Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clembuterol É Anabólico?


KawaNx

Posts Recomendados

Achei interessante esse estudo e se minha conversão estiver certa 0,84ppm é 0,84mg/L que é muito baixa de clembuterol, Utilizei o google tradutor porem da para intender

RESUMO

Avaliou-se o efeito da administração de clenbuterol (CB) como promotor de ganho de peso em frangos, dos 28 (início do experimento) aos 56 dias de idade (final do experimento). CB foi adicionado às dietas nas dosagens de 0 (controle), 0,21, 0,42 e 0,84ppm. Utilizaram-se 75 frangos em cada tratamento, registrando-se o peso corporal, o consumo de alimento, a gordura abdominal e a proteína muscular. A partir do 20º dia do experimento (48 dias de idade) até o seu final o efeito da administração de CB foi significativo. Frangos que receberam dosagens mais elevadas de CB estavam mais pesados. Observou-se também diminuição na deposição de gordura no abdômen com o aumento das dosagens de CB na dieta.

INTRODUÇÃO

Os adiantamentos sobre alimentos mercadorias agrícolas para a população humana ter sido baseada em vários métodos, de progresso genético para a adição de produtos farmacêuticos em rações animais, tais como os esteroides anabolizantes. No entanto, a maioria das alternativas têm realizado uma deposição de gordura na carcaça considerável, produzindo um efeito negativo sobre a comercialização e produção de custo. Por outro lado, o consumo humano excessivo de gorduras saturadas é um fator de risco para doenças cardiovasculares (Fain & García-Sainz, 1986; amanteigados e Dowson, 1989), reduzindo a demanda por esse tipo de carne. Esses fatos provocaram uma mudança de atenção para adrenalina e compostos noradrenalina-analógica, que têm mostrado evidências de ter um efeito importante no aumento da produção de carne magra e reduzindo a quantidade de deposição de gordura (Cardoso & da, 1996). Esses compostos são conhecidos como b agonistas adrenérgicos (BAA) por causa de sua interação com b -adrenérgicos (bar) em alguns órgãos (Ahlquist, 1948). Clenbuterol (CB) é um BAA que, com outros compostos, como o salbutamol, têm sido utilizados como um broncodilatador ou tradicional tocolítico (Nuytten et al., 1986). Alguns resultados (, 1987 Bohorov et al.) Deu provas de efeitos CB sobre o desenvolvimento muscular e a concentração total de proteína de músculo de cordeiro (MP), devido à estimulação BAR, mediada principalmente pelas b 2 receptores localizados no músculo esquelético. BAR tem também de neurotransmissão e hormonais propriedades, relacionados com a estimulação da função cardíaca; os vasos sanguíneos, os intestinos e os brônquios tons, bem como algumas vias metabólicas. Rosi et al. (1993) alimentou coelhos Nova Zelândia com dietas contendo CB em 0,5 e 1,0 mg / kg e encontrou um aumento de peso de 9% e uma diminuição do peso hepático 11% no abate, mas sem mudanças na ingestão de alimentos (FI), portanto, concluir que induz uma CB mecanismo de adaptação, o que reduz os requisitos de massa hepática e nitrogênio para mantain homeostase. Além disso, CB mostra efeitos sobre a deposição de gordura. A este respeito, Coleman et al. (1985) mostraram que a BAA reduziu a quantidade de células de gordura em cordeiros. A utilidade do CB como indutor do crescimento não foi avaliado, durante o período de crescimento acabamento em frangos de corte; nesse período, há um ganho máximo de massa muscular. Por isso, pensava-se de interesse para desenvolver um ensaio controlado para avaliar os efeitos da CB adicionado a uma dieta de frangos de corte no peso corporal (PC) e deposição de gordura abdominal (AF).

