Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sono Polifásico: Dormir Aos Picados É Morte Certa Ou Vale A Pena Arriscar?


R.U.M.

Posts Recomendados

Publicidade

Sono polifásico. Que interessante.

Em situações de perigo existe uma coisa que se chama a “regra do 3”. Ela diz o seguinte:

· 3 segundos sem vigilância;

· 3 minutos sem oxigênio;

· 3 horas sem proteção térmica;

· 3 dias sem água;

· 3 semanas sem comida;

· 3 meses sem contato social.

Aparentemente a regra do 3 se aplica ao sono também. É considerado pelos pesquisadores que um sono de 90 minutos de SWS (Slow-wave sleep) e 90 minutos de REM (Rapid Eye Movement) são as quantidades mínimas de sono necessárias para um homem adulto. Qualquer valor menor que isso acarreta em um risco de sofre de sintomas de privação de sono. Eu disse pode, não quer dizer que vai acontecer.

Privação de sono causa perda do foco, a perda de memória e disfunções cerebrais, resistência à insulina (e, portanto, a diabetes e a obesidade), baixa imunidade, doenças cardíacas entre outras não catalogadas.

Leiam isso:

http://www.polyphasicsociety.com/polyphasic-sleep/beginners/average-sleep/

Achei interessantíssimo deu até vontade de tentar, mas vou ler um pouco mais sobre o assunto. Ainda não estou convencido de que isso vai fritar meu cérebro.

Uma coisa que eu gostaria de saber é donde saiu essa recomendação que o saudável é 8 horas de sono por dia?

Editado por Rychtová
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante o tema, alias, sempre me chamou atenção se de fato existe uma real necessidade de se dormir 7,8 horas por dia para ter um bom estado de Saúde..

Ano passado eu dormia em torno de 4 horas por dia e era muito exaustivo, principalmente pelo fato fazer academia, praticar determinados esportes etc..

Rendimento caiu geral diga-se de passagem, nos treinos, estudos, me sentia cansado quando chegava a hora de ir pra faculdade.

Posso afirmar que no meu caso, eu me "acostumei" de certa forma pois conseguia acordar tranquilamente e realizar minhas tarefas até um período especifico.. Antes do treino me sentia relativamente cansado e o ápice do cansaço era anoite na faculdade.. Mais dormia do que assistia aula..

Acho que essa coisa de dormir em diversos horários por um curto período de tempo deve ser HORRIVEL.

Editado por GabrielMDS
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sono polifásico. Que interessante.

Em situações de perigo existe uma coisa que se chama a “regra do 3”. Ela diz o seguinte:

· 3 segundos sem vigilância;

· 3 minutos sem oxigênio;

· 3 horas sem proteção térmica;

· 3 dias sem água;

· 3 semanas sem comida;

· 3 meses sem contato social.

Aparentemente a regra do 3 se aplica ao sono também. É considerado pelos pesquisadores que um sono de 90 minutos de SWS (Slow-wave sleep) e 90 minutos de REM (Rapid Eye Movement) são as quantidades mínimas de sono necessárias para um homem adulto. Qualquer valor menor que isso acarreta em um risco de sofre de sintomas de privação de sono. Eu disse pode, não quer dizer que vai acontecer.

Privação de sono causa perda do foco, a perda de memória e disfunções cerebrais, resistência à insulina (e, portanto, a diabetes e a obesidade), baixa imunidade, doenças cardíacas entre outras não catalogadas.

Leiam isso:

http://www.polyphasicsociety.com/polyphasic-sleep/beginners/average-sleep/

Achei interessantíssimo deu até vontade de tentar, mas vou ler um pouco mais sobre o assunto. Ainda não estou convencido de que isso vai fritar meu cérebro.

Uma coisa que eu gostaria de saber é donde saiu essa recomendação que o saudável é 8 horas de sono por dia?

O que seria tres segundos sem vigilancia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá é louco. Se eu durmo no meio da tarde, acordo mais perdido que fdp em dia dos pais.

Menos que 6 horas por dia (considerando uma rotina) é loucura para mim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o lance dos 3 segundos de vigilância podem ser considerados apenas em zonas de guerra ou na selva. E as três semanas sem água... acho que na segunda o cabra cai morto. Hehehe.

Durante meu último ano na faculdade, trabalhando e estudando feito um louco, compensava bem com alguns cochilos. Mas o estresse acumulado era terrível.

O sono polifásico é um negócio curioso. O consenso é zero: os praticantes julgam eficiente, há poucas pesquisas que os suportem, nossa comunidade médica incentiva totalmente o sono monofásico de 8h, mas quase todos estamos cansados/estressados/doentes por conta de nosso estilo de vida. Honestamente, um sono particionado faz sentido no reino animal - menos tempo de inatividade talvez coincida com menores taxas de predação.

Justamente no meu último ano de faculdade vi uma matéria na Exame que mencionava pessoas de sucesso que dormem pouco. Achei aqui: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/10-pessoas-de-sucesso-que-dormem-bem-menos-que-8-horas

À época foi bem motivador.

Timothy Ferris, investidor, escritor, empreendedor e polímata por excelência, também defende o sono particionado.

Esta tese de uma tal Cláudia Roberta de Castro Moreno (1998) concluiu que "Os resultados do estudo em laboratório mostraram que a fragmentação regular do sono não causa sonolência maior do que um único episódio de sono. O estudo no campo revelou que para a maioria das trabalhadoras que dormem mais de um episódio de sono ao longo das 24 horas e que se auto-avaliaram como bem-adaptadas, a fragmentação do sono pode ser interpretada como uma estratégia de adaptação. Entretanto, há trabalhadoras que apesar de se auto-avaliarem como bem-adaptadas não fragmentam o sono. Conclue-se, portanto, que não há um único padrão de sono adequado para todos os trabalhadores e a variabilidade individual deve ser levada em consideração antes de propor uma específica estratégia de sono como estratégias de adaptação ao trabalho."

(http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6134/tde-01102014-145636/en.php)

Antigo, mas por ora não achei nada mais próximo da discussão.

____


E alguém se habilita a testar os métodos? No WikiHow tem tutorial:

http://pt.wikihow.com/Adotar-um-Cronograma-de-Sono-Polif%C3%A1sico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na marinha (esqueci de qual especialização, mas acho que fuzileiro naval) eles ensinam a meditar e descansar ao mesmo, sendo deitado ou em forma de meditação mesmo, isso para ficar atento mesmo em forma de descanso e também ter o controle sobre a hora de acordar. Nunca vi ninguém morrer por isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...