Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A Guerra Da Frutose


MarLee

Posts Recomendados

A guerra da frutose

O néctar dos deuses ou um rápido caminho para a banha?

Por Dr. John Berardi e Ryan Andrews

"Suco vai te deixar um gordo!".

“O xarope de milho rico em frutose provoca diabetes.”

“Pare de comer frutas, “Tommy Dois queixos”!"

Você provavelmente já ouviu estes gritos de guerra antes. E amem ou odeiem, todos eles têm a ver com o mais criticado carboidrato, a frutose.

Como resultado da frutose ter de tornado uma história tão atraente na mídia, os escritores da Testosterone Dr. John Berardi e Ryan Andrews decidiram deixarem sua marca. Então, aqui vai o seu exame nesta quente disputa de carboidratos.

As caixas de suco e o homem das cavernas

O público em geral tipicamente associa a frutose com a fruta. E enquanto isso é certo desde que a frutose é uma porção dos carboidratos das frutas, a maior parte de nosso consumo diário de frutose não vem de frutas.

Na verdade, a maior parte de nossa ingestão de frutose não é à base de frutas frescas, mas a partir de xarope de milho de alta frutose (HFCS) e sacarose, sendo que ambos são encontrados em refrigerantes, alimentos processados, doces e praticamente tudo dentro de um recipiente em lata, caixa ou plástico.

HFCS perverteu o ketchup.

E não estamos comendo a frutose apenas de xarope de milho de alta frutose ou frutose em geral, também estamos a recebendo quando ingerimos sacarose (açúcar de mesa), já que é um dissacarídeo composto de glicose e frutose.

Quinhentos anos atrás, a indústria do açúcar era inexistente, e assim era a frutose em nossas dietas. O consumo de frutose era limitado a um punhado de itens como mel, tâmaras, passas, melado, e figos, que são consideradas "densas" fontes. O consumo adicional de frutose era a partir de uvas, maçãs, caquis, e bagas. Claro, vegetais e alimentos com proteínas têm uma quantidade limitada de frutose e não contribuem significativamente para a ingestão total.

Então, no fim das contas, como você deve ter percebido, nossos antepassados humanos tinham pouca exposição precoce à dieta de frutose.

Então, a indústria de açúcar veio para a cidade.

Uma fábrica de açúcar em ação.

Fábricas de açúcar encontraram maneiras mais baratas de extrair - em massa - pura sacarose da cana-de-açúcar e o xarope de milho de alta frutose do milho.

Curiosamente, o xarope de milho de alta frutose tornou-se uma fonte preferencial de sabor (adoçante) e textura na indústria de transformação de alimentos, sobretudo por razões econômicas.

O preço americano do açúcar da cana é artificialmente elevado em comparação com o preço mundial do milho. Isto é devido aos subsídios governamentais para o milho e o excesso de produção de milho para o gado. Portanto, uma vez que o milho é mais barato do que a cana-de-açúcar, o xarope de milho de alta frutose é mais barato para produzir do que o açúcar.

Pegando as vantagens econômicas desta mudança, os principais fabricantes de refrigerantes passaram o HFCS para adoçante primário em 1984. Eles não olharam para trás desde então.

Frutose por libra

Assim como o consumo de HFCS aumentou, também aumentou a epidemia da obesidade. Isso levou muitos a acreditar que há uma associação entre os dois.

Pesquisas sobre a ingestão de alimentos têm indicado que uma pessoa consome em média cerca de 79 gramas de açúcares adicionados a cada dia (cerca de 316 calorias ou 15% da ingestão calórica), sendo que metade destes estão sob a forma de frutose.

Seja ou não esse consumo elevado de frutose o que causa a obesidade ou se é apenas um sintoma de uma alimentação pobre e menos atividade em geral, isso é discutível.

Lobistas alimentares defenderam este ponto, efetivamente defendendo-se da regulamentação do governo que poderia custar à indústria de HFCS bilhões de dólares.

No entanto, o que não é discutível é o seguinte: O aumento no consumo de HFCS não esta exatamente ajudando na questão e, em nossa opinião, esse é o ponto mais importante.

Observe o acentuado aumento no consumo de HFCS.

Como a frutose difere da glicose?

Uma vez que estamos falando de açúcares, vamos destacar as diferenças entre frutose e glicose (o açúcar em que a maioria dos nossos carboidratos ingeridos se converte quando atingem a corrente sanguínea).

A frutose é absorvida através do intestino através de diferentes mecanismos que a glicose. Além disso, a frutose tem um ritmo mais lento de aceitação.

Ao contrário da glicose, frutose não estimula uma liberação de insulina substancial. A frutose é transportada para as células através de um transportador diferente do da glicose. Uma vez que a frutose esta no fígado, ela pode fornecer glicerol, a espinha dorsal de triglicérides (gordura), e assim aumentar a formação de gordura.

