Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fitoterápicos


Urubu da Silva

Posts Recomendados

ALFAFA Medicago sativa Suas folhas contêm saponinas, que bloqueiam a produção de colesterol e previnem a formação da placa de aterosclerose. Contém isoflavonas e flavonas, que causam efeito similar ao estrógeno. É rica em vitaminas e proteínas.

ALHO Allium sativum Reduz os índices de colesterol e triglicérides. Diminui a capacidade de coagulação do sangue. É antioxidante e levemente hipertensivo, bactericida, antiviral e antifúngico. Reduz o risco de certos tipos de câncer, como os de cólon, esôfago e estômago.

ALOE Aloe vera Tem efeito laxativo, bactericida e antiinflamatório. Acelera a cicatrização.É usado também para combater os efeitos do diabetes, pois melhora a microcirculação e, em conseqüência, a oxigenação dos tecidos.

ASTRAGALUS Astragalus membranaceus Estimula o sistema imunológico, aumentando a formação de glóbulos brancos. Por isso, é usado em pacientes com câncer, como suporte da quimioterapia. Combate gripe e inflamações de garganta.

BILBERRY Vaccinium myrtillus É antioxidante. Melhora o fluxo sangüíneo capilar e venoso e fortalece a parede dos vasos. É usado em aterosclerose, catarata, diabetes, degeneração macular, retinopatias, varizes etc.

BIOFLAVANÓIDES Agem como antiinflamatórios, anti-histamínicos e antivirais. Potencializam a ação da vitamina C. BOSWELLIA Boswellia serrata É antiinflamatório e seu uso prolongado não causa problema. Bom para bursite, osteoartrite e artrite reumatóide.

BROMELAINA Enzima digestiva contida na abacaxi, com ação digestiva. Por esse motivo, o abacaxi é uma das poucas frutas recomendáveis após as refeições. Encontrada na forma de suplementos, auxilia a digestão de proteínas e vegetais e também apresenta propriedades antiinflamatórias.

CALÊNDULA Calendula officinalis Seu princípio ativo são flavanóides, com atividade antiinflamatória. Suaviza os efeitos de queimaduras leves.Usado contra eczemas e para a cicatrização de feridas. Em forma de creme, é indicada para gestantes.

CAMOMILA Matricaria recutita Atua como antiinflamatório, antiespasmódico e relaxante muscular, principalmente no trato intestinal.

CÁSCARA SAGRADA Rhamnus purshiani cortex Estimula o trânsito intestinal, sendo portanto indicada para quem sofre de constipação. Seu uso crônico pode causar perda de eletrólitos, especialmente potássio, e enfraquecimento do cólon.

CAT’S CLAW Uncaria tomentosa Antiinflamatório e antioxidante, também estimula o sistema imunológico. É contraindicado em doenças auto-imunes.

CAYENNE Capsicum annuum Alivia dores e coceiras, agindo sobre os nervos sensitivos. É usado em neuropatias diabéticas, psoríase, artrite reumatóide, herpes e nevralgias pós-herpéticas.

CHÁ VERDE Camellia sinensis Diminui o colesterol total e melhora o bom colesterol (HDL Colesterol). Reduz a capacidade de coagulação do sangue e abaixa a pressão arterial. Diminui os riscos de diversos tipos de câncer por estimular o sistema imunológico.

CLOROFILA É antiinflamatória, antioxidante e cicatrizante. É eficiente na produção de glóbulos vermelhos nos processos de anemia. Estimula a desintoxicação e o trânsito intestinal. Reduz o mau hálito, o odor das fezes, da urina e de feridas infectadas.

COHOSH Cimicifuga racemosa Contém isoflavona, sendo usado na menopausa para atenuar as ondas de calor. Alivia dores menstruais e espasmos uterinos. É prejudicial a gestantes e não deve ser usada por quem amamenta.

CRAMBERRY Vaccinium macrocarpon Atua contra a colonização de bactérias no trato urinário.

DIM Diindalylmethane Regula as taxas de estrogênio no sangue e melhora o seu metabolismo. Inibe a proliferação celular, diminuindo o risco de câncer. Atua sobre os tecidos dos seios, do colo do útero e da próstata. Não deve ser usado por quem toma anticoncepcional.

