Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Cafeína Depois De Exercício Ajuda Músculos A Recuperarem


CHACALLL

Posts Recomendados

Cafeína Depois de Exercício Ajuda Músculos a Recuperarem

O glicogénio, a principal fonte de combustível para os músculos durante o exercício físico, é processado mais rapidamente quando os atletas ingerem cafeína em conjunto com hidratos de carbono logo a seguir a um grande esforço físico, demonstra um novo estudo. Os atletas que ingeriram cafeína em conjunto com hidratos de carbono registaram 66% mais glicogénio nos músculos 4 horas depois de um exercício intenso e esgotante, quando comparados com outros atletas que apenas ingeriram hidratos de carbono.

A Cafeína ajuda a absorção de hidratos de carbono

Está já amplamente estabelecido que a ingestão de cafeína e hidratos de carbono antes e durante o exercício físico melhora a performance atlética em várias áreas. Este é o primeiro estudo a demonstrar que a cafeína, quando combinada com hidratos de carbono a seguir ao exercício físico ajuda a restabelecer os músculos mais rapidamente.

“Se tiver mais 66% de combustível para o treino ou competição do dia seguinte, não restam dúvidas que o seu desempenho será muito superior”, diz o Dr. Hawley, autor do estudo. A cafeína está presente em vários alimentos e bebidas comuns, incluindo o chá, café, chocolate e refrigerantes. O estudo foi realizado em sete ciclistas profissionais que participaram em quatro sessões e que rodaram um cicloergômetro até à exaustão, e que depois consumiram um jantar com baixo teor em hidratos de carbono antes de irem para casa. Este exercício foi concebido de modo a reduzir os níveis de glicogénio dos atletas antes da experiência que seria realizada no dia seguinte. Nenhum dos atletas comeu até voltarem ao laboratório no dia seguinte para a segunda sessão de exercícios físicos no cicloergômetro. Depois do exercício, os atletas ingeriram uma bebida que continha apenas hidratos de carbono ou hidratos de carbono com cafeína e descansaram no laboratório durante quatro horas. Durante este período de repouso, os investigadores realizaram várias biopsias aos músculos e exames sanguíneos para medir a quantidade de glicogénio que foi reposto no músculo, juntamente com a concentração de metabólitos reguladores e hormonas no sangue, incluindo glicose e insulina.

Todo o processo foi repetido uma semana depois, com a diferença que os atletas trocaram de bebida depois do segundo exercício, ou seja, se os atletas beberam a bebida apenas com hidratos de carbono na primeira volta de exercícios, na segunda beberam a bebida com hidratos de carbono e cafeína e vice-versa.

As bebidas pareciam, cheiravam e sabiam ao mesmo, e ambas continham a mesma quantidade de hidratos de carbono. Nem os investigadores nem os atletas sabiam que regime estavam a consumir, fazendo este um estudo duplamente cego e uma experiência placebo.

Níveis de glicose e insulina superiores com ingestão de cafeína

Os investigadores concluíram o seguinte:

Uma hora depois do exercício, os níveis de glicogénio nos músculos foram repostos aos mesmos níveis independentemente da bebida que o atleta ingeriu

Quatro horas depois do exercício, a bebida com cafeína resultou em 66% mais glicogénio comparada com a bebida apenas com hidratos de carbono

Ao longo do período de recuperação de quatro horas, a versão cafeinada da bebida resultou em maiores níveis de glicose no sangue e insulina plasmática

Aumentou a concentração de proteínas que se acredita terem um papel importante no transporte de glicose para os músculos depois dos atletas ingerirem a bebida com hidratos de carbono e cafeína

O Dr. Hawley diz que ainda não está claro como a cafeína ajuda a absorção de glicose do sangue para os músculos, contudo, os níveis elevados de glicose no sangue e insulina plasmática sugerem uma forte relação. Adicionalmente, a cafeína poderá aumentar a actividade de várias enzimas, incluindo a proteína Kinase e proteína Kinase B (também chamada Akt), que desempenham funções na absorção de glicose pelos músculos após e durante o exercício físico.

Dose reduzida é o próximo passo

Neste estudo, os investigadores usaram uma elevada dose de cafeína para estabelecer se poderia ajudar os músculos a converter hidratos de carbono ingeridos em glicogénio mais rapidamente. Contudo, como a cafeína pode ter efeitos negativos para a saúde, como distúrbios do sono, o próximo passo é determinar se doses mais pequenas de cafeína atingem os mesmos objectivos.

Hawley salienta ainda que a resposta à ingestão de cafeína varia muito de individuo para individuo. Enquanto que vários atletas no estudo reportaram dificuldades em dormir após a ingestão de cafeína (8 mg por kilograma de massa muscular, o equivalente a 6 cafés fortes), outros adormeceram durante o período de descanso e não registaram nenhum efeito negativo.

Os atletas que desejem incorporar a cafeína nos treinos ou sessões, devem realizar várias experiências para descobrir quais os níveis que melhor funcionam para eles.

Nota: A cafeína foi retirada da lista de substâncias proibidas da Agência Mundial Anti-Doping (WADA)

Fonte: The New York Times

http://www.alimentacaosaudavel.org/Cafeina-Exercicio.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

sera? cafeina estimula cortisol...

Estimula cortisol? Nem sabia.. mas e com pouca quantidade?

Eu geralmente gosto de tomar uma xicara de café antes de treinar, agora cortei pois vou comecar tomar a crea da prolab (embora eu saiba que nao atrapalhe)

Eu treino depois do almoco, ai as vezes bate a preguica hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja foi postado um artigo parecido aqui, mas nao existem estudos suficientes pra dizer que a cafeina estimule a produção de hormonio cortisol, ela ta ligada ao cortisol pela circunstancias em que ela é usada, geralmente situações de stresse.

Consumo elevado de café leva a aumento da produção de cortisol:

Os pesquisadores atribuem os resultados de sua pesquisa, feita com 200 estudantes, ao fato de que o café pode levar a um aumento da produção de um hormônio chamado cortisol.

A cafeína aumenta os efeitos fisiológicos do estresse e, nesse estado, o corpo libera cortisol.

http://www.uniad.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=426:excesso-de-cafe-pode-causar-alucinacoes&catid=51:dependencia-quimica-artigos&Itemid=93

Editado por LuPo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...