Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tipos De Gorduras


Bad Girl

Posts Recomendados

Não é gordura hidrogenada, pois este tipo de gordura (hidrogenada) estaria incluso ou nas gorduras saturadas ou nas gorduras trans ou em ambas.

Quando uma tabela mostra:

6g Gordura total

Das quais:

2g Saturada

0g Trans

Nisso está implícito que existem mais 4g de gorduras mono-insaturadas, ou poli-insaturadas, ou ambas.

Como a ciência há anos atrás associou o consumo alto de gorduras saturadas e trans à um aumento nas chances de contrair doenças coronárias e cardiovasculares em geral, as tabelas nutricionais dos alimentos foram obrigadas a mostrar o teor de gorduras saturadas e trans nas embalagens dos alimentos.

Então, como as gorduras poli-insaturadas e mono-insaturadas ficaram com a fama de "boazinhas", então as tabelas nutricionais não foram obrigadas a mostrar as quantidades desses tipos de gordura, a´te pq vc pode subtrair as saturadas e trans das gorduras totais.

Mostre-me a ciência por trás dessa associação... Será que foi realmente CIÊNCIA? Acho que não. Aliás, gorduras trans "sintéticas, produzidas pelo homem" NÃO tem nenhuma relação com gordura saturada. :D

Editado por Victal
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Respostas 30
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mostre-me a ciência por trás dessa associação... Será que foi realmente CIÊNCIA? Acho que não. Aliás, gorduras trans "sintéticas, produzidas pelo homem" NÃO tem nenhuma relação com gordura saturada. :D

Victal, me corrija caso eu esteja errado, mas me parece que você cometeu um engano, interpretando que a gordura citada no trecho que você destacou no comentário do Brunobyof é saturada e trans ao mesmo tempo. Leia novamente, o que ele disse é que a ingestão excessiva de algum (ou de ambos) dos DOIS TIPOS de gorduras (gordura trans e gordura saturada) está associada ao aumento de risco de desenvolver doenças cardiovasculares. E isto é fato, em qualquer base de dados você encontrará estudos que corroboram com a afirmação dele.

Abraço

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi o que você quiz dizer com seu post.

Vc não acredita no que eu falei, é isso?

Basta dar uma pesquisada no google e ler alguns artigo e estudos recentes sobre gorduras.

E qual a relação que meu post deixou subentender que haveria entre trans e saturadas?

Não existe distinção nas tabelas nutricionais de gorduras trans para gorduras parcialmente hidrogenadas.

Gorduras totalmente hidrogenadas, seja qual for o processo que as tornou totalmente hidrogenadas, só podem ser saturadas e não podem ser trans.

Gorduras parcialmente hidrogenadas, seja qual for o processo que as tornou parcialmente hidrogenadas, podem ser trans ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victal, me corrija caso eu esteja errado, mas me parece que você cometeu um engano, interpretando que a gordura citada no trecho que você destacou no comentário do Brunobyof é saturada e trans ao mesmo tempo. Leia novamente, o que ele disse é que a ingestão excessiva de algum (ou de ambos) dos DOIS TIPOS de gorduras (gordura trans e gordura saturada) está associada ao aumento de risco de desenvolver doenças cardiovasculares. E isto é fato, em qualquer base de dados você encontrará estudos que corroboram com a afirmação dele.

Abraço

A relação a qual me refiro é o fato de ele dizer que ambas estão relacionadas a doenças cardiovasculares, entendeu?

Abraços

Não entendi o que você quiz dizer com seu post.

Vc não acredita no que eu falei, é isso?

Basta dar uma pesquisada no google e ler alguns artigo e estudos recentes sobre gorduras.

E qual a relação que meu post deixou subentender que haveria entre trans e saturadas?

Não existe distinção nas tabelas nutricionais de gorduras trans para gorduras parcialmente hidrogenadas.

Gorduras totalmente hidrogenadas, seja qual for o processo que as tornou totalmente hidrogenadas, só podem ser saturadas e não podem ser trans.

Gorduras parcialmente hidrogenadas, seja qual for o processo que as tornou parcialmente hidrogenadas, podem ser trans ou não.

