Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Whey Protein


Lelecoxxx

Posts Recomendados

CONHECENDO UM POUCO MAIS A WHEY PROTEIN

A composição do leite é bastante variável, em espécies diferentes, particularmente no que diz respeito aos teores de proteína, de gordura e lactose. Na Tabela 1 é representada a proporção relativa de alguns nutrientes do leite de várias espécies.

Tabela 1. Composição do leite de várias espécies de mamíferos (%)

ESPÉCIE ÁGUA PROTEÍNAS GORDURA LACTOSE

Humana 87,6 1,4 4,0 6,8

Cabra 84,7 3,9 5,0 4,2

Búfala 80,8 5,2 9,2 4,3

Veada 64,6 10,3 21,1 2,5

Elefanta 67,8 3,1 19,6 8,8

Cadela 75,4 0,3 10,9 3,2

Coelha 71,3 11,5 12,9 1,9

Baleia 62,3 12,0 22,3 1,8

Vaca 87,3 3,3 3,8 4,9

Fonte: Sgarbieri, 1996

O leite de vaca tem aproximadamente 3,5% de proteína sendo 2,9% caseína e 0,6% de proteínas do soro.

A caseína pode ser definida de maneira simplificada como a proteína precipitada do leite desnatado a um pH 4,6 a 20ºC. As proteínas que permanecem em solução, nestas condições, podem ser obtidas por precipitação com sulfato de amônio. Quando a caseína é removida do leite desnatado, o líquido remanescente recebe o nome de soro do leite.

As proteínas do soro representam cerca de 20% das proteínas do leite. As duas principais proteínas do soro a a–lactoglobulina e ß–lactoglobulina perfazem 70-80% das proteínas totais do soro. Além destas são encontradas a soroalbumina, imunoglobulinas, lactoferrina, transferrina, enzimas, etc.

A ß–lactoglobulina está ausente no leite humano, mas é o maior peptídeo do soro do leite bovino, representando cerca de 3,2g/L. Além disso, apresenta maior teor de aminoácidos de cadeia ramificada (cerca de 25,1%) (Branched Chain Amino Acid – BCAA), que são importantes para a manutenção tecidual e prevenção de ações catabólicas durante o exercício. Mais informações a respeito dos efeitos dos BCAAs sobre a performance e a composição corporal serão apresentados em matérias futuras.

Em termos quantitativos, a a–lactoglobulina é o segundo peptídeo do soro (15-25%) do leite bovino e o principal do leite humano. Caracteriza-se por ser de fácil e rápida digestão. A a–lactoglobulina é precursora da biossíntese de lactose no tecido mamário e possui a capacidade de se ligar a certos minerais, como cálcio e zinco, afetando positivamente a sua absorção. Além disso, a fração a–lactoglobulina apresenta atividade antimicrobiana.

A soroalbumina corresponde a cerca de 10% das proteínas do soro do leite. É um peptídeo de alto peso molecular, rico em cistina (aproximadamente 6%), e relevante precursor da síntese de glutationa, a qual já demonstrou apresentar propriedades antioxidantes significativas. A soroalbumina possui afinidade por ácidos graxos livres e outros lipídeos, favorecendo seu transporte na corrente sanguínea.

As imunoglobulinas (Ig’s) são proteínas de alto peso molecular. Quatro das cinco classes de Ig’s estão presentes no leite bovino (IgG, IgA, IgM e IgE), sendo a IgG a principal imunoglobulina (>90%). Suas principais ações biológicas residem na imunidade passiva e atividade antioxidante. Estas proteínas são separadas e purificadas utilizando-se várias técnicas o que permite a obtenção de diferentes concentrações de WP (Hoffman & Falvo, 2004).

Whey Protein em Pó

A WP em pó pode ser encontrada em diferentes formas e tem muitas aplicações na indústria de alimentos. Podemos encontrar a WP doce, a WP ácida (normalmente adicionada a alguns molhos para saladas), a WP desmineralizada (habitualmente utilizada como aditivo em fórmulas infantis, por exemplo), e a WP reduzida. As formas desmineralizada e reduzida costumam ser utilizadas nos suplementos esportivos.

Whey Protein Concentrada (WPC)

O processo remove a água, lactose, cinzas e alguns minerais. Além disso, em comparação com a Whey Protein isolada (WPI) a WPC normalmente contém mais componentes biologicamente ativos. A Tabela 2 apresenta a composição centesimal da WPC.

Tabela 2. Composição da WPC em 100g

Kcal Proteína Lipídeos Carboidratos Ferro Sódio Cálcio

414 80g 7g 8g 1,2mg 170mg 600mg

Adaptado: Haraguchi; Abreu; De Paula, 2006

Whey Protein Isolada (WPI)

Proteínas isoladas são a fonte protéica mais pura. A WPI contém cerca de 90% de concentração protéica ou mais (Tabela 3). Durante o processamento da WPI há uma significativa remoção de gorduras e lactose. Desta forma, indivíduos intolerantes à lactose podem utilizar seguramente esta proteína. Apesar da sua concentração protéica ser a mais elevada, frequentemente contém proteínas que são desnaturadas durante o processo de manufaturação. A desnaturação de uma proteína envolve a quebra da sua estrutura perdendo bandas peptídicas e reduzindo e sua eficiência.

Tabela 3. Composição das diferentes apresentações da Whey Protein (%)

Nutriente Proteína Lactose Gordura

WP em pó 11 – 14,5 63 – 75 1 – 1,5

WPC 25 – 89 10 – 55 2 - 10

WPI 90+ 0,5 0,5

Fonte: Hoffman & Falvo, 2004

Todos os constituintes da WP fornecem elevadas concentrações de aminoácidos essenciais (aqueles que o nosso organismo não é capaz de sintetizar), incluindo os de cadeia ramificada (Branched Chain Amino Acid – BCAA), que são importantes para a manutenção tecidual e prevenção de ações catabólicas durante o exercício. Mais informações sobre os efeitos dos BCAAs sobre a performance e a composição corporal serão apresentados em matérias futuras.

Além da grande importância para a alimentação (boa composição em aminoácidos essenciais, elevada digestibilidade) as proteínas do leite encontram aplicações industriais. Na indústria de alimentos são muito utilizadas na formulação de produtos pelas suas propriedades funcionais (ex. espumantes, emulsificantes1, geleificantes2, etc.).

GLOSSÁRIO

1 - Os agentes emulsificantes (ou surfactantes) são substâncias adicionadas às emulsões para aumentar a sua estabilidade tornando-as razoavelmente homogêneas.

2 – Os agentes geleificantes têm a capacidade de formar um gel ou de coagular um líquido.

REFERÊNCIAS

1. SGARBIERI, V. C. Proteínas em Alimentos Protéicos. São Paulo: Livraria Varela, 1996.

2. HARAGUCHI, F. K.; ABREU, W. C.; DE PAULA, H. Proteínas do soro do leite: composição, propriedades nutricionais, aplicações no esporte e benefícios para a saúde humana. Revista de Nutrição, v. 19, n. 4, p. 479-488, 2006.

3. HOFFMAN, J. R. & FALVO, M. J. Protein- Which is best? Journal of Sports Science and Medicine, v. 3, p. 118-130, 2004.

Espero que contribua em mais algo.

Recebi em NEWS LETTER.

Há-BRAÇOS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...