Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Treino Musculação E Lutas No Mesmo Dia, O Que Fazer Com A Dieta E Suplementação?


Nico

Posts Recomendados

9742403.jpg
Treino Musculação e Lutas no mesmo dia, o que fazer com a dieta e suplementação?




É cada vez mais comum encontrarmos praticantes de luta que complementam seus treinos com musculação visando otimizar a performance; e também praticantes de musculação que complementam seus treinos com luta, devido ao prazer que estas atividades proporcionam e/ou visando aumentar o gasto energético.

Algumas pessoas possuem a condição de intercalarem um treino de luta com um treino de musculação, evitando a prática das duas modalidades no mesmo dia, mas em muitos casos, principalmente em se tratando de atletas competitivos, acaba sendo inevitável a realização das duas atividades no mesmo dia.
Sem dúvida, nessas condições, o processo recuperativo é de extrema importância, sendo que a nutrição exerce papel fundamental neste aspecto. A periodização logicamente é fundamental, sendo que quando temos um intervalo de pelo menos 6 horas entre a atividade acessória e a atividade principal (que variará de acordo com cada indivíduo e seus objetivos), o processo é facilitado, mas muitas vezes temos que trabalhar de acordo com a disponibilidade de horário do indivíduo.
Algumas considerações gerais devem ser respeitadas na dieta, como por exemplo, garantir um ótimo aporte de nutrientes antioxidantes (vitamina C, vitamina E, selênio, bioflavonóides, ácido alpha-lipóico, etc); uma adequada alimentação/suplementação pré e pós treino; além de manter uma alimentação adequada ao longo do dia, respeitando um fracionamento adequado entre as refeições.
No dia a dia de prática clínica trabalhando constantemente com pessoas nessas condições, sempre observo algumas dúvidas similares entre os atletas/esportistas, as quais tentaremos elucidar neste artigo com algumas dicas. 1º treino no período da manhã e 2º treino no período da tarde. Essa seria uma ótima configuração, especialmente se os dois treinos mantiverem um espaço temporal de 6 horas entre eles.
Desta forma, conseguiríamos 1 ou 2 refeições antes do 1º treino e outras 2 ou 3 refeições entre os treinos. A suplementação sugerida seria aquela específica para as atividades.
Exemplo qualitativo de suplementação para um indivíduo não atleta com treinamento de intensidade moderada.
Primeiro treino (musculação com duração de 40 minutos):
- Logo antes: Maltodextrina + whey protein com água.
- Durante o treino: apenas água.
- Imediatamente após o treino: whey protein + dextrose + creatina com água.
Segundo treino (luta com duração de 90 minutos):
- Logo antes: repositor energético rico em eletrólitos com água.
- Durante o treino: repositor energético rico em eletrólitos com água.
- Imediatamente após o treino: repositor energético rico em eletrólitos + whey protein com água.
1º treino logo cedo e 2º treino no fim da noite:
Esse caso, o atleta deveria se preocupar com a ingestão de carboidratos logo depois do treino da noite (além da suplementação pós-treino), visando não acordar com as reservas de glicogênio totalmente depletadas.
Antes do treino logo pela manhã, deve-se objetivar uma alimentação rica em carboidratos e proteínas de rápida absorção. O uso de maltodextrina (em atividades com duração inferior a 1 hora); ou um repositor energético rico em eletrólitos (em atividades com duração superior a 1 hora) seria recomendado neste 1º treino.
Após os 2 treinos, a suplementação (no mínimo) com proteína e carboidrato de rápida absorção (whey protein e dextrose) teria grande auxílio no processo recuperativo. Lembrando que esses suplementos sempre deveriam ser dissolvidos em água visando acelerar a velocidade de absorção.
Exemplo qualitativo de suplementação para um indivíduo atleta com treinamento de intensidade elevada:
Primeiro treino (luta com duração de 120 minutos):
- 30 minutos antes: arginina AKG.
- Logo antes: repositor energético rico em eletrólitos BCAAS com água.
- Durante o treino: repositor energético rico em eletrólitos com água.
- Imediatamente após o treino: whey protein + repositor energético rico em eletrólitos + BCAAS + creatina + glutamina com água.
Segundo treino (musculação com duração de 50 minutos):
- 30 minutos antes: arginina AKG.
- Logo antes: maltodextrina + whey protein + BCAAS com água.
- Durante o treino: somente água.
- Imediatamente após o treino: dextrose + whey protein + glutamina + BCAAS + creatina com água.
Os 2 treinos em sequência.
Esta é a configuração mais comum para aqueles indivíduos que não possuem a disponibilidade de tempo para irem até a academia duas vezes no mesmo dia. Neste caso, a nutrição exerce papel fundamental para garantir a performance, principalmente na segunda atividade. Novamente, a suplementação alimentar é de grande valia, pois precisamos fornecer nutrientes sem proporcionar um retardo no processo digestivo, o que atrapalharia em grande magnitude a performance.
- Já antes do primeiro treino, recomendaria o uso de algum repositor energético rico em eletrólitos (considerando que o tempo total em atividade física será superior a 1 hora).
- Entre as atividades, uma suplementação novamente com um repositor energético rico em eletrólitos, associado com uma proteína de rápida absorção (whey protein) é uma ótima ideia visando manter os níveis de glicogênio e evitar o catabolismo e queda na performance.
- No término do segundo treinamento, uma suplementação imediatamente após com proteína de rápida absorção (whey protein) associada de carboidratos de rápida absorção (dextrose) se faz necessária visando otimizar o processo recuperativo, pensando inclusive já no treinamento do dia seguinte.
Exemplo qualitativo de suplementação para um indivíduo não atleta com treinamento de intensidade moderada:
Primeiro treino (luta com duração de 60 minutos) seguido pelo segundo treino (musculação com duração de 40 minutos):
- Logo antes do 1º treino: repositor energético rico em eletrólitos + BCAAS com água.
- Durante o 1º treino: repositor energético rico em eletrólitos com água.
- Entre os treinos: repositor energético rico em eletrólitos + whey protein + BCAAS com água.
- Durante o 2º treino: somente água.
- Imediatamente após o 2º treino: whey protein + dextrose + creatina + glutamina + BCAAS com água.
**Vale lembrar que assim como em qualquer outro aspecto, a individualidade biológica deve ser considerada.
Os exemplos acima expostos servem apenas como uma direção e não devem ser vistos como uma prescrição. Não existe receita ou regra que se aplique para todos! Um programa nutricional totalmente direcionado para as necessidades de cada indivíduo e seu respectivo treinamento deve sempre ser elaborado pelo seu nutricionista esportivo.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Ele näo falou nenhuma novidade...

Acho uma pena que o autor tenha citado no início o conjunto alimentacäo/suplementacäo, mas na hora de dar dicas só falou de suplementos.

Mas dá pra extrapolar e tirar desse monte de pó, e dinheiro, uma nocäo de como montar uma alimentacäo adequada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...