Não é questão de não acreditar em você, mas eu simplesmente não concordo, meu pensamento é completamente diferente. Aliás, quando estamos falando de gordura hidrogenada, é preciso deixar claro que é a gordura VEGETAL hidrogenada (GVH), certo? Assim, pelo que você diz, tem certeza que não há nenhuma diferença entre gorduras saturadas, que são perfeitamente naturais, e gorduras vegetais hidrogenadas, nem um pouco naturais? Bom artigo para leitura: GVH.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fato da gordura ser saturada ou não, está relacionada com a quantidade de insaturações na cadeia carbônica. Assim, uma gordura vegetal que passa pelo processo de hidrogenação total, perde todas as suas duplas ligações, e por isso é uma gordura saturada - pela ausência de dupla ligação, ela se torna saturada de hidrogênio. E isto independe de ser obtido naturalmente ou por meios sintéticos. E isso é explicado no próprio texto que você enviou "Gordura saturada é aquela cujas moléculas têm todas as ligações com carbono ocupadas por átomos de hidrogênio". É isto que define a saturação de uma gordura, e não o fato de ser obtido de uma fonte ou outra. Isso é química orgânica básica. No caso, para uma gordura hidrogenada ser trans, isto somente é possível se for um processo de hidrogenação parcial (mais empregado), pois a ocorrência de isômeros cis ou trans depende da presença da dupla ligação.

http://www.scielo.br/pdf/qn/v30n5/a43v30n5.pdf bom artigo para leitura.

Este artigo também comenta sobre os riscos cardiovasculares relacionados ao consumo excessivo de gordura trans e gorduras saturadas. Este risco se dá por conta das semelhanças estruturais e físico-químicas dos dois tipos de gorduras, e não simplesmente por ser obtida artificialmente. Procure mais a respeito no pubmed, ao invés de perder tempo com leituras de fontes sem credibilidade.

Veja que não é uma questão de concordar ou não, e sim de obter informações confiáveis e resgatar conhecimentos básicos do ensino médio. Nossa intenção aqui não é desacreditar ninguém, e sim compartilhar informações corretas.

Abraço

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuo com o mesmo ponto. Embora eu não tenha conhecimento suficiente (ainda) para falar sobre bioquímica, eu acho praticamente impossível, num processo de hidrogenação, uma gordura vegetal insaturada ficar igual a uma saturada. Pelo que você diz, basta pegar uma gordurada insaturada, saturá-la com hidrogênios e pronto, há uma gordura saturada, idêntica àquela obtida naturalmente... Sinceramente, para mim isso é ser simplista e não me parece a verdade. Só porque uma gordura foi hidrogenada, não posso chamá-la de saturada a fim de caracterizá-la do ponto de vista da bioquímica, isso só seria permitido se usasse a palavra saturada como mero adjetivo, podendo substituir por repleta e cheia.

Aliás, fale mais sobre problemas cardiovasculares relacionados ao consumo de gorduras saturadas, eu adoraria ouvir... Você sabia que 100 anos atrás quase não havia ataques cardíacos? É, depois que começaram a substituir as gorduras saturadas por gorduras "melhores" (até tremo quando penso nisso...) essa situação mudou radicalmente.

Se as recomendações dos centros de saúde funcionassem, por que nada melhora? A vida das pessoas continua piorando cada vez mais e as recomendações são sempre as mesmas... Onde está o erro?

Eu não perco meu tempo lendo fontes "sem credibilidade", até achei muito desrespeitosa sua colocação; só porque o cara não compartilha o mesmo pensamento que a maioria, ele não tem credibilidade? O que seria fonte de credibilidade? Seria aquilo que propaga ainda mais fortemente a ortodoxia ignorante vigente? Realmente, insistir no que nunca funcionou é insanidade, logo somos comandados por pessoas insanas... <_<

Reforçando a pergunta, qual é o problema com as saturadas? Só não vale dizer que aumenta o colesterol LDL (também aumenta o HDL...), porque isso seria um benefício, se analisarmos bem... :whistle:

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuo com o mesmo ponto. Embora eu não tenha conhecimento suficiente (ainda) para falar sobre bioquímica, eu acho praticamente impossível, num processo de hidrogenação, uma gordura vegetal insaturada ficar igual a uma saturada. Pelo que você diz, basta pegar uma gordurada insaturada, saturá-la com hidrogênios e pronto, há uma gordura saturada, idêntica àquela obtida naturalmente... Sinceramente, para mim isso é ser simplista e não me parece a verdade. Só porque uma gordura foi hidrogenada, não posso chamá-la de saturada a fim de caracterizá-la do ponto de vista da bioquímica, isso só seria permitido se usasse a palavra saturada como mero adjetivo, podendo substituir por repleta e cheia.

