Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Estamos Ficando Com Pescoço De Sms


Torf

Posts Recomendados

O uso excessivo de telemóveis, smartphones e tablets está a afetar a cervical de muitos portugueses. A coluna das crianças também está a ser prejudicada

texting-a-girl-tips.jpg

Em média, passamos entre duas a quatro horas por dia, curvados sobre o telemóvel a ler e-mails, enviar SMS ou a consultar a internet e a atualizar as redes sociais. Um hábito tão comum que nem imaginaríamos que podia ter riscos para a saúde. O ato de baixar a cabeça para consultar o ecrã de um smartphone pode ter consequências na cervical. Uma pesquisa elaborada por Kenneth Hansraj, chefe do departamento de cirurgia da coluna do New York Spine Surgery & Rehabilitation Medicine, nos Estados Unidos da América, não deixa margem para dúvidas, se é que ainda as houvesse.

O estudo internacional concluiu que, à medida que inclinamos a cabeça (que num adulto pesa, em média, entre quatro quilos e meio e cinco quilos e meio) para a frente e para baixo, o peso exercido na cervical aumenta gradualmente. Sobe para cerca de 12 quilos num ângulo de 15 graus e atinge os 18 quilos num ângulo de 30 graus. De forma surpreendente, aumenta para os 22 quilos num ângulo de 45 graus. Se o ângulo for de 60 graus, o peso exercido sobre o pescoço será de 27 quilos, o equivalente ao peso de uma criança de oito anos. Impressionado?

As consequências de uma utilização excessiva

A pressão que esta postura errada exerce sobre a cervical e que, anualmente, representa cerca de 700 a 1.400 horas, pode levar, segundo o estudo, a que os tecidos fiquem doridos e inflamados, provoca tensão muscular e pode mesmo alterar a curvatura natural do pescoço. O primeiro sinal de alerta são as dores nas costas e no pescoço mas Kenneth Hansraj acredita que as consequências podem ser mais vastas, gerando «desgaste prematuro da cervical, aparecimento de hérnias discais e necessidade de intervenção cirúrgica». Outras possíveis consequências incluem «a redução da capacidade pulmonar até 30 por cento, dores de cabeça, depressão e doença cardíaca», refere o investigador ao jornal norte-americano The Washington Post.

O grupo de maior risco

Em declarações ao jornal norte-americano, Kenneth Hansraj refere que este problema é especialmente preocupante nos jovens, que acabam por ser mais afetados. Estes são capazes «de passar mais 5000 horas por ano nesta posição» do que a restante população, «o que significa que, dentro em breve, poderemos começar a assistir a pessoas cada vez mais novas a precisarem de tratamentos para a coluna». Por isso, Kenneth Hansraj «gostaria de ver os pais a ter mais atenção a isso».

O que fazer para não prejudicar a sua coluna

Estratégias do investigador para continuar a usufruir do seu smartphone sem prejudicar a saúde:

- Mantenha uma boa postura

Consiste em manter os ombros para trás, alinhados com as orelhas.

- Mova apenas os olhos

Olhe para o telemóvel fazendo descer o olhar se necessário, mantendo a postura certa, sem inclinar o pescoço.

- Exercite o pescoço

Mova a cabeça para a direita e para a esquerda várias vezes e utilize as mãos para oferecer resistência e empurre a cabeça para a frente e para trás. Existe ainda um outro exercício que pode repetir. Coloque-se na ombreira de uma porta com os braços esticados e empurre o peito para a frente, para fortalecer os músculos da boa postura.

Referência:

Hansraj KK "Assessment of stresses in the cervical spine caused by posture and position of the head." Surg Technol Int. 2014 Nov;25:277-9

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Engraçado, mas estudar por ex, frequentar faculdade ou escola, ate mesmo em casa exige essa mesma curvatura.

Notei isso pois no tempo de cursinho pre vestibular estudava bastante, e ainda hj tenho o mesmo desconforto na coluna e no pescoço, pois ficava com a cabeça curvada. É como se quisesse estalar mas nao consigo.

Editado por heitor5452
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Para dar uma "engordada" no tópico:

Os problemas de saúde causados pelo uso de smartphone e como evitá-los

23jun2015---uso-excessivo-de-smartphones

  • Uso excessivo de smartphones pode causar problemas graves na coluna e no pescoço

O celular é quase um companheiro inseparável, visto por muitos como um bem essencial no dia a dia - mas o que muitas pessoas não sabem é que o uso excessivo deles pode causar danos ao corpo humano.

Se você sente constantes dores de cabeça, um couro cabeludo extremamente sensível ou um incômodo atrás de um olho, a culpa pode estar no uso indevido do smartphone.

