Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Investimentos & Bolsa De Valores


Broly75

Posts Recomendados

Em 08/06/2016 at 11:18, Mklek disse:

 

ALSC3

ANIM3

CSMG3

ECOR3

OIBR4

 

 

 

12 minutos atrás, GhostGainer disse:

Deve ter ido ao delírio com Oi

 

Acho que foi coincidência. Oi está perigosamente alta. Logo o pessoal começa a realizar e daí já sabem né?!!

Como opero no semanal, estou tranquilo ainda. Quem opera no diário tem que abrir o olho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Saindo do Forno.

Boa Leitura:

Original aqui

Spoiler

7 Coisas Que Você Precisa Saber Antes de Pensar em Viver da Bolsa

7 Coisas Que Você Precisa Saber Antes de Pensar em Viver da Bolsa

Essa você já ouviu:

“Se eu soubesse ontem o que eu sei hoje, a minha vida teria sido muito mais simples e fácil!”

Não vou viajar e dizer que não passa de senso comum porque é mesmo…

Porém, muitas vezes ele nos deixa na mão e nos…

?

Hmm…

Faz amor conosco sem muita…

“Permissão”, digamos.

Vale pra tudo.

Um trader experiente com todo o seu conhecimento teria também tido uma vida mais simples no início da sua carreira se tivesse recebido algumas dicas de antemão.

É aí que eu entro.

Nesse post vou te dar algumas dicas e avisos que podem fazer com que o seu futuro na bolsa seja mais previsível ou então nem exista (pro seu próprio bem)…

Enfim, sem mais enrolações…

1 – Pode ser muito difícil e frustrante no começo… também pode ser fácil e animador… e infelizmente não depende 100% de você…

7-bolsa-a

Eu comecei a operar em 2008 bem quando o Lehman Brothers e afins estavam indo para o saco, ou seja, a bolsa estava uma festa. Subia 10% em um dia, caía 15% no outro, dava circuit breaks e era tudo dorgas iariar.

Na época eu tinha uma estratégia porca de operar contra à tendência, não tinha feito backtests nem nada, apenas li algumas coisas em livros de análise técnica e fui à luta.

Meu resultado?

Perdi acho que 15% do meu capital.

Depois, analisando todos os 10 trades que fiz, alguns em ações que até nem tem mais o ticker (tipo SDIA4), percebi que eu só perdi dinheiro porque cometi erros bestas como tirar o stop quando você NUNCA deve tirar o stop.

Foi ótimo e eu aprendi muito.

Baixa frustração.

Depois no final de 2008 eu conheci os sistemas de trading, aprendi a fazer backtests e finalmente larguei mão da minha ideia estúpida de operar contra à tendência (não que não seja válida, apenas não servia para mim) e virei um trend-follower.

Em 2009 eu consegui surfar um dos melhores anos de todos os tempos da Bovespa e tirei os tais 137% que fico falando por aí.

Eu sou bom?

Eu sou foda?

Eu sou o cara?

Não.

Eu sou responsável e estudei bastante.

Isso foi 50%.

Os outros 50% foram sorte.

Agora, diga-me o que você quiser, que um homem de verdade controla o seu próprio futuro e o seu destino e tal mas na vida real… isso não é, nunca foi e nunca será 100% verdade.

Você controla talvez mais do que imagina, mas muito é apenas aleatório, como o seu nascimento.

Enfim…

Se eu tivesse começado a operar em 2011 por exemplo, talvez eu nem estivesse aqui, já que aquele ano foi horrível, mas se tivesse começado em 2006, talvez tivesse comprado um iate e você também não me conheceria também.

Óbvio.

ÓBVIO!

Se você continuar insistindo, talvez em mercados diferentes, talvez com estratégias diferentes, estatisticamente uma hora você vai pegar um ano bom, usar ele como cobaia e aprender as regras do jogo.

Mas se você acha que o seu sucesso só depende do seu esforço e que o poder de milhões de pessoas que movimentam um mercado gigante como a Bovespa ou políticos imbecis não terão nenhuma influência sobre os seus resultados… você precisa ver menos filmes da década de 80 com músicas motivacionais.

Lição: Viver da bolsa pode ser tão difícil quanto todo mundo diz… mas pode ser relativamente fácil também… depende de 3 trilhões de coisas, poucas sobre o seu controle. Lembre-se, você pode aprender tudo sobre o mar, mas se ele não estiver para peixe, não há nada que você possa fazer… a não ser mudar de mercado e torcer… mas isso raramente acontece porque…

2 – Muitos iniciantes (e você) podem desistir por não saberem se adaptar às mudanças ou porque se distraem, perdendo o fio da meada e enlouquecendo pelo caminho…

7-bolsa-ca

Vamos ser realistas aqui.

