Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Que É Overload Para Iniciantes


digo_araujo

Posts Recomendados

Sem_t_tulo.jpg

Para você entender como funciona o princípio do overload, primeiro você precisa entender o mecanismo da supercompensação. O seu corpo protege a área que se encontra sob constante fricção e pressão, não apenas reparando-a, mas também desenvolvendo uma pele mais grossa e mais resistente para que você não se machuque novamente.

Nos treinos físicos a mãe natureza supercompensa o estresse causado dando a você músculos maiores e mais fortes. No entanto, essa supercompensação ocorre quando o seu organismo é submetido a um esforço ao qual não está acostumado. Isso feito regularmente fará com que seu corpo “acorde” as fibras musculares que não estavam sendo usadas antes e, assim, elas se tornarão mais grossas e resistentes.

Essa pele mais grossa e resistente é o que chamamos de calo. Quanto maior for o estímulo aplicado, maior será a reação do corpo (supercompensação) e, conseqüentemente, maior o calo produzido.

Então, se você estiver levantando 80kg no supino, por exemplo, depois de um tempo seu corpo vai se acostumar com esse estresse e você não vai mais ter ganho muscular como o que vinha tendo. Para não deixar que isso aconteça, aumente um pouco o peso, force seus músculos a experimentarem esse novo estímulo e eles vão retribuir ficando maiores a cada dia.

Isso é o princípio do overload (overload = sobrecarga). Se você estiver sempre estressando os seus músculos eles estarão mais acostumados. Dessa forma, eles vão reagir e dar a você músculos ainda maiores para suportar esse esforço crescente.

Tudo acontece depois do treino, enquanto você esta descansando. Durante o treino através dos exercícios você lesa ligeiramente as fibras musculares, sobrecarregando-as. O corpo responde mobilizando sua capacidade de reconstituir os músculos.


COMO OS MUSCULOS CRESCEM

Vamos dar um exemplo:

Imagine uma célula muscular como uma estrutura, um edifício, e o exercício como um terremoto leve. Depois que o tremor causa uma lesão estrutural no edifício, uma equipe restauradora deve entrar e reconstruí-la. É isso que acontece depois de um treino eficiente com pesos.

E para fazer esse conserto exige energia que, nas circunstâncias será retirada da gordura armazenada em seu corpo. Esse é outro motivo pelo qual a musculação é eficiente para queimar gordura. O esquema é o seguinte:

EXERCÍCIOS = FIBRAS MUSCULARES LESIONADAS


O músculo, que não está acostumado a carregar determinado peso, é muito exigido durante os exercícios. Para se defender desse sufoco a musculatura cresce, o que acontece essencialmente depois do treino, durante a fase de recuperação.

DESCANSO E BOA NUTRIÇÃO = RECUPERAÇÃO DAS FIBRAS EM TAMANHO MAIOR

É por isso que o descanso e a nutrição é tão importante quanto o treinamento.

Espero ter ajudado quem ta começando, e me desculpe e corrijam os erros.

Forte abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Usando o exemplo didático do texto tenho que lembrar aos iniciantes que o dano ao edificio é de um terremoto leve pq se for de um terremoto forte o prédio vai desabar ou seja , nada de 574638895 exercicios para biceps ou coisas do tipo que se ve nas academias pricipalmente agora no verão.

Editado por Manic Psycho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usando o exemplo didático do texto tenho que lembrar aos iniciantes que o dano ao edificio é de um terremoto leve pq se for de um terremoto forte o prédio vai desabar ou seja , nada de 574638895 exercicios para biceps ou coisas do tipo que se ve nas academias pricipalmente agora no verão.

justamente, acabei nao citando que o interessante na matéria, é a intensidade do exercício, uma boa carga, uma execução completa, sem fazer treinos muito volumosos

Muito bom,deve servir pra mim que estou pegando o mesmo peso no supino a uns meses já.

Mas essa sobrecarga não compromete a execução?

é que essa sobrecarga nao deve ser tao alta, talvez algo que tu diminua uma rep ou 2 mas consiga executar a amplitude total do exercício

Editado por digo_araujo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...