DONG QUAI Angelica sinensis Promove o equilíbrio hormonal – alivia sintomas da menopausa e da TPM. Tem ação antiespasmódica. Combate a insuficiência vascular periférica. Nas mulheres, minimiza o cansaço e aumenta a vitalidade, tendo o efeito tônico semelhante ao do Ginseng.

ECHINACEA Echinacea purpurea, Echinacea angustifolia Fortalece o sistema imunológico, aumentando a quantidade de glóbulos brancos e o interferon, o que é importante no combate a infecções, como gripes e resfriados.

EPHEDRA Ephedra sinica Seu princípio ativo são os alcalóides de efedrina e pseudo-efedrina. Estimula o sistema nervoso central, dilata os brônquios, eleva a pressão arterial e a freqüência cardíaca. Também promove a perda de peso.

FEVERFEW Tanacetum parthenium Melhora o tônus dos vasos sangüíneos. Combate a formação de coágulos. Inibe a liberação de certas moléculas, como a serotonina e alguns mediadores químicos. Reduz a severidade, a duração e a freqüência de enxaquecas.

GENGIBRE Útil na prevenção de Aterosclerose, suporte quimioterápico, enxaqueca, náuseas matinais e de movimento e artrite reumatóide. É um tônico clássico para o sistema digestivo, protegendo o estômago contra irritações pelo álcool e pelo uso de antiinflamatórios não esteróides. Seus efeitos colaterais são raros, embora pessoas sensíveis possam experimentar epigastralgias. Pode ser usado na gestação, mas não por todo o período.

GINKGO BILOBA É antioxidante e previne doenças como aterosclerose. Melhora as funções cerebrais e do sistema nervoso central. Atua na regeneração de células que compõem os nervos. Apresenta efeitos colaterias raros, como cefaléia e desconfortos gástricos.

GINSENG Possui princípios ativos que aumentam a energia. Minimiza os efeitos do estresse. Melhora a performance intelectual e física. Não deve ser consumido por grávidas e por quem está amamentando.

GOLDENSEAL Hydrastis canadensis Combate inflamações do trato respiratório, digestivo e urinário. Apresenta atividade antimicrobiana. Associado a Echinácea, costuma ser usado contra gripes e resfriados.

GOTUKOLA Centella asiatica Melhora as funções mentais. Atua contra diversas doenças sistêmicas, como reumatismo e hipertensão arterial. É usado no tratamento de insuficiência venosa crônica e de varizes. Acelera a cicatrização de úlceras.

GUARANÁ Paullinia cupana Estimula o sistema nervoso central. Aumenta a taxa metabólica. Combate a fadiga. Promove o emagrecimento e melhora a performance dos atletas. Pode causar insônia, ansiedade, palpitações e hiperatividade. Deve ser evitado durante a gestação e a lactação.

HORSETAIL Equisetum arvense Rico em sílica e em diversos flavanóides, é diurético, fortalece o tecido conectivo, tem propriedades antiartríticas e papel importante na composição de ossos e cartilagens.

ISOFLAVONAS São as formas mais comuns de fitoestrogênio. Previnem a osteoporose e diversos tipos de câncer, especialmente de mama, útero e próstata. Também atuam como antioxidantes.

KAWA-KAWA Piper methysticum Combate a ansiedade. É analgésico, relaxante muscular e anticonvulsivante. Não deve ser usado por gestantes ou por quem esteja amamentando, nem associado a álcool, antidepressivos ou drogas antipsicóticas.

LICORICE Glycyrrhiza glabra Antioxidante, antiinflamatório e antiviral, inibe a degradação do cortisol produzido pelo organismo e colabora na regeneração das células do trato digestivo e do fígado.

MAITAKE Grifola frondosa Equilibra o sistema imunológico, sendo, por isso, muito usado em pacientes com câncer e Aids. Apresenta bons resultados em diabéticos, hipertensos, obesos e indivíduos com colesterol elevado (hipercolesterolemia).