Politicamente o Brasil é uma catástrofe.

Economicamente o Brasil é só menos catástrofe.

Ou seja, apesar de estar tudo mais tranquilo agora, os últimos anos não foram naaaaddaaaaa supimpas para iniciantes, nada.

Isso acontece porque iniciantes sabem tão pouco e tem tão pouca experiência que eles muitas vezes não sabem nem que as coisas mudaram e se sabem, não tem ideia de como se adaptar às mudanças.

Profissionais não.

Profissionais mudam.

Eles se adaptam.

Entenda, o bom trader não conhece técnicas e sistemas e afins, não, ele conhece o jogo, e parte do jogo é se adaptar.

Nesses últimos anos eu andei fazendo alguns testes para ver se conseguia melhorar minha performance diante de um cenário político e econômico patético, desprezível e afff, keynesianos, eu odeio todos vocês!

Deu certo, um dos testes.

Eu mudei só uma coisa, fui para a escala semanal.

Dessa forma o peso de notícias e pesquisas eleitorais tinham menos impacto sobre os gráficos (o que acontecia demais no diário) e os fundamentos (ironicamente, já que eu sou técnico), começaram a ter um peso maior.

Ouviu?

Eu me adaptei percebendo a coisa semi-óbvia de que escalas maiores refletem mais o estado real da empresa em si e menos do mercado como um todo.

Agora… eu também fiz um outro teste, um na escala mensal.

E adivinha?

Foi uma catástrofe!

Foi terrivelmente horrível!

E o motivo (engraçado) é que quando você precisa olhar suas ações uma vez por dia, você desenvolve um hábito facilmente… afinal, é todo dia olhando as malditas (todo dia, não o dia todo, não confunda), já na escala semanal é mais difícil estabelecer o hábito porque você tem menos chances de praticá-lo, já que é só uma vez por semana, mas ainda assim dá.

Porém…

Na mensal…

Cara, eu esquecia de olhar as ações do mensal!

“Hugo, você olhou suas ações esses mês? Aquilo que leva 10 minutos e você tem o mês todo para fazer?”

“Nãããããããããooooooo, eu esqueci!!!”

?

O trabalho era tão pequeno, tão simples, tão patético e bobo que eu nem lembrava que ele existia, eu me distraia com coisas idiotas (Facebook, 9gag etc.) e deixava pra depois (pô, eu tinha o mês todo né?) e aí acabava não vendo nunca.

Acabei nem perdendo dinheiro no teste do mensal, mas pra mim, nunca mais.

Lição: Não aprenda técnicas ou sistemas, aprenda a criar técnicas e sistemas porque assim a coisa ficará bem mais segura na hora que você precisar se adaptar… mas na hora de se adaptar, tome cuidado porque você pode acabar se dando mal também, logo, tenha um plano A sim mas também, tente criar um B ou C.

3 – A tendência é que você não seja um total sucesso, nem um total fracasso…

7-bolsa-b

Existe esse mito de que na bolsa ou você consegue ser consistente e fica rico ou você faz tudo errado, se frustra, desiste e continua pobre (ou classe mérdia).

Isso não é verdade.

O motivo é simples: a vida te atrapalha.

Seguinte, se você está operando de forma consistente e não está gastando absolutamente nada, obviamente o seu capital vai crescer horrores devido aos juros compostos.

Em outras palavras, se você nunca tirar dinheiro dos seus lucros para você mesmo ou tirar bem pouquinho (como eu faço), você vai sim ficar rico.

Mas pera aí?!?!

Com que dinheiro você vai viver se você não pode tirar grana da corretora porque ele só está lá para crescer e te deixar rico?

Dinheiro de jogo imobiliário?

IOU’s a là Debi e Lóide?

Papai e mamãe?

Nenhum?

Na realidade você vai precisar sim usar a grana, talvez até mais de 1% ao mês… afinal, vai que seu carro explode e você não tem seguro, ou sua casa desabe ou seu filho resolva fazer medicina em Oxford, sei lá…

Você vai pagar né?

Se você for um bom pai, vai.

Mas sabe o que acontecer com isso?

Com esses gastos o seu capital vai crescer menos!

