Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Proteína E Saúde Renal


pedroviski

Posts Recomendados

Galera, estou preocupado com minha uréia. No resultado deu 55, sendo que o ideal é de 15~40. Estou desanimado de musculação por causa disso, dei uma melhorada na dieta, não estou comendo proteína em excesso, mas esse é o resultado. Todos me acham neurótico, obcecado, que não dá bola pra saúde. Hoje me falaram que eu preciso ir á um psiquiatra porque estou obcecado por academia. E isso me desanima, quando eu acho algo que realmente me dá prazer, sempre tem algum impecilho. Já quase não posso treinar parte inferior por um problema, agora meu rim está sobrecarregado com um aumento de proteína na dieta. Sinceramente, apesar de ter perspectiva de nunca parar com os treinos, tem uma grande chance de eu não chegar nos meus objetivos (ou perto deles) por causa de certas adversidades. Isso é um pequeno desabafo, não irei falar tudo o que queria aqui. E, pesquisando na net a respeito de proteína e saúde renal, encontrei isso. Sei que muitos irão falar que isso é um mito. Eu não sei a veracidade disso, mas não duvido de nada. Tirem suas próprias conclusões.

Proteína e Função Renal

Qualquer coisa que aumente a velocidade a que os rins filtram o sangue, chamada velocidade de filtração glomerular (VFG), pode afectar negativamente a saúde dos rins. Isto pode ser muito importante para as pessoas que são susceptíveis de contrair doenças renais. Também pode ser importante para as pessoas mais velhas, pois a função renal declina com a idade. Num estudo envolvendo 2500 pessoas de idade que já tinham tido problemas renais, o consumo adicional de 15% de proteínas foi ligado a um aumento de 25% de mortalidade durante o período de acompanhamento (14 anos). É interessante notar que os vegetarianos têm uma VFG mais baixa, e que a VFG dos vegetarianos estritos (vegans) ainda é mais baixa do que a dos ovolactovegetarianos. O consumo mais baixo mas adequado de proteínas contribui para rins mais saudáveis.

Do mesmo modo, parece que o tipo de proteína ingerido também tem importância. Os investigadores mostraram que o fluxo de sangue para os rins aumenta em 20% depois de uma refeição de carne, mas não altera depois de uma refeição que contenha a mesma quantidade de proteína de soja. Nas pessoas com diabetes que não tinham doença renal, uma alimentação na qual todas as proteínas derivem de alimentos vegetais tem um efeito mais favorável sobre a função renal do que uma alimentação na qual 70% da proteína seja de origem animal.

Para as pessoas com doenças renais, é recomendada uma alimentação pobre em proteínas como meio de prevenir mais deterioração. Os pacientes com problemas renais a quem foi dada uma alimentação vegetariana que incluía proteína de soja provaram ter quantidades reduzidas de perda de proteínas nas urinas – um sinal de que a função renal tinha melhorado. Um recente estudo de oito semanas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, comparou os efeitos de uma dieta pobre em colesterol que incluía 50% de proteína de leite ou de soja. Todas as pessoas envolvidas tinham diabetes e nefropatia diabética. Tanto o colesterol no soro bem como a proteína urinária diminuíram com uma dieta de soja. Um estudo da Universidade de Kentucky mostrou resultados similares.

Noutro tipo de doença renal, que não envolve a perda de proteína na urina, alimentar os pacientes com uma dieta restritiva quanto a proteínas levou a melhoras, quer a proteína fosse de origem vegetal ou animal. Contudo, os pacientes conseguiram seguir uma dieta vegetariana pobre em proteínas mais facilmente do que uma dieta pobre em proteínas que incluísse carne.

Embora pareça que a proteína da soja afecte favoravelmente a função renal, é possível que as isoflavonas nos alimentos de soja tais como o tofu, o leite de soja e o tempeh também tenham algum impacto. Alguns problemas renais crónicos implicam o crescimento rápido de células renais, e as isoflavonas de soja podem ajudar a impedi-lo e, portanto, a abrandar o avanço da doença renal. Estudos com animais mostraram que as isoflavonas da soja reduzem, efectivamente, a excreção de proteína urinária.

A Alimentação Vegetariana e os Rins

As dietas baseadas em alimentos vegetais são as melhores para proteger os rins conforme as pessoas vão avançando na idade e as funções renais declinam.

-Os vegetarianos ingerem menos proteínas. Ingerir altas quantidades de proteínas durante muitos anos pode contribuir para a diminuição das funções renais que estão normalmente presentes conforme a idade avança.