Aliás, fale mais sobre problemas cardiovasculares relacionados ao consumo de gorduras saturadas, eu adoraria ouvir... Você sabia que 100 anos atrás quase não havia ataques cardíacos? É, depois que começaram a substituir as gorduras saturadas por gorduras "melhores" (até tremo quando penso nisso...) essa situação mudou radicalmente.

Se as recomendações dos centros de saúde funcionassem, por que nada melhora? A vida das pessoas continua piorando cada vez mais e as recomendações são sempre as mesmas... Onde está o erro?

Eu não perco meu tempo lendo fontes "sem credibilidade", até achei muito desrespeitosa sua colocação; só porque o cara não compartilha o mesmo pensamento que a maioria, ele não tem credibilidade? O que seria fonte de credibilidade? Seria aquilo que propaga ainda mais fortemente a ortodoxia ignorante vigente? Realmente, insistir no que nunca funcionou é insanidade, logo somos comandados por pessoas insanas... <_<

Reforçando a pergunta, qual é o problema com as saturadas? Só não vale dizer que aumenta o colesterol LDL (também aumenta o HDL...), porque isso seria um benefício, se analisarmos bem... :whistle:

Abraços!

,

Sobre a primeira questão levantada "Embora eu não tenha conhecimento suficiente (ainda) para falar sobre bioquímica, eu acho...": eu não vou discutir com alguem que ACHA alguma coisa e não tem conhecimentos de fatos corroborem com suas afirmações. É melhor você ler mais a respeito, pra não passar vergonha. Eu te dei fatos; você me deu achismos. Uma coisa é você ter uma opinião divergente sobre a eficácia de um determinado suplemento, devido à sua experiência de uso. Outra coisa é você discordar de algo exato como a química.

Só pra te esclarecer, diversas coisas na natureza podem ser obtidas artificialmente. Atualmente, há diversos fármacos que foram originalmente isolados de plantas ou microrganismos, e são hoje sintetizados em laboratório. Sem falar naqueles que são extraídos de fontes naturais e passam por reações químicas para alterar a molécula de modo a ter uma ação melhor. Quem dirá acrescentar hidrogênios à ácidos graxos vegetais e levá-los à saturação! Se até o próprio corpo humano é capaz de converter carboidratos em gordura, como é que não podemos, em um laboratório, obter um tipo de gordura a partir de outro? Como você mesmo colocou, o termo "saturado" se refere ao fato de estar "cheio de hidrogênios". Não importa se esta hidrogenação é natural ou obtida por meio sintético. Se for seguir o seu raciocínio, então também seria errado a denominação "trans" quando essa conformação for adquirida pelo processo de hidrogenação sintética. Estas discriminações são de cunho químico, não por ser sintética ou natural.

Quanto às fontes sem credibilidade, não me refiro ao autor propriamente, mas sobre de onde você retirou este artigo, pois qualquer um pode criar uma página de internet e falar o que quiser, sem critérios. Quando utilizamos artigos retirados de bases de dados confiáveis, submetidos à editores especializdos, como bireme, pubmed, revistas reconhecidas como journal of the international society of sports nutrition e afins, aí sim, você pode considerar como uma informação confiável. Eu não fiz o comentário com o fim de desrespeitar, apenas de te direcionar no sentido de buscar informações em fontes apropriadas.

Quanto à antigamente, pra começar: não existiam automóveis, computador, etc, portanto, as pessoas caminhavam mais, se moviam mais, eram fisicamente ativas; não existiam fast foods e afins, as pessoas tinham uma alimentação infinitamente mais saudável. Por esses dois motivos básicos, as pessoas em geral não tinham excesso de gordura saturada. Pois o grande problema, não é o fato da gordura ser saturada, pois até a gordura saturada è necessária ao corpo humano, como para a formação e função das membranas celulares e para a síntese de sais biliares, de hormônios esteróides e da vitamina D. O problema é o seu excesso, que como você mesmo insinuou, aumenta o LDL. Não adianta ter somente o HDL em níveis saudáveis (que aliás, não dependem das gorduras saturadas), se o LDL estiver acima dos limites. Entre outras coisas, o LDL se acumula nas paredes das artérias, formando placas de ateroma, o que pode levar à hipertensão, IAM, entre outros problemas cardiovasculares. E por fim, se você acha que com estas recomendações a saúde não melhora, como é que você explica o fato da estimativa de vida aumentar cada vez mais?