Vai demorar mais pra comprar a sua cadeira de ouro do Scarface!

É o que acontece quando a vida quer encher o saco.

Mas é a regra:

Se você quer muitas árvores, você precisa plantar as sementes e não comê-las feito um doido ou você nunca terá a porra da floresta que você deseja.

Isso significa economizar quando dá e quando não dá… e acredite, muitas vezes não dá… você vai precisar comer dos seus lucros, isso vai te atrapalhar e quando você perceber, você estará na classe média alta com gastos que você, se for como eu, certamente considerará idiotas, mas ainda longe de ter um iate ou uma Ferrari.

Por outro lado, se a coisa está dando errado… a não ser que você goste de alavancar estupidamente sem nem um pingo de responsabilidade… a boa notícia é que você nunca ficará completamente sem dinheiro.

Ou seja, o fracassado aqui é o cara que passou por um tempo ruim (pode nem ter sido incompetência, pode ter sido azar mesmo) mas raramente terá perdido tanto a ponto de desistir, logo, a tendência é que ele acabe voltando aos patamares anteriores e consiga operar, viver da bolsa, de forma consistente… mas nesse caso, sem luxos.

Lição: Você pode sim ficar rico, mas para isso você pode precisar sacrificar a BMW de hoje pelo iate de amanhã… e como nem todo mundo quer um iate (sério, eu conheço gente da área, não compensa)… é provável que você se contente com a BMW e fique feliz só de ser um trader de sucesso average, logo, tenha isso em mente antes de começar a operar… a maioria é average… até os que começam de baixo no começo… se você souber operar, ficar na média é o seu destino… ainda mais porque…

4 – É provável que sua profissão te deixe muito insatisfeito emocionalmente…

7-bolsa-d

Cara, eu seria um vendedor muito bom ou muito terrível porque ia depender do produto.

Seria algo assim…

“Sim senhor, vá em frente, esse Mouse da Logitech é realmente muito bom, tem um custo benefício ótimo, só tem notas positivas no Amazon e se você precisar usar a garantia eles trocam rapidinho pra você, garanto que você não vai se arrepender… na verdade eu tenho um também já faz um tempão, tá 100% até hoje e eu o adoro, estou longe de pensar em trocar!”

Ou, por outro lado…

“Então… esse carro… ele tem… portas e volante… mas no Latin Ncap… bem… é, não… é basicamente… olha, eu acho que você seria muito burro de comprar esse carro ou qualquer outro popular porque eles são caros, inseguros e na boa, olha o juros cara… e outra, se você não tem como comprar à vista você não tem como comprar… então… porque você não anda de ônibus? Foi o que eu fiz e não me arrependo. O que? Como assim eu te ofendi? Não eu mão tive a inten… Oi gerente… Como assim eu estou demitido? Afff, vão à substância-de-cor-semelhante-ao-sorvete-de-chocolate todos vocês!”

Em palavras mais eficientes e chatas, eu costumo ser honesto.

Acredito que o meu post sobre O Lado Negro da Bolsa tenha demonstrado isso.

E é por isso que eu me sinto tranquilo em te dizer que…

Viver da bolsa te dá 0 prazer.

Sério.

0.

Nada.

Zip.

Óbvio novamente… no começo tudo é incrivelmente divertido e compensador…

A felicidade que eu tive ao fechar meu primeiro trade com um lucro líquido ridículo de 3 reais que na época talvez desse pra comprar um cafézinho e só foi inesquecível, eu até senti orgulho e não vergonha em dizer pra todo mundo que eu consegui ganhar 3 reais.

Hoje, eu vou fazer meu imposto de renda e percebo que não notei um dividendo de 12 mil reais que entrou um dia desses e eu fico… “Oks, legal…”

E o problema não é só a tristeza da lei dos retornos diminutos… mas também, o lado social.

Cara, se você me conhecesse bem na vida real você ia perceber que eu não sou muito social… pra dizer o mínimo… eu não me importo com camaradagem, grupos de amigos de trabalho e afins, talvez você seja assim também, mas quer saber?

Talvez você não seja como nós at all, pelo contrário!

Talvez você curta ter um emprego!

Curta a camaradagem!

“Mano!!!”

“E o tiozinho do RH que fez aquela coisa aquele dia, lembra?”

“E aquela gata da Contabilidade, hein?”

“Eu ODEIO o meu chefe!”

“Eu amo bônus!”

ADEUS!!!!

