desse tópico.

No dia que eu recebi um, digamos, elogio, de um moderador através de uma mensagem privada, confesso que fiquei bem alegre, bem como uma mensagem sua, MBD, me incentivando a denunciar.

Enfim... Acho que é isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Nenhuma denúncia passa em branco. Todas são tratadas com extrema urgência pela equipe, isso eu te garanto. Apesar de serem muitas, a equipe dá conta.

Sobre a fidelização dos "denunciadores", isso ocorre naturalmente. Tem gente que colabora por colaborar, e tem gente que prefere fazer um comentário tosco, ofensivo, rebatendo "na mesma moeda" e ainda não denuncia. Chamo isso de ética, outros de índole, e por aí vai. Mas isso não vem ao caso. Quem se importa colabora e isso ajuda.

Nós vimos, sempre vimos tudo (ou quase tudo), é difícil passar algo. Porém por ser um assunto importante, e para não haver conflitos de ideias, discutimos internamente antes de vir responder "às pressas".

Editado por MBD
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Torf,

Como o MPB disse, todas as denúncias são avaliadas pela moderação o mais rápido possível. Alguma coisa sempre acontece, nem que seja o moderador passar a seguir o tópico para tonar iniciativa se o problema continuar.

Não acredito que seja correto mandar MP dizendo "o usuário XXX levou alerta". Eu não me sentiria bem, como usuário, se o fórum tivesse esse tipo de controle. Nem todos precisam criar tópicos com artigos, assim como nem todos precisam denunciar os tópico. Pedimos para que os usuários denunciem para evitar discussões desnecessárias, brigas, e manter o fórum limpo. Quando o problema é grande, existem 3-5 denúncias para o mesmo tópico. Mandar MP para 5 usuários é ainda mais complicado.

Lembrando que nenhum dos moderadores ganha nada para moderar ou criar conteúdo no fórum. Usamos as horas vagas (por isso os moderadores não estão sempre on-line) para olhar as denúncias.

+1

já fiz mtas denuncias, e não fiquei sabendo o que houve, ou se adiantou algo. só vejo o tópico sendo trancado

A regra geral é punir quem causou os problemas e deixar o tópico continuar. Caso isso já tenha acontecido ou a moderação achar que o tópico não vai gerar uma discussão construtiva, o tópico é trancado. Então no geral, quem denunciou não vai notar nada. Apenas talvez que quem estava desobedecendo alguma regra sumiu do fórum por 3-7 dias...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...