Abraço

Editado por Marombônimo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só porque uma gordura foi hidrogenada, não posso chamá-la de saturada a fim de caracterizá-la do ponto de vista da bioquímica, isso só seria permitido se usasse a palavra saturada como mero adjetivo, podendo substituir por repleta e cheia.

Mas esse é o significado de saturada. Molecularmente falando, significa que ela possui o máximo número de hidrogênios possível em sua cadeia. Ou seja, ela está saturada de hidrogênios.

As gorduras insaturadas diferem das saturadas em muitas coisas, mas ao hidrogená-las até a saturação, você faz com que a gordura (os ácidos graxos) se tornem iguais aos ácidos graxos das gorduras saturadas. Eles adquirem uma nova conformação no espaço, de acordo com a nova configuração de quantidade de hidrogênios, e ficam iguais às gorduras saturadas, independentemente se vieram de gorduras insaturadas vegetais, animais ou qq coisa.

Veja a wiki sobre hidrogenação, como confirma o que eu to falando:

http://en.wikipedia....i/Hydrogenation

Aliás, fale mais sobre problemas cardiovasculares relacionados ao consumo de gorduras saturadas, eu adoraria ouvir... Você sabia que 100 anos atrás quase não havia ataques cardíacos? É, depois que começaram a substituir as gorduras saturadas por gorduras "melhores" (até tremo quando penso nisso...) essa situação mudou radicalmente

A gordura saturada não é sinônimo de doença cardíaca. Bom, ela costumava ser antigamente, quando pesquisas associaram a gordura saturada a uma quantidade elevada de colesterol, e o colesterol alto era, e ainda é, associado a doenças cardiovasculares. No entanto, existem alimentos com alto teor de gordura saturada que são isentos de colesterol, como a sotra por exemplo. E também já foi comprovado que o colesterol da dieta pouco influencia nos níveis plasmáticos de colesterol. E a gordura saturada tornou a ser uma gordura "saudável", quando consumida moderadamente, sendo que a recomendação geral seria de 10% da energia total da dieta diária.

Com relação aos outros tipos de gordura, realmente, descobriu-se que o aumento na relação do consumo de gorduras ricas em ácido alfa-linoléico (ômega-6), e a baixa no consumo de ômega-3, está diretamente relacionada à uma maior chance de desenvolver doenças cardiovasculares. No entanto, é importante lembrarque ambos ácidos graxos são importantes para o corpo, mas devem ser consumidos de forma mais adequada, quer dizer, deve-se ingerir uma relação ômega-3:ômega-6 de 1:1 como ideal ou até 4:1.

Porém, com a dieta moderna e o alto número de produtos ´ricos em ômega-6, e a escassez de alimentos ricos em ômega-3 fizeram com que muita gente passasse a levar uma dieta com essa relação muito desbalanceada, chegando até a 1:40 .... e isso desencadeou uma grande onda de pessoas com problemas cardiovasculares.

Se as recomendações dos centros de saúde funcionassem, por que nada melhora? A vida das pessoas continua piorando cada vez mais e as recomendações são sempre as mesmas... Onde está o erro?

Melhora muito sim, mas existe mesmo muita controvérsia, atraso, desinformação, falta de pesquisa, e muitos outros fatores que impedem que levemos uma vida saudável. Grande parte dessa falta de informação geral da população é mais devida à sua postura acomodada, seguindo com a dieta da mídia, ou seja, aquilo que lhes é oferecido, do que por qualquer outro motivo.

Se comêssemos aquilo que é orgânico apenas, ainda assim nã oteríamos uma dieta 100% ideal eu acredito, mas muito melhor que a atual com certeza.

Ler estudos e procurar informações internacionalmente reconhecidas é um grande passo para melhorar a sua dieta e conhecimentos de nutrição, pois aqui no brasil pouca coisa é atualizada.

Claro, nem todo mundo gosta de ficar indo atrás, prefere seguir os artigos de revistas e da TV....mas nem sempre eles estão corretos.

Eu não perco meu tempo lendo fontes "sem credibilidade", até achei muito desrespeitosa sua colocação; só porque o cara não compartilha o mesmo pensamento que a maioria, ele não tem credibilidade? O que seria fonte de credibilidade? Seria aquilo que propaga ainda mais fortemente a ortodoxia ignorante vigente? Realmente, insistir no que nunca funcionou é insanidade, logo somos comandados por pessoas insanas...