Você nunca vai ter aquela camaradagem na bolsa de valores se você viver como um trader, o máximo que você terá é um grupo de amigos de internet onde metade são iniciantes que fingem entender de alguma coisa e a outra metade que não quer se socializar e desaparece o tempo todo.

Ou seja, a graça do dinheiro vai passar e a graça do social de um emprego decente não vai nem existir, assim como as oportunidades do famoso QI (quem indica).

E eu nem falei do pior!

Você ganha dinheiro sem fazer nada de útil pela sociedade, e sim, você pode entrar em negação e dizer que a sua função é contribuir com a liquidez dos mercados mas meu, acorda pra vida, traders não servem pra porra nenhuma, logo, você vai tirar dinheiro da bolsa e acabou.

É uma profissão egoísta e solitária, ótima para nerds sociopatas.

Logo, se você for um cara normal, saiba que…

Lição: Os lucros vão perder muito da graça, você pode sentir falta do social e claro, se você realmente quer fazer uma diferença no mundo e espera que a bolsa em si te ajude nisso (se você for usar os lucros para algo útil depois é outra história), prepare-se para algumas noites bêbadas em claro chorando porque você não consegue ser um pouco mais como o Elon Musk e menos como o Jesse Livermore e não pode nem reclamar porque as pessoas te xingariam porque adorariam estar no seu lugar e ficar tristinho às vezes.

5 – É muito difícil não ficar se achando um dia ou outro…

7-bolsa-e

Yey!!

Agora é hora!!

Chegamos na parte legal!!!

Seguinte… não importa se você for um trader com lucros enormes ou lucros boquetas, não importa se você pode comprar coisas legais ou só coisas comuns porque uma coisa nunca ninguém poderá tirar do trader, o tempo livre!

Acordar quando você quiser, tirar dias offs quando você bem entender e fazer as coisas em horários que normalmente seriam impossíveis para pessoas normais vão fazer toda a diferença do mundo.

Imagina um cara marcando um corte de cabelo…

“Bom dia, nós temos para às 9 horas, tudo bem para o senhor?”

“Hmm, 9 horas estou no trabalho, tem mais cedo?”

“Não, mas temos às 4 da tarde, pode?”

“Aí ainda estou no trabalho.”

“Às 6 seria possível?”

“Trânsito.”

“…”

“…”

Agora imagina um trader…

“Bom dia, nós temos para às 9 horas, tudo bem para o senhor?”

“Heuheuehuehuehe, obrigado, é meio cedo para mim.”

“À tarde temos às 2, 3 e 4, algum desses?”

“Sim, qualquer um, whatevs, 4.”

“Marcado para às 4.”

“Ohh yeaah!”

Pense também nos horários para fazer mercado, aqueles em que tem 300 pessoas na fila e você precisa esperar uma eternidade… como trader você simplesmente vai quando não tem ninguém… pode também ser academia, médicos etc.

Como trader, na maior parte do tempo, você escolhe o que você quer e não o que você pode… ou melhor, o que o seu chefe diz que você pode…

Uma maneira engraçada de ter uma prévia disso é se você tiver Sem Parar ou semelhante:

Estão todos nas filas comuns mas você passa rapidinho nas catracas.

“See u later, suckaaaassss!”

É isso.

Mas todo dia.

?

O ponto negativo…

Como você já deve ter percebido…

É que você pode começar a se tornar um babaca, aí você precisa por o pé no freio de vez em quando e lembrar que apesar de tudo você ainda é só uma formiguinha insignificante que poderia ser aniquilada facilmente com um meteoro ou algo assim.

Felizmente esse “achismo” do trader costuma passar logo e às vezes nem acontece.

Mesmo assim, fique de olho para o “ohhh yeaaah” não subir à cabeça.

Apesar de que de vez em quando, não tem problema.

Aí apenas respire bem fundo e grite!

“Ohhhhhh yeahhhh!!”

?

E depois deixe de ser babaca.

Sério, enche o saco.

?

Lição: Quando você conseguir estabilidade na bolsa… mano… Mano… MANO!!!! Vai ser muito legal, então naqueles momentos em que você estiver pra baixo depois de alguns trades ruins, não se desanime muito porque quando a coisa funcionar… todo o hype será justificado… só cuidado com o nível de babaquice para que as pessoas não parem de te respeitar e passem a torcer para que você morra o mais rápido possível… e falando nisso…

6 – Você terá momentos de “Ahhh não, acho que na verdade eu não sei de nada, só dei sorte até agora e está tudo acabado pra mim!!” mas eles vão passar…

7-bolsa-f

Viver da bolsa pode ser uma coisa meio bipolar.