MATERIAIS E MÉTODOS

Para este experimento, 300 do sexo masculino de quatro semanas (28 dias) foram obtidos a partir de um centro de incubação local e aleatoriamente atribuído a quatro boxes (75 aves por parcela) e mantidos ao aviário de Centro de Ciências Agropecuárias, Universidad Autonoma of Aguascalientes (UAA). Distribuição e tratamentos são apresentados na Tabela 1 . palha cortada foi usada como maca e da densidade foi realizada na 0.067m 2 por ave. Estas galinhas experimentais foram colocados separadamente na instalação. Cronograma, iluminação fornecida 23h de luz por 24 horas durante todo o experimento.

2634t1.gif

CB foi adicionado em dietas de frangos de corte em quatro finalizador 0,0, 0,21, 0,42 e 0.84ppm cada. A dieta de acabamento foi feito em UAA de alimentação da fábrica de acordo com Nutriente ... (1984) e suplementado com vitaminas e minerais, mas não com antibióticos. Os CB suplemento de dietas foram fornecidas para canetas atribuídos durante 28 dias. Aves de controle receberam a dieta suplementada, sem a droga.

Em 0, 12, 20 e 28 dias após o início do experimento, foram registrados BW e consumo de ração ao vivo individual (FI) por caneta. Na oitava semanas de idade as aves foram abatidas de acordo com a Ley Estatal de Protección a los Animales Ley ... (1996), e AF foi pesado. As amostras de carne de peito foram homogeneizados com uma solução tampão de pH 7,4, usando um homogeneizador Potter e armazenada a -70ºC até proteínas totais foram testadas. Além disso, um índice de conversão alimentar foi medido.

Proteínas da carne de peito foram medidos de acordo com Peterson (1977). A análise de variância foi realizada utilizando o processo geral Linear Model (SAS, 1989-1996). Diferença significativa de CB dentro de meios de tratamento foram contrastadas pelo teste de Duncan ( a = 0,05).

RESULTADOS

Até 28 dias de tratamento (56 dias de idade) os valores médios de BW de frangos ( Tabela 1 ) tratados com doses de CB aumentando, mostrou que, desde o início até o 12º dia de tratamento, não houve diferenças significativas entre os grupos. No entanto a partir do 20º dia de tratamento ao fim do ensaio, um efeito positivo foi evidente, especialmente no grupo que recebeu 0.84ppm ( Fig. 1 ). FI e índice de conversão alimentar não foram diferentes entre os grupos durante o experimento ( Fig. 2 e 3 ). No entanto, o grupo que consumiu a dose mais elevada de CB, mostrou uma tendência de requerer menos alimento por kg de peso corporal médio ( Fig 3 ). Na relação entre AF e BW, a volatilidade diminuiu acentuadamente em um padrão dose-dependente ( Fig. 4 ). Não foram encontradas diferenças significativas na proteína da carne do peito entre os grupos.

2634f1.gif

2634f2.gif

2634f3.gif

2634f4.gif

DISCUSSÃO

No presente estudo, os efeitos benéficos significativos CB foi observado no ganho de peso e a redução de gordura abdominal. Ambos os efeitos são altamente relevante, uma vez que iria resultar em redução de custos para conseguir um animal com uma maior quantidade de massa muscular magra e ao mesmo tempo com uma menor quantidade de tecido adiposo. Um efeito similar foi reportado anteriormente por Dalrymple et al. (1984) e Dalrymple & Ingle (1988), que descreve um aumento significativo na PV de frangos alimentados com CB 28-48 dias de idade. Em outros experimentos, resumidos por Scholtyssek (1988), utilizando compostos similares realizados nos Estados Unidos e na Alemanha Ocidental, foi observado um aumento consistente no ganho de peso, embora os efeitos sobre a gordura corporal não foram abordados neste estudo. Muir et ai. (1985) observaram que o ganho de peso foi maior em frangos de corte alimentados com uma dieta adicionada com L340,333, um BAA desenvolvido para o gado.