Especialistas dizem que são cada vez mais comuns os casos de "text neck" - "pescoço de texto" em tradução livre -, dores na cabeça ligadas a tensões na nuca e no pescoço causadas pelo tempo inclinado em uma posição indevida para visualizar a tela do celular.

Segundo a fisioterapeuta Priya Dasoju, a "pescoço de texto" também pode levar a dores no braço e no ombro.

"O que estamos vendo são cefaleias cervicogênicas", afirmou. Ela diz que o problema vem de tanto inclinar a cabeça para frente da tela do celular, e isso cria uma pressão intensa nas partes frontais e traseiras do pescoço.

Esse problema pode se agravar e, em alguns casos, pode levar a uma condição conhecida como nevralgia occipital.

É uma condição neurológica em que os nervos occipitais - que vão do topo da medula espinhal até o couro cabeludo - ficam inflamados ou lesionados. Ela pode ser confundida com dores de cabeça ou enxaqueca.

"Cerca de 30% dos nossos pacientes que vemos têm nevralgia occipital", disse a osteopata Lola Phillips.

"Você tende a ter esse problema quando usa muito tablets, laptops ou smartphones. Você começa a sentir uma tensão na parte da frente do pescoço e uma fraqueza na parte de trás dele."

A dor pode ser intensa, como se o pescoço estivesse "queimando", e começa na base da cabeça, se estendendo por toda a parte superior, no couro cabeludo.

Geralmente, as dores começam na parte de trás da cabeça, no nervo occipital, mas às vezes elas ficam localizadas mais na parte da frente, acima dos olhos.

'Raios de dores'

Adam Clark Estes começou a sentir dores de cabeça alguns meses atrás. Segundo ele, a dor é intensa. "É como se fosse a dor de uma ressaca forte. Você sente a cabeça latejando."

"Como se alguém tivesse me golpeado na cabeça com um cano de aço quente enviando raios de dores lancinantes no crânio", conta.

Você pode sentir a dor em um dos lados da cabeça ou nos dois, e até atrás dos olhos quando movimenta o pescoço. O conselho para curar o problema é mudar de postura na hora de mexer no celular - e evitar o uso excessivo dele.

"Quem sofre disso deveria pensar em adotar posturas diferentes quando estiver usando o celular. Sentar na vertical, por exemplo, e levantar o celular ou usar um suporte para ele ficar em uma altura mais adequada", explica a osteopata Lola Phillips.

"É preciso ter mais disciplina com o uso do telefone também", reitera.

O tratamento inclui correção de postura, massagem e remédios anti-inflamatórios, mas em alguns casos é preciso tomar medidas mais drásticas.

Adam Clark Estes teve que injetar um coquetel de esteroides e outros relaxantes nos nervos ao redor do seu pescoço.

"Dói bastante. Acho que o médico me deu quase 20 injeções separadas e depois delas eu fiquei tão mole que achei que iria desmaiar."

"Depois de me recuperar, o médico me disse que me sentiria melhor em um dia - e melhorou mesmo", conta.

Médicos também podem receitar relaxantes musculares, antidepressivos.

Especialistas dizem que a prevenção é a melhor opção. Diminuir o uso de smartphones ou então posicioná-los mais próximo da altura dos olhos são boas estratégias para evitar o problema.

"Tente não manter a mesma postura por muito tempo", disse a fisioterapeuta Priya Dasoju.

"Coloque um lembrete no celular ou no computador para se certificar de que você não está na mesma posição por muitos minutos consecutivos."

Os médicos garantem que as condições causadas por uso excessivo de smartphones são apenas dolorosas, não fatais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engraçado, mas estudar por ex, frequentar faculdade ou escola, ate mesmo em casa exige essa mesma curvatura.

Notei isso pois no tempo de cursinho pre vestibular estudava bastante, e ainda hj tenho o mesmo desconforto na coluna e no pescoço, pois ficava com a cabeça curvada. É como se quisesse estalar mas nao consigo.

Ultimamente além de ficarem curvados para estudar, ficam pra mexer no celular também (em aula), ou seja, problema em dobro. Hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Para dar uma engordada no tópico:

 

 

Usar celular demais pode causar dor e problemas ortopédicos

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2015/12/1723844-usar-celular-demais-pode-causar-dor-e-problemas-ortopedicos.shtml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda bem que não fui contaminado por isso. Geração zumbi. Se eu fico 10 minutos com o celular em mãos já acho  muito.

 

"Adam Clark Estes teve que injetar um coquetel de esteroides e outros relaxantes nos nervos ao redor do seu pescoço."

 

Pensando bem, acho que irei ao médico dizer que estou viciado e com muitas  dores no pescoço. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...