Se o mercado está super sagaz, você pode se achar melhor do que é.

Se o mercado está um lixo, você pode se achar muito pior do que realmente é também.

E se está sagaz ou lixo demais?

Aí fica engraçado.

Ano de 2006?

Ou 2009?

2012!

“Vem cá George Soros, vem cá vadia, vamos ver quem é o melhor!”

?

Ano de 1998?

Ou 2001?

2013?

“Meu Deus do ceú eu devia ter feito vestibular pra medicina ou engenharia ou algo assim mas não eu sou idiota e burro e porque diabos vim fazer essa coisa idiota de bolsa que é idiota e não funciona e eu só dei sorte até agora e acho que mais um trade eu morro e talvez na verdade seja mais fácil eu me matar apesar de que se eu comer apenas miojo pelo resto da vida eu posso me aposentar pra sempre na Tailândia e não precisar trabalhar nem sofrer mais e aí tenho tempo também para estudar português e descobrir como usar pontos e vírgulas nas frases.”

?

Tá bom!

É um defeito meu!

Eu gosto de dramatizar exemplos!

Enfim…

Um dos assuntos que eu mais gosto na bolsa é justamente sobre a parte da psicologia da bolsa porque sem ela você estará sem uma das melhores ferramentas para te manter de humor estável, tanto nos períodos ruins quanto nos bons.

É engraçado notar que num mercado altista parece que todas as pessoas magicamente ficam com Alzheimer porque se esquecem que nem sempre as coisas foram assim, perfeitas como em filmes da Disney, o mesmo vale para mercados baixistas, isto é:

A gente pensa que o bom vai durar para sempre.

E pensa também que o ruim nunca vai acabar.

E é claro.

Às vezes isso é verdade.

Mas pense, finalmente voltou a chover, não é mesmo?

A Dilma foi embora (por enquanto), não foi?

A Guerra Fria acabou também, né?

Percebeu?

O tempo destrói tudo.

Destrói um mercado altista, um baixista.

Destrói o seu excesso de confiança e a sua bad absurda.

Mesmo sabendo disso o seu humor poderá ser afetado, mas enquanto suas estratégias forem racionais e você souber do que está fazendo, tudo irá passar.

Se não souber nada, porém…

Você devia ter colocado mais botes salva vidas no barco, né?

?

Lição: Alguns momentos ruins na bolsa podem tirar a sua auto-confiança… mas aí, apenas continue operando na boa, possivelmente com um position sizing mais apertado, espere a chuva passar e se ainda assim não ajudar, esqueça a ideia da Tailândia e lembre-se do que o Rudolf Abel responde no filmaço Bridge of Spies quando o perguntam se ele não está preocupado: “Will it help?”

7 – São poucas as pessoas que costumam se dedicar apenas à viver da bolsa por muito tempo… e não é por falta de sucesso…

7-bolsa-g

É estranho mas parece que ser trader é diferente de algumas outras profissões porque nela, existe uma linha de chegada muito bem estabelecida, o momento em que você ganha mais do que gasta e não precisa mais trabalhar do jeito 9-5.

Mas depois disso algumas pessoas podem ficar meio sem rumo.

Acredito que o problema é que enquanto em outras profissões o que mais importa é a jornada, na bolsa o mais importante é o destino:

Chegou nele?

Férias!

Para algumas pessoas isso é fantástico porque elas podem ir fazer o que elas sempre quiseram fazer… e acabam realmente gostando do que sempre acharam que queriam fazer.

Você pergunta, por exemplo, para alguma delas:

“Porque você quer viver da bolsa?”

E a pessoa responde:

“Para ter mais tempo de cuidar dos meus cavalos sem pensar em dinheiro!”

Válido e faz sentido.

Mas quando alguém responde assim:

“Eu quero viver da bolsa pra não precisar trabalhar!”

Ooopps!

Tem algo errado.

Essa resposta é muito vazia.

Não tem nenhum sinal de um “depois”.

Quem responde assim costuma entrar, mais cedo ou mais tarde, em desespero porque com o objetivo atingido sem nenhum outro objetivo pré-estabelecido, o que resta a fazer?

Morrer de tédio?

Gastar tudo?

Dormir?

Blog?

?

Entenda:

Muitos fracassam, muitos se dão bem.