Algumas pessoas podem ter uma incapacidade de absorver completamente a frutose quando ingerida em doses elevadas de cerca de 50 gramas. Note, que é isso é muita frutose. Estamos falando de quatro para cinco maçãs médias. Por outro lado, um suco de 16 onças com HFCS pode fornecer cerca de 45 gramas de frutose. Olá, flatulência.

Dor engarrafada.

O consumo de glicose com a frutose ao mesmo tempo acelera a absorção da frutose. Esta é uma das razões pelas quais muitas bebidas esportivas contêm uma mistura de açúcares.

Então, como você pode ver, há algumas diferenças claras na absorção, digestão e metabolismo entre a frutose e a glicose.

Seu fígado, a leptina, e por que você ainda está comendo

O fígado é o principal lugar de metabolismo da frutose. No fígado, a frutose pode ser convertida em derivados de glicose e armazenada como glicogênio do fígado - o que é bom se você estiver fisicamente ativo.

No entanto, a capacidade do fígado para fazer isto é limitada - que não é tão bom. Com uma alta dose de uma só vez de frutose, a frutose que chega ao fígado pode ser facilmente convertida em gordura. Isso é a mais proeminente em clientes com lipídios sanguíneos elevados, resistência à insulina, ou diabetes tipo II.

Os níveis sanguíneos de frutose não estão diretamente sujeitos à regulação hormonal. Esta é uma das razões pela qual a frutose tem uma resposta de baixo índice glicêmico - o que é muitas vezes considerado um ponto positivo.

Do lado negativo, enquanto o consumo elevado de frutose pode levar à síntese de gordura, ele falha em estimular a produção de leptina.

Uma vez que a leptina é um hormônio envolvido na regulação a longo prazo do balanço energético, a diminuição da produção de leptina associada com a ingestão crônica de alta frutose pode ter efeitos nocivos sobre a regulamentação do consumo de energia e gordura corporal.

Em outras palavras, com o HFCS, você nunca obtém os sinais "estou cheio" do cérebro. Então você continua comendo.

A máquina de sexo patrocinada pelo HFCS.

Embora a frutose seja baixa na escala de glicemia e pode ajudar a repor o glicogênio no fígado em pessoas muito fisicamente ativas, a ingestão em excesso de frutose pode levar à criação de gordura no fígado, assim como um curto-circuito no nosso balanço de energia e sistemas que regulam a gordura corporal.

Como resultado, obesidade central, baixos níveis de bom colesterol, altos níveis de mau colesterol, triglicérides elevados, e pobre controle do apetite têm sido associados ao consumo de grandes quantidades de adoçantes com alta frutose.

Má absorção de frutose

Outro problema associado com o consumo de frutose é má absorção de frutose. Tal como a intolerância à lactose, alergia ao glúten, e outros problemas gastrointestinais relacionados com comidas, isso é classificado como um transtorno digestivo.

Má absorção de frutose ocorre quando as células intestinais são ruins transportadoras de frutose. O resultado é que grandes quantidades de frutose permanecem no intestino e causam inchaço, flatulência e diarréia. Delicioso.

Qual o tamanho de um problema como este? Bem, a má absorção de frutose ocorre em cerca de 30 a 40% dos norte-americanos e europeus, com apenas metade apresentando sintomas regulares.

É assim que se come uma maçã!

O que fazer com a frutose?

Após a leitura apenas desta breve resenha sobre a frutose, muitas pessoas provavelmente vão ficar receosas quando se trata de frutose. E com razão.

Mas, é importante não cometer o erro de pensar que as pequenas quantidades de frutose em frutas será um problema. Lembre-se, todos os problemas que acontecem, acontecem em doses muito elevadas de frutose, quando o glicogênio hepático está lotado.

É altamente improvável que o consumo frutas frescas, inteiras e não transformadas, irá promover desequilíbrios de energia e ganhos de gordura corporal. No entanto, é muito provável que o consumo regular sucos de frutas e alimentos ricos em frutose irá causar esses problemas.

Então, quando você deve comer suas frutas? Bem, o tempo ideal de consumir frutas - se você não tiver problemas de absorção - pode ser a primeira coisa na manhã e em torno de seus treinos.

No final, os maiores pesquisadores concluíram:

"A ingestão de frutose naturalmente presente em um estado inalterado em dietas integrais e não processadas é baixa e não suscetível de contribuir para as eventuais conseqüências negativas metabólicas."

Como sempre gosto de lembrar as pessoas: frutas inteiras são raramente, ou nunca, a causa de graves problemas de gordura corporal. Nós não conhecemos muitas pessoas que ficam na "farra da pêra" ou na "orgia de mirtilo".”

FONTE: Texto retirado do TMUSCLE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Falando na prática, eu nao vou comer tomate nem jogar numa vitamina... hahaha, prefiro comer com arroz, feijão e carne.

E tambem por que ele é mediocre de calorias e carboidratos, então não tem problema.

Acho que falou do ketchup por que ele é feito de tomate, e tomate é uma fruta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...