Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sono Polifásico: Dormir Aos Picados É Morte Certa Ou Vale A Pena Arriscar?


R.U.M.

Posts Recomendados

Que daora. Chamasse dymaxion a técnica.

Já dei um lida razoável no assunto e em relatos e realmente parece muito útil, imagine cara, 22horas/dia de atividade! No entanto, pela logica parece insustentável seguir uma rotina de sono polifásico pelo simples fato de que a sociedade não é polifásica. Sem contar que até agora eu não encontrei um relato de sucesso, todos, uma hora ou outra acabam desistindo.

Esse artigo aqui pôs uma pedra no meu plano de nunca mais precisar dormir:

Polyphasic Sleep: Facts and Myths
http://www.supermemo.com/articles/polyphasic.htm

“A resposta para a pergunta "dormir ou não em sono polifásico" vai depender da escolha de suas metas e critérios. Você pode querer dormir polifasicamente se você quiser maximizar a frequência de uma atividade acordado (por exemplo, acompanhado os instrumentos e o horizonte em corridas de iate solo). No entanto, você definitivamente não vai querer dormir polifasicamente se:


• Você quiser maximizar sua produção criativa;
• você quer maximizar seu estado de alerta máximo, médios, ou minimizar o impacto de seus piores níveis de alerta;
• Você quer maximizar os efeitos da saúde do sono, etc.
Paradoxalmente, é improvável que a escolher do sono polifásico vai maximizar o tempo gasto no estado acordado! Só quando se aproxima a privação do sono que um cronograma polifásico é superior a uma programação bifásica de sono.
Algumas pessoas gostam de bombeiros ou cirurgiões que sacrificar o seu sono para o bem dos outros. O resto da população vai usar seu sono para gozar de melhor saúde e melhor desempenho criativo durante o tempo acordado. Sono polifásica definitivamente não é a resposta para tais objetivos de otimização.”



Porem existem as lendas do passado que dormiam polifasicamente, entre elas: Leonardo Da Vinci, Napoleão, Tomas Jefferson. Winston Churchill, Nicolas Tesla, entre outros notáveis. Com certeza existem pessoas que são inexplicáveis. Excepcionais de fato. Deve ser possível, de alguma forma.

Bonús:
FAQ sono polifásico
http://www.supermemo.com/help/faq/polyphasic.htm#7657-1176

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • 7 meses depois...

Boa tarde pessoal,

 

Estou fazendo o sono polifasico não por opção, mas porque sou pai de um recem nascido, então, dormir picado durante a noite é normal.

Durmo direto no maximo 2h30 em umas 3x, mas fica entre 1h30 a 2hs normalmente em 3x a 4x na noite.

Ainda não estou trabalhando, então durante o dia dá pra tirar uns cochilos.

 

Alguem conhece algum suplemento para amenizar as perdas das fases do sono???

 

Obs.: Já faz uma semana que ele nasceu, ainda não senti muito impacto nos meus treinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Não há como suprir a falta de sono. Ou dorme em outros horários ou vai sofrer os efeitos.

Você pode dividir as noites com a sua esposa, por exemplo, para que cada um fique "de plantão" em dias alternados.

Ou simplesmente aguentar. O sono dos recém nascidos tendem a estabilizar antes do 6o mês. E, a partir dai, você terá de 6 a 8 horas de sono ininterrupto (da criança). Programe-se para dormir quando ele dorme. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 10 meses depois...
  • 4 semanas depois...

Trocentas coisas no corpo são fotossensíveis, esteja ciente. Da pra fazer sim, o período médio do corpo pra adaptação de uma nova rotina de descanso é de 20 dias.
Sono é muito pessoal, várias pessoas estão satisfeitas com 5-6h de sono por noite, e outras precisam de 10h. Ainda assim são apenas características individuais!
Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu sei que esse dorme/acorda, acorda/dorme é uma verdadeira merda. Todo dia além de demorar para conseguir pegar no sono, eu acordo várias vezes...e o resultado ao levantar é nada além do esperado: cansaço, indisposição e mal humor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...