Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dr. Enéas E A Falácia Do Estado Mínimo


flexão29

Posts Recomendados

"Não existe Estado Mínimo ou Estado Máximo, existe o Estado Necessário." Frase fantástica, vale a pena assistir a entrevista:

Na entrevista é explicado como a Globalização e o Liberalismo são nocivos aos países como o Brasil.

Os mais novos conhecem pouco Enéas, era ele um representante da "boa direita" que já não existe mais. A que está aí é liberal, internacionalista e até mesmo racista às vezes.

Em tempo, dois doutores de verdade, um em física o outro em medicina. Ambos nacionalistas. Diferente do atual guru da direita que tem apenas a quarta série e odeia o Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

já tinha visto essa vídeo antes, o mais legal é a música de fundo :D

estado necesssário = estado mínimo. O que vai dizer se o país é forte ou não é o povo, não um aparato estatal. Ele cita "concorrencia entre raposa e galinha", porém é o nosso governo que nos colocou nessa situação de "galinha", não vai ser colocando mais estado que vai se resolver isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É a perfeição em termos de ponderação ideológica e falou o essencial que tanto PT e PSDB não falam sobre o perigo da globalização nas mãos de uma elite transnacional.

PT - Foro de São Paulo - Cuba - Fidel/China - apoiados pelos Rockfeller (e a elite apátrida)

PSDB - Vinculação direta com a elite apátrida bancária, FHC entregou patrimônio nacional nas mãos de megaespeculadores.

Dois partidos sem vergonha, são iguais.

Liberalismo e comunismo são irmãos siameses que sempre irão favorecer uma elite tanto revolucionário como burguesa.

O Estado ideal é o que dá condições para a livre iniciativa e competição, mas faz a devida regulação em áreas essenciais como educação, segurança, saúde, etc... Dr. Enéas faz muita falta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca vou entender essa ideologia liberal/libertária, fala-se da necessidade de um Estado Mínimo que não intervenha na economia e nos mercados, e que não gere distorções na produção e no consumo. Ora, mas isso nunca existiu, eu pelo menos não me lembro de nenhum lugar que isso tenha acontecido de forma evidente, afinal desde o início, o capitalismo esteve marcado pela intensa relação entre os capitalistas e os monarcas absolutistas, os quais concediam benefícios alfandegários para alguns setores específicos, proibiam exportação de ouro e prata, taxavam fortemente as mercadorias estrangeiras e oriundas da produção interna daqueles que concorriam com seus aliados, etc.

Vcs não acham essas ideias liberais e/ou libertárias um tanto quanto utópicas e irrealizáveis?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca vou entender essa ideologia liberal/libertária, fala-se da necessidade de um Estado Mínimo que não intervenha na economia e nos mercados, e que não gere distorções na produção e no consumo. Ora, mas isso nunca existiu, eu pelo menos não me lembro de nenhum lugar que isso tenha acontecido de forma evidente, afinal desde o início, o capitalismo esteve marcado pela intensa relação entre os capitalistas e os monarcas absolutistas, os quais concediam benefícios alfandegários para alguns setores específicos, proibiam exportação de ouro e prata, taxavam fortemente as mercadorias estrangeiras e oriundas da produção interna daqueles que concorriam com seus aliados, etc.

Vcs não acham essas ideias liberais e/ou libertárias um tanto quanto utópicas e irrealizáveis?

Temos alguns exemplos de países liberais, os tigres asiáticos, os EUA do séc. XIX são bons exemplos disso, embora não sendo exatamente como na teoria liberal. Libertários eu acredito que nunca existiu. No ranking de liberdade economica vc pode ver alguns países que chegam perto de ser liberais (embora não sejam de fato).

Apesar de na prática todos esses países tenham tido êxito adotando essas ideias, acho difícil ele se tornar global algum dia, pois o poder estatal + o poder economico de grandes empresas é o que dita as ordens no mundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca vou entender essa ideologia liberal/libertária, fala-se da necessidade de um Estado Mínimo que não intervenha na economia e nos mercados, e que não gere distorções na produção e no consumo. Ora, mas isso nunca existiu, eu pelo menos não me lembro de nenhum lugar que isso tenha acontecido de forma evidente, afinal desde o início, o capitalismo esteve marcado pela intensa relação entre os capitalistas e os monarcas absolutistas, os quais concediam benefícios alfandegários para alguns setores específicos, proibiam exportação de ouro e prata, taxavam fortemente as mercadorias estrangeiras e oriundas da produção interna daqueles que concorriam com seus aliados, etc.

Vcs não acham essas ideias liberais e/ou libertárias um tanto quanto utópicas e irrealizáveis?

Monarcas absolutistas que cobravam no máximo 4% de tributo.

Estado mínimo economicamente sempre existiu na história da monarquia.

Os Estados Liberais foram impostos à força (contradição inicial) e, com eles, os impostos começaram a subir absurdamente.

Um país republicano que implementou os 4% foi os EUA minarquista: http://pt.wikipedia.org/wiki/Minarquismo

"Historicamente, o país mais próximo do minarquismo puro foi os Estados Unidos durante o período de 1780 até 1913. Durante este período os Estados Unidos se transformaram de uma economia rural e primitiva, que possuía menos de 1% do volume de produção global, para o país mais rico e industrializado do mundo, com um terço da produção industrial global."

Temos alguns exemplos de países liberais, os tigres asiáticos, os EUA do séc. XIX são bons exemplos disso, embora não sendo exatamente como na teoria liberal. Libertários eu acredito que nunca existiu. No ranking de liberdade economica vc pode ver alguns países que chegam perto de ser liberais (embora não sejam de fato).

Apesar de na prática todos esses países tenham tido êxito adotando essas ideias, acho difícil ele se tornar global algum dia, pois o poder estatal + o poder economico de grandes empresas é o que dita as ordens no mundo.

São os lugares mais ricos e menos desiguais:

Clipboard01.jpg

Olha que louco, enquanto as pessoas fogem de Cuba, Hong Kong:

"Ao final da Segunda Guerra Mundial, a população de Hong Kong era de 750.000. Hoje é quase dez vezes maior: 7,1 milhões."

http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1803

Editado por FrangoEctomorfo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Clipboard01.jpg

Coincidentemente os lugares mais ricos do mapa mantiveram colônias na América, Africa e Asia e os mais pobres do mapa eram justamente essas colônias.

A Europa não é mais rica por causa de maior liberdade econômica e sim porque sugou America Latina, Africa e asia durante centenas de anos.

Sobre Hong Kong, era um porto inglês na China. Exemplos de outras cidades do tipo que eram ricas: Macau, Goa (India), Singapura, Tsingtao, todos cidades-portos de potências estrangeiras em países colonizados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...