Bom isso é verdade mesmo, a maioria prefere dar credibilidade naquilo em que é mais fácil acreditar ou é mais fácil ler e conheçer. Mas se vc está falando de credibilidade internacional no meio da saúde, é bom começar a procurar por estudos reconhecidos pelo American College por exemplo e outras instituições renomadas da área que fazem análises dos estudos e os classificam como representativo ou não antes de publicá-los. Muitos estudos não valem de nada pois não utilizam métodos confiáveis ou aceitos...

Reforçando a pergunta, qual é o problema com as saturadas? Só não vale dizer que aumenta o colesterol LDL (também aumenta o HDL...), porque isso seria um benefício, se analisarmos bem..

Exatamente, qual é o problema? Nenhum. Se não fossem as gorduras saturadas, a humanidade provavelmente não teria sobrevivido até aqui, já que somos mamíferos e precisamos de leite na infância para crescer, e o leite materno é rico em gorduras saturadas, não por coincidência, mas porque ela é essencial para muitas coisas no corpo humano. Mas como quase tudo, se consumida em excesso, tem seus malefícios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marombônimo: Compreendo a questão de tentar saturar a gordura insaturada, mas eu duvido que no processo não aconteçam outras reações que tornam essa nova gordura potencialmente lesiva para nós, pelo menos de acordo com o que eu ando lendo... Sobre colesterol, temos opiniões divergentes: eu não acredito que LDL exista para entupir nossas, aliás, há muito mais além disso. Um artigo um tanto quanto técnico sobre isso é esse: colesterol.

A expectativa de vida aumenta, mas não creio se a qualidade segue o mesmo caminho...

@Brunobyof: já respondi a questão da saturação e discordo a respeito do colesterol apenas. Se quiser ler o artigo que eu postei e outros mais, pode ser interessante. Concordo sobre a relação ômega-6 e ômega-3. Ainda sou cético... O que seria excesso de gordura saturada? A própria "dieta mediterrânea" (que na verdade foi inventada) é repleta de saturadas; outros povos, como os franceses, comem altas taxas de gorduras saturadas e têm um dos melhores quadros de doenças cardíacas dos países industrializados ocidentais.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Victal: O processo de hidrogenação artificial, em muitos casos não causa a saturação por completo de todos os ácidos graxos da mistura ou solução. Dentre aqueles ácidos graxos que não foram completamente saturados, pode ocorrer um processo que inverte a posição de parte da molécula, transformando a configuração molecular dela de "cis" para "trans". isso mesmo, as famosas gorduras trans. Por´m, se ela foi saturada por completo, isso não é possível, pois para ser trans, ela necessariamente precisa ser insaturada.

LDL significa Low Density Lipoprotein. Ela é uma lipoproteína assim como o HDL também, responsável por transportar gorduras pelo corpo, inclusive o colesterol, e portanto é essencial e manter os seus níveis abaixo do recomendado é um problema assim como acima do recomendado. Ela realmente não existe para entupir as veias, mas pode fazer isso.

Sim, existem estudos mostrando que alguns países consomem enormes quantidades de saturadas e ainda assim possuem baixo risco de saúde cardiovascular. Isso mostra que a gordura saturada não é assim tão perigosa.

Existe essa recomendação de 10% das kcal do dia deverem ser provenientes de saturadas. mas isso é apenas uma recomendação .O exceso propriamente dito eu não sei dizer nem se existe um valor, pois precisaria estabelecer um limite para que haja um excesso. Mas é fato que o consumo em grande quantidade de gorduras saturadas aumenta as kcal do indivúduo, engorda ele, e posteriormente, devido ao alto teor de gordura corporal, isso sim causa um aumento no risco de saúde cardíaca do paciente.

Algumas pessoas também não possuem uma produção de colesterol adequada no fígado, sendo que produzem mais ou as vzes menos do que deveria, e aí se a dieta não form complementar o indivíduo pode ter problemas com os níveis de colesterol, desencadeados indiretamente pelo alto consumo de gorduras saturadas, ricas em colesterol.

http://books.nap.edu/openbook.php?record_id=10490&page=1325

Aki tem o repot do Institute of Medicine, com as recomendações e tudo mais.

Leia isso e pouca coisa sobrará para saber sobre macros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...