Mas são poucos os que ficam ativamente operando por bastante tempo, fazendo trades mais curtos e afins porque a maioria simplesmente fica de saco cheio da mesmice, começa a fazer trades mais longos (alguns até mensais se o cara se lembrar deles hehehehe) e vai trabalhar em outra coisa.

Já conheci alguns caras de SUCESSO que transformaram a “profissão” de trader em apenas “algo a mais para se ganhar dinheiro” e foram abrir empresas que não tem a ver com a bolsa, resolveram escrever livros de ficção ou estão vivendo estilos de vida hedonistas.

Os primeiros estão bem, obrigado…

Já os últimos…

Esses estão vegetando, vivendo de maneira pouco saudável, com um “?” gigante na cabeça todos os dias e se perguntando:

“E agora?”

Eu percebo com o tempo que os que ficam por muito tempo gostam mesmo do jogo, do curto prazo principalmente, e das emoções, para eles é uma profissão mesmo… os que acabam aumentando as escalas temporais querem aproveitar algo que eles sabiam de antemão que gostariam de aproveitar, para eles é algo a mais para ganhar dinheiro… já os perdidos tendem a ser os que entram na vida de trader com um porquê pouco específico e uma hora podem ter problemas.

O primeiro grupo realmente gosta.

O segundo grupo gosta por um tempo, depois brinca menos e troca de esporte.

O terceiro grupo veio ao mercado por que sei lá e continuará nele também porque sei lá, esses não serão muito felizes.

Portanto, se “viver da bolsa” é o objetivo, tente descobrir logo qual é o pós-objetivo porque ele é igualmente importante e se não for bem pensado, você corre o risco de cair na armadilha do tédio e do hedonismo… o que é terrível… mas provavelmente ainda melhor do que ter um emprego chato hehehe.

Lição: Para a maioria das pessoas, o “viver da bolsa” não será uma profissão, será algo de longo prazo sim, mas não de forma intensa, talvez seja a sua única fonte de renda também mas não será a sua única atividade, então pense em quais atividades você quer fazer depois porque se não tiver nenhuma, acredite, você vai ficar muito entendiado até encontrar algo interessante.

8 – Bônus de Conclusão!

7-bolsa-h

 

Para terminar, eu gostaria de fazer uma pequena lista de dicas simples e rápidas que também podem te ajudar consideravelmente no futuro:

  • Leia o máximo que puder, principalmente coisas que vão contra às suas crenças, se você é técnico, leia algo fundamentalista, se for fundamentalista, leia algo técnico;
  • A não ser que você opere forex, tente acordar o mais cedo possível, eu quase ferrei minha vida indo dormir às 6 da manhã e acordando às 16 da tarde;
  • Mantenha back-ups da sua lista de acompanhamento de ações, backtests e códigos, você vai ter problemas enormes se seu PC der pau e você tiver esquecido de tudo;
  • Se o seu inglês não for ótimo, cuide disso ASAP (não sabe o que é ASAP? taí a lição de casa) porque quase todos os melhores livros sobre bolsa estão em inglês;
  • Você faz day trades ou scalps? Se sim, tudo bem… se não, não seja mané em gastar horrores em plataformas modernas porque quem opera de position pra cima não precisa de nada disso;
  • Iniciantes tem demais… novamente… DEMAIS a aprender fazendo day trades com um simulador gratuito de forex, você não perde nada mas ganha muito conhecimento em muito pouco tempo;
  • Se você está fazendo algo e está difícil, tudo bem, algumas coisas são mesmo difíceis… mas se você está fazendo e está difícil DEMAIS, você está fazendo algo errado, descubra o quê, agora;
  • Existem traders ousados e traders velhos, mas não existem traders velhos e ousados… ou seja, quem arrisca como um idiota (vide galera popular de forex nas redes sociais), vai curtir muito por um tempo… mas só por um tempo…

Bem, é isso aí.

Espero que tenha gostado.

Espero também que comente abaixo.

Sagaz?

Então sagaz.

 

 

 

 

 

-------------------------------------------------------------

17 horas atrás, Bruno Rafaelt disse:

Só levei prejú hj, quase -5%

Gestão de riscos meu amigo.

Editado por Mklek
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Mklek disse:

Saindo do Forno.

Boa Leitura:

Original aqui

 

Boa, recebi ainda agora no e-mail, ele estava a um tempinho sem publicar nada, espero que volte a soltar material com mais frequência rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...