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Empresa Curitibana Conquista Mercado Nacional Com Suplementos Vegetarianos


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Pioneira na produção de proteína de arroz no país, a Natural Science alcançou um crescimento de 600% em menos de dois anos

De olho no crescente mercado de saúde e qualidade de vida, o empresário Leandro Costa Duarte adquiriu em 2012 a marca de suplementos curitibana Natural Science, que passava por uma crise.

Após algumas dificuldades e muito estudo, ele encontrou no bem-estar das pessoas a receita para a saúde de seu negócio: ser uma empresa de suplementos exclusivamente vegetarianos.

Em menos de dois anos, a Natural Science alcançou um crescimento de 600%, com mais de 80 pontos de venda, puxado pela fabricação da segunda proteína vegetal mais vendida do país, de arroz integral.

"Mito da proteína" é desafio a ser superado pela empresa

A desmistificação da ideia da proteína como nutriente exclusivo de carnes é um dos desafios da Natural Science.

“Hoje sabemos que o vegetarianismo não é um empecilho, as pessoas têm que buscar alternativas e não simplesmente seguir quando o treinador manda comer frango grelhado, por exemplo”, diz Leandro Duarte.

A estratégia da empresa para vencer a briga ganhar visibilidade foram as parcerias com atletas, fisiculturistas, chefs de cozinha e nutricionistas conhecidos, que utilizam os produtos da marca em programas de TV e redes sociais. A marca também apoia a turnê nacional de Paul McCartney na divulgação da campanhaSegunda Sem Carne, idealizada pelo ex-beatle para que as pessoas deixem de comer carne nas segundas-feiras.

Duarte investiu R$ 35 mil na aquisição da empresa. Hoje, com mais de 20 funcionários, pretende fechar o ano com 100 pontos de venda e dobrar sua produção em 2015, investindo em novos produtos.

Portfólio

Além das proteínas vegetais, estão entre os produtos da empresa energéticos pré-treino, polivitamínicos e a primeira barrinha de proteína vegana produzida no Brasil.

A ideia surgiu quando, em busca de novidades nos Estados Unidos, país referência no setor, Duarte percebeu a demanda por suplementos vegetarianos não oriundos do leite. Motivado também pelo crescente número de pessoas com intolerância a glúten e lactose, ele criou produtos exclusivos vegetarianos e veganos que acabaram se tornando especialidade da Natural Science.

Segundo informações do Ibope, em 2012, os vegetarianos representavam 8% da população brasileira. Em Curitiba, são mais de 11% dos moradores. “Acredito que essa mudança de pensamento está muito associada à busca crescente por qualidade de vida”, diz o empresário, que também se tornou adepto do vegetarianismo.

Com um público engajado, que busca conhecer a origem de tudo o que consome, vêm também as exigências. Por isso, a empresa se preocupa como a origem de cada ingrediente; o enriquecimento dos produtos com vitamina B12, da qual os vegetarianos costumam carecer; a redução dos teores de sódio e açúcar; e também a oferta de embalagens grandes, para poupar o meio ambiente.

“É um público informado, eles entram em blogs, fóruns, olham as embalagens, o site das empresas”, descreve Duarte, que aposta nas redes sociais para maior proximidade com o cliente.

Pesquisa

O investimento em pesquisa e inovação se torna essencial para a empresa oferecer produtos de qualidade com preços competitivos, principalmente diante da concorrência dos importados, que ainda dominam o mercado.

A empresa é a primeira no país a produzir proteína vegetal feita de arroz integral. Responsável por 50% das vendas, é a segunda mais vendida do país, atrás somente da proteína de soja.

Cada novo produto desenvolvido exige um investimento entre R$ 20 mil e R$ 50 mil. As novas aposta são a proteína de ervilha, tendência internacional, e a Vegbar Protein, primeira barra de proteína vegana de fabricação nacional, que deve chegar ao mercado em meados de dezembro. No próximo ano, a empresa deve estrear no segmento de alimentação.

Fonte: Gazeta do Povo

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Quem sabe sendo produzida em maior escala, aliado a novos concorrentes, poderia baratear (é só uma hipótese, não me crucifiquem rsrs).

Pois é... Esse mercado de produtos veganos é algo que cresce muito. Aqui na Alemanha, onde moro, voltar-se para o público vegetariano e vegano é algo que pode definir a sobrevivência de uma empresa. A tendência no Brasil é que esse mercado cresca e seja responsável por uma parcela importante na área de suplementos. Assim sendo, as empresas que iniciarem mais cedo e "fizerem o nome", têm grande vantagem.

Falando agora sobre a questäo dos näo-vegetarianos e näo-veganos... Já tem muita gente que está partindo pra proteína da soja, haja vista seu preco competitivo. Eu mesmo aqui costumo pelo menos duas vezes por mês substituir a carne de uma refeicäo por seitan (carne de glúten originária do Japäo). Do modo que eu preparo, a consistência é bastante parecida com a da carne e os temperos a deixam deliciosa. Sem contar que o pó que é misturado à agua para fazer o seitan tem 85% de proteína.

Editado por Torf
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Tava olhando a tabela nutricional desse Whey de Arroz da NS e a cada 15g de produto tem 902mg de arginina, o dobro do whey do leite de algumas marcas e 4x de outras. E se for levar em conta uma dose de 30g, tem 23g proteina, 1,8g de arginina e quase uma dose de ZMA junto kkkk

Editado por r1g0
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Toda proteína vegetal é rica em arginina e pobre em lisina e uma outra que não me lembro.

Se fosse mais em conta, poderia ser uma alternativa a soja, tomara que fique mais barato.

Tofu, edamane, tempeh, PTS(proteína texturizada),,,

São excelentes fontes proteicas, mas tudo soja, fica sendo quase como unica fonte necessária.

Fugindo um pouco do assunto, não sei o motivo de não ter prot. isolada da lentilha.

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