- Os vegetarianos comem mais proteínas vegetais. A proteína animal faz com que os rins trabalhem mais e pode contribuir para o declínio da função renal mais extensamente do que a proteína vegetal. Nas pessoas que já têm doença renal, a proteína vegetal mostrou produzir uma função renal melhor do que a proteína animal.

- Os vegetarianos têm níveis mais baixos de colesterol no sangue, ingerem mais antioxidantes e têm taxas mais baixas de doenças cardíacas. Um nível elevado de colesterol no sangue está ligado às doenças renais. A patologia da doença renal é similar à da doença cardíaca.

- Os vegetarianos são menos propensos a ter diabetes. A diabetes é a causa principal da diminuição da função renal.

Protegendo a Saúde dos Rins

A chave para proteger a saúde dos rins é ter hábitos alimentares saudáveis e fazer exercício durante toda a vida.

- Mantenha um peso saudável controlando as calorias ingeridas e fazendo exercício físico regular.

- Tenha uma alimentação que evite a hipertensão. A investigação mostrou que os vegetarianos têm uma tensão arterial mais baixa do que os que se alimentam de carne. Consumir muitas frutas e vegetais e a quantidade de cálcio adequada pode também ser importante.

- Coma muita fibra.

- Evite o consumo exagerado de proteínas e obtenha a maior parte delas de alimentos vegetais. S&L

Fonte: http://www.saudelar.com/edicoes/2003/janei...nd=medicina.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Respostas 22
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Dias Populares

Mais Ativos no Tópico

A solução é simples, manter um equilíbrio que nos proporcione bem estar saudável. E claro, praticar algum exercício físico.

Boa sorte aí Pedro, aconselho vc a ter mais cautela, se tiver que parar, não pense duas vezes, afinal de contas é sua saúde que está em jogo. Força ai ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

po cara ai e foda nao desanima nao mano a vida e assim mermo todos tem problemas e nos temos de achar uma forma de driblarmos tais advercidades,sei la cara tem o esquema da creatina que se deve beber muita agua para que a creatina nao sobrecarregue os rins sera que no seu caso nao ajudaria beber mais agua?e tambem vc deve manter uma dieta bem balanceada para evitar tais probelmas

abraço Força ai pra ti

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa leitura pedroviski, vo mostrar a minha mae, ela teve uma crise renal ontem e foi parar no hospital.

curiosamente ela comeu carne de churrasco antes da crise.

Mas LuPo, como que foi essa crise? Ela tem o hábito de comer carnes em excesso? Ou ela simplesmente teve essa crise depois de ingerir

uma grande quantidade de carne nesse churrasco? O médico disse o que a respeito disso?

A solução é simples, manter um equilíbrio que nos proporcione bem estar saudável. E claro, praticar algum exercício físico.

Boa sorte aí Pedro, aconselho vc a ter mais cautela, se tiver que parar, não pense duas vezes, afinal de contas é sua saúde que está em jogo. Força ai ;)

po cara ai e foda nao desanima nao mano a vida e assim mermo todos tem problemas e nos temos de achar uma forma de driblarmos tais advercidades,sei la cara tem o esquema da creatina que se deve beber muita agua para que a creatina nao sobrecarregue os rins sera que no seu caso nao ajudaria beber mais agua?e tambem vc deve manter uma dieta bem balanceada para evitar tais probelmas

abraço Força ai pra ti

Meus exames estão todos normais, foi apenas um exame de rotina mesmo. Meu organismo tá uma máquina, apenas a uréia que tá aumentada, aliás num valor absurdo.

Eu não falei que eu estou desanimado em treinar, e sim que fica difícil atingir minhas metas de acordo com o que escrevi sobre minha uréia: tá excessivamente aumentada por causa de um aumento no consumo de proteínas, apesar que eu não exagero no consumo das mesmas. Treinar pra mim é uma das maiores prioridades da minha vida, pratico musculação não apenas pra conquistar tamanho, mas porque achei nesse esporte algo prazeroso para mim. Parar de treinar está fora de cogitação, o desânimo são devido a certos problemas: falta de apoio; sou entitulado de "neurótico" por várias pessoas, inclusive familiares; não posso treinar pernas, e agora meu exame de sangue constata excesso de uréia, provavelmente causado pelo aumento no consumo de proteínas.