MASTICA É eficiente na proteção da saúde gastrointestinal, agindo contra bactérias patogênicas que residem no estômago, como a Helicobacter pylori, que causa a úlcera. NETTLES Urtica dioica É antiinflamatório. Age sobre os hormônios sexuais, o que explica seu uso nos casos de hiperplasia prostática.

OLIVE LEAF Efetivo contra viroses, fungos e bactérias. Protege contra infecções viróticas como no HIV, herpes vírus e gripe virótica. PASSIFLORA Passiflora incarnata É relaxante. Combate a ansiedade e é bastante usado contra a insonia.

PAU D’ARCO Tabebuia impetiginosa Tem importante propriedade antifúngica. Usa-se em tratamentos de câncer, lupus e doenças infecciosas.

PROANTHOCIANIDINAS Sua principal função é como antioxidante. Estabiliza colágeno e elastina, proteínas vitais no tecido conectivo, músculos e vasos sangüíneos.

PSYLLIUM Plantago ovata Rico em fibras e mucilage, promove bons hábitos intestinais. Age como desintoxicante em constipação e diarréia, e em casos de hemorróidas, colesterol e triglicérides elevados, aterosclerose, obesidade e dietas para emagrecer.

PYGEUM Pygeum africanum Tem efeito antiinflamatório. Combate inchaços e é descongestionante. Reduz a Prolactina e o colesterol na próstata. É empregado em casos de hiperplasia de próstata.

QUERCITINA Age como anti-histamínico e tem atividade antiinflamatória. É um antioxidante potente. Promove o bloqueio da enzima que causa acúmulo de sorbitol, que tem sido relacionado com lesões em nervos, olhos e rins de diabéticos.

RUTINA É antioxidante. Melhora as paredes dos vasos sangüíneos. Reduz a agressão plaquetária e a pressão intra-ocular em indivíduos com glaucoma.

SAW PALMETTO Serenoa repens É antiinflamatório e tem efeitos benéficos nos casos de hiperplasia benigna da próstata.

SELÊNIO Ativa a enzima antioxidante glutatona peroxidase, que protege o organismo contra o câncer. Sua deficiência aumenta o risco de doença cardíaca, câncer, e acelera o envelhecimento de todos os tecidos.

SHITAKE Leutinau edodes Oferece nutrientes como vitaminas, sais minerais, proteína, gordura, carboidratos e fibra. Estimula o sistema imunológico. Atenua a infecção da hepatite B. É utilizado como suporte quimioterápico e para aumentar as defesas em pacientes com Aids.

SILIMARIN Silybum marianum Fitoterápico também conhecido como Milk Thistle, é um potente antioxidante. Dificulta a entrada de toxinas nas células do fígado. Na presença delas, ajuda a removê-las.

ST JOHNS WORT Hiperycum perforatum

TRIBULUS TERRESTRES Promove melhora do rendimento físico em atletas. Aumenmta a potência sexual.

TUMERIC Curcuma longa Potente antioxidante. Protetor hepático contra compostos tóxicos. É antiinflamatório. Reduz a agregação plaquetária. Tem efeito benéfico em aterosclerose, artrite reumatóide, bursite e inflamações em geral.

VALERIANA Contém óleos essenciais que apresentam propriedades sedativas. Combate a insônia.

VIMPOCETINA Fortalece a memória. Reduz vertigens. Melhora a acuidade visual. É empregado no tratamento de disfunções do sistema circulatório cerebral, perda de memória, dor de cabeça, descoordenação de movimentos e alteração da capacidade de se expressar.

VITEX Aumenta a produção de progesterona, ajudando a regular o ciclo hormonal feminino. Combate a infertilidade feminina. É usado em casos de metrorragia (menstruação intensa), síndrome pré-menstrual e na menopausa.

WHITE WILLOW Salix alba

Antiinflamatório e analgésico. Empregado no combate à enxaqueca, bursite, osteoartrite e artrite reumatóide.

YOIMBE Pausinystalia yoimbe

Promove dilatação dos vasos sangüíneos. É útil no tratamento da disfunção sexual masculina. Combate a exaustão física, a depressão e o emagrecimento. Não deve ser usado em indivíduos com doença hepática ou renal, nem por quem usa drogas inibidoras da MAO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...