Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Que Vocês Acham De Krav Maga?


Nicolas Carvalho

Posts Recomendados

Publicidade

Em 08/09/2015 at 15:39, Wesley Pinto disse:

No mais, pouco importa o que treina, o que vai definir o sucesso é a repetição de movimentos e experiência adquirida em treinos, lutas, repetição (tentativa e erro).

Em qualquer esporte, luta, o trabalho tem que ser na tomada de decisão, não importa arte, se isso não for trabalhado ela será ineficiente em situação real. Existe no cérebro um sistema chamado memória operativa, é uma memória de curto prazo que é acionada em situações em que exige rápida iniciativa, quanto melhor treinada essa área mais rápida é a resposta, quanto mais recursos tiver um atleta ou lutador e mais experiência de uso melhor será a tomada de decisão, e ai é onde está a diferença entre LUTA e Defesa Pessoal, na Luta ou nas competições a estratégia muitas vezes é superior ao artificio de memória operativa, isso pq o adversário ja foi estudado ou até os movimentos podem ser previstos devido ao conhecimento sobre a "arte" do adversário, e assim pode definir se vai agir contra atacando, atacando com sequências ou levando a luta para o chão. No caso da briga na rua ou defesa pessoal a imprevisibildiade é uma verdade absoluta, se na luta a imprevisibildiade é um dos fatores que podem ser reprimido pela estratégia, na rua ela é o principal fator.

Exemplo claro da atuação dessa região cerebral é quando se dirige onde não se pensa mais no que está fazendo, apenas dirige, e quando por exemplo um cachorro pula na frente a tomada de decisão entra em jogo, tanto no aspecto velocidade quanto qualidade da decisão, e ai isso irá definir se no fim o cão será atropelado, se o carro freia com risco de alguém bater atrás, se desvia, se buzina, enfim...

O que quero dizer que muitas vezes artes com menos recursos e mais simplistas pode ser mais eficientes devido ao condicionamento da memória operativa, por outro lado podem prejudicar a qualidade da decisão que está relativa ao contexto. Krav Maga pode ter infinitos recursos, mas se não treinar, se for somente duas vezes na semana, 1h por dia, muito provável que nem em 2 anos esteja preparado para uma situação real. Quanto mais recursos a arte, maior o tempo necessário para conseguir usá-la em situações de emergência.

 

Excelente comentário. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...