@Filipe: Não tomo creatina. Se ler meu post inteiro, verá que não citei aumento de creatinina, e sim de uréia. Minha dieta é saudável, mas está com mais proteínas do que a uns meses atrás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entao pedroviski, minha mae nao é de comer muito, mas ela nao tem o habito de beber agua durante o dia, raras vezes eu a vejo tomando agua, e no almoço geralmente todo mundo toma coca zero aqui em casa (menos eu) isso pra mim é uma das causas; ela teve essa crise e meu pai a levou pro hospital, o medico suspeita de uma crise renal (me expressei mal).

quanto ao churrasco sim, todo mundo aqui em casa dia de domingo come muita carne.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ficando grande, posso ter qualquer problema!!! rsrs

Brincadeiras a parte, essa semana irei realizar alguns exames também. EU, pelo menos, trato a minha saúde em primeiro lugar, depois a estética.

Posta os resultados depois. Faça da uréia também, queria ver se mais alguém tem a uréia alterada por causa das proteínas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas LuPo, como que foi essa crise? Ela tem o hábito de comer carnes em excesso? Ou ela simplesmente teve essa crise depois de ingerir

uma grande quantidade de carne nesse churrasco? O médico disse o que a respeito disso?

Meus exames estão todos normais, foi apenas um exame de rotina mesmo. Meu organismo tá uma máquina, apenas a uréia que tá aumentada, aliás num valor absurdo.

Eu não falei que eu estou desanimado em treinar, e sim que fica difícil atingir minhas metas de acordo com o que escrevi sobre minha uréia: tá excessivamente aumentada por causa de um aumento no consumo de proteínas, apesar que eu não exagero no consumo das mesmas. Treinar pra mim é uma das maiores prioridades da minha vida, pratico musculação não apenas pra conquistar tamanho, mas porque achei nesse esporte algo prazeroso para mim. Parar de treinar está fora de cogitação, o desânimo são devido a certos problemas: falta de apoio; sou entitulado de "neurótico" por várias pessoas, inclusive familiares; não posso treinar pernas, e agora meu exame de sangue constata excesso de uréia, provavelmente causado pelo aumento no consumo de proteínas.

@Filipe: Não tomo creatina. Se ler meu post inteiro, verá que não citei aumento de creatinina, e sim de uréia. Minha dieta é saudável, mas está com mais proteínas do que a uns meses atrás.

nao mano vc entendeu errado q respeito da creatina ,tipo eu citei o exemplo da creatina pelo fato de se beber bastante agua para que os rins possam filtrar melhor o que e ingerido, como vc disse antes que tem prazer em fazer musculaçao e nao busca resutados muito grandes(tipo ficar ggante)vc nao precisa ficar desanimado por nao atingir resustaods mito expresivos ,vc nao e um caso perdido vc ainda e novo tem uma vida inteira pela frente o mundo nao e so musculaçao ,vc pode ainda alcançar seus objetivos,talvez possa demorar mais tempo mas vc vai alcançar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e agora meu exame de sangue constata excesso de uréia, provavelmente causado pelo aumento no consumo de proteínas.

Provavelmente, eu acho que tu deveria analisar isso a fundo, antes de mudar algo. Eu por exemplo, estava com meus triglicerideos alto, mas apenas 6 a cima do normal, de inicio, parei com os Ovos (gemas) e manti a minha rotina normal, 1 mes depois, eles continuaram EXATAMENTE igual, então retornei ao meu médico, que por sinal, malha na mesma academia que eu, então expliquei pra ele tudo, que tinha cortado as gemas e tls...Após isso, ele me perguntou se algum familiar meu tinha problemas com os triglicerideos alto, perguntei ao meu pai, e a resposta foi certinha. Meu Pai tem, e meu avô por parte de Pai tambem, e meu avôt em 90 anos, e os triglicerideos dele a ultima vez estavão em 400, e ele tava bem, então o medico me disse que pra isso, áh alguns fatores de pré disposição genética, e que independente do consumo de certas comidas, os triglicerideos iriam ser sempre um pouco alterados...

Agora, 2 meses após, repeti os exames, e meu trigliceridios baixou, e eu estou consumindo mais ovos do que antes.

Resumindo tudo, acho que tu deve ir a um medico, explicar a tua situação, e investigar o caso, pois áh textos que dizem que proteina de mais não faz mal, outros dizem o contrario, então, só indo atraz mesmo. E claro, sempre coma pelo menos uma fruta, e sempre vegetais e tls, o que nas dietas do pessoal aqui, vejo muito pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...