Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sono Polifásico: Dormir Aos Picados É Morte Certa Ou Vale A Pena Arriscar?


R.U.M.

Posts Recomendados

Acho que por mais que tentamos nós adequar tais hábitos ,os seres humanos são seres diurnos e nao noturnos,até porque não temos caraterísticas de seres noturnos.Até nosso cérebro na glândula pineal que produz melatonina no escuro induzindo o sono é mais uma prova.

Achei esse trecho de um estudo feito há um tempo atrás.

Dormir cedo é muito mais importante que imaginávamos. Foram estudadas 470 mil pessoas em 8 países. Aquelas que dormiam 6 horas ou menos por noite apresentaram chance 48% maior de doenças cardiovasculares seguidas de morte e 15% maior de AVC (Acidente Vascular Cerebral) seguido de morte. O estudo foi publicado no European Heart Journal.

Os mesmos pesquisadores também comprovaram que noites mal dormidas trazem toda sorte de desequilíbrios hormonais, predispondo a doenças desde diabetes até pressão alta. E por noite mal dormida não se deve entender apenas dormir pouco, mas também não dormir cedo!

Dormir cedo não apenas propicia uma vida mas longa, mas também mais feliz e saudável. O sono é mais importante que a maioria de nós imaginamos. Um sono suficiente e de boa qualidade durante a noite (e não durante o dia) diminui a incidência de depressão, pois promove o equilíbrio de neurotransmissores, hormônios e neurohormônios que beneficiam o bom humor, otimismo e motivação. Repare que praticamente 100% dos sofredores de depressão trocam o dia pela noite – ou seja, passam grande parte da noite acordados, e grande parte da manhã (e em alguns casos até da tarde) dormindo, o que contribui para o desequílibrio daquelas importantes substâncias biológicas responsáveis pela saúde, imunidade e bom humor.

quando eu dormia apenas 4 horas por noite e não dormia durante o dia para compensar um pouco,vivia com dor de cabeça direto e o humor era muito oscilante.

Editado por xXVictorXx
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Depois dessa adaptação, percebeu alguma piora na saúde ou desempenho esportivo?

Depois dessa adaptação, percebeu alguma piora na saúde ou desempenho esportivo?

___

Gosto deste tipo de merda. Creio que pequenas revoluções que levantamos em nossos organismos são um puta aprendizado, como a dieta do guerreiro.

Nos dias após plantäo de 24 horas (7 da manhä às 7 da manhä do outro dia) ou de 12 horas noturno (7 da noite às 7 da manhä do outro dia) eu dormia pouco quando chegava em casa, pois näo consigo dormir muito quando já está claro e acordava pra almocar.

No início eu tinha que lutar comigo mesmo para ir à academia. Ficava sem vontade. Mas o desempenho geralmente era o mesmo, pois eu ia descansado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fase 1 Melatonina é liberada, induzindo o sono(sonolência)

Fase 2 Diminuem os ritmos cardíaco e respiratório, (sono leve) relaxam-se os músculos e cai a temperatura corporal

Fases 3 e 4 Pico de liberação do GH e da leptina; cortisol começa (sono profundo) a ser liberado até atingir seu pico, no início da manhã Sono REM Sigla em inglês para movimento rápido dos olhos, é o pico da atividade cerebral, quando ocorrem os sonhos. O relaxamento muscular atinge o máximo, voltam a aumentar as freqüências cardíaca e respiratória

Editado por xXVictorXx
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que o problema com o sono polifásico vá ser a adaptação. Nossa liberação dos hormônios, a variação da pressão cardíaca, frequência respiratória e o caralho todo estão alinhados com o ritmo circadiano, ou seja, com nossa percepção da luz solar no período de 24h. Mas podemos nos adaptar a este ritmo de sono, a princípio seguro no curto e médio prazo tendo em mente o feedback dos praticantes. Portanto, a fase que não ser nada saudável é a mudança - cortar períodos de sono à noite e ir dividindo pelos próximos 10~15 dias deve foder com o organismo por um tempinho.

Resta conhecer a experiência de quem está nessa há uns anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

exatamente! No começo haveria um desregulação hormonal,isso mexeria tanto fisicamente quanto psicologicamente.Mas a longo prazo,só uma pessoa que vive nesse rotina há um bom tempo para realmente relatar se notou algum maleficio apos adota-la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Somos biologicamente feitos para dormir a noite, sem ciclos.

Eu prefiro dormir 8h seguido, e não sentir sono durante o dia todo. Sem contar que se eu dormir 6h por exemplo meu rendimento no treino cai bastante.

Sim.Mas existe diferenças biológicas mesmo no sono,algumas pessoas atingem as 3 fases em horas diferentes.algumas levam 4 horas pra atingir o sono REM que é a última fase. Outros a atingem com 6/7 horas.E ai que está o porque do relato de algumas pessoas dizerem que se sentem recuperadas com apenas 5/ 6 horas de sono e outras apenas com 8 ou 9 horas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Somos biologicamente feitos para dormir a noite, sem ciclos.

Eu prefiro dormir 8h seguido, e não sentir sono durante o dia todo. Sem contar que se eu dormir 6h por exemplo meu rendimento no treino cai bastante.

Sim e não. Sim pq somos programados para dormir a noite, e não pq existem ciclos sim. Somos programados para dormir cerca de 6 horas à noite e 1~2 horas de dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fiz por 1 mês, primeira semana foi foda acostumar, mas depois disso era de boa em questão de sentir-se descansado.

Parei pq era foda seguir os horários, tinha que dormir regradamente o tempo certo dentro do horário programado. Teve uma vez que não consegui chegar a tempo de dormir 30min e tive que pular, fiquei uns 3 sonos para me recuperar.

Ah é, parei também pq era muito tedioso ficar de madrugada todo dia sozinho. =P

Em se tratar de desempenho esportivo, acho que não me atrapalhou nada não.

Fazia: 22 horas acordado/dia, 30min de sono de 6 em 6h

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...