Os resultados sugerem um efeito benéfico atribuível à ingestão CB, perceptível no aumento de BW e diminuição da FA. Buyse et al. (1991) não encontraram um benefício significativo no ganho de peso total, embora em alguns músculos fez particulares tais como digitorum longus , bem como um aumento de 14,9% em MP. Discrepância pode ser devido ao tipo de compostos, as doses, a estirpe de aves e span ensaio, porque estes estudos têm sido realizados em diferentes condições. Em outros estudos Reichel et al. (1993) relataram efeitos positivos sobre o ganho de peso, atingindo 24%, e redução de gordura de até 30% em ratos. Macri et al. (1993) constataram que, apesar da falta de exigências nutricionais adequados, os frangos tratados com BAA aumentou BW, MP e diminuição da gordura corporal. Da mesma forma Zhou e Han (1994) estabeleceu que dar doses diferentes de CB para patos ao longo de 25 dias, o peso da carne de peito aumentou até 31%, AF diminuíram até 37%, RNA: relação DNA na carne de peito foi aumentada e uma diminuição de ácido concentração úrico no sangue também foi encontrado.

Neste estudo, a média de peso do grupo que consumiu 0,42 ppm diminuiu de 20 dias de tratamento, provavelmente devido ao fato de que esta dose aumentada vias metabólicas, tais como glicogenólise e gliconeogênese. No entanto, com a dose mais elevada, este provável efeito foi compensado pelo crescimento induzida pelo composto BAA.

De acordo com os efeitos conhecidos do BBA que mostram uma redução marcante da deposição de gordura após a suplementação longo tempo em todas as espécies, os resultados desta experiência estão pendentes, com um claro efeito na gordura abdominal. Young et al. (1995) relataram que a CB e compostos análogos a deposição de gordura diminuiu e aumentou a síntese de proteínas em cordeiros, vacas, porcos e frangos, quando administrados por via oral ou parentérica. No entanto, o maior efeito foi observado nas fêmeas. Talvez porque eles têm uma maior tendência a acumular gordura do que os machos. Isso de acordo com resultados publicados por Dalrymple & Ingle (1988), que relataram um efeito melhor na AF do que a gordura de mama.

Ao contrário de outros animais de tipo de carne, o principal local de lipogênese em aves de capoeira é o fígado de acordo com Leveille et al. (1968). Mais tarde Neal et al . (1987) relataram que in vivo estudos com hepatócitos aviária, BAA constituem um mecanismo importante para a regulação da lipogênese.

Neste estudo, a quantidade de FA foi menor na dosagem mais elevada. Tais fatos estão de acordo com Merkley & Cartwrigth (1989), que sugerem uma redução do tamanho dos adipócitos mais do que uma diminuição no número de células. Cardoso & Estoque (1996) publicou que, sob ad libitum condições de alimentação, não há mudanças no FI, mas não há em quantidade de gordura nos animais tratados-CB. Os resultados têm apoio sobre essas conclusões.

Em resumo, os resultados mostraram que os frangos CB dado 28 a 56 dias de idade teve um efeito benéfico sobre o ganho de peso, e a duração do tratamento no período de acabamento está a melhorar o efeito da dose de CB. A melhor dose foi de 0,84 ppm, sugerindo que era a mais eficaz para promover o crescimento e reduzir a deposição de gordura em frangos, de acordo com o período de crescimento estudado.

Fonte em Ingles: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352000000300015&lng=pt&nrm=iso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • 2 meses depois...
  • 9 meses depois...
Em 13/01/2015 at 12:20, saintgraal disse:

bom, o estudo foi feito em frangos

mas geral fala/diz/afirma que clenbuterol é anabolico sim

Eu nos primeiros 15 dias on que tomei percebi uma mudança significativa no aumento de massa magra, ou perda de gordura, mas com certeza não perdi nenhum pouco de massa magra .

Porém meu peso não mudou, só aparência física.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...