Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tibialgia - Canelite - Shin Splints


gaspar

Posts Recomendados

Bom pessoal. To revivendo este tópico por que to com esse probleminha bem chato que é a canelite. E vi que isso afeta não só o treino (to proibido de fazer agachamento, leg press, treinar pantu) como também os aeróbicos (não dá pra correr, jogar fute nem nada).

Vou resumir o que é a canelite (ou tibialgia):

A tibialgia é causada por forças de distensão na membrana interóssea, entre a tíbia e a fíbula.

A tibialgia não tratada corretamente vai piorando com o tempo, podendo evoluir para uma periostite (inflamação do periósteo que recobre a tíbia). Em casos mais graves, pode ser uma fratura causada por estresse.

A dor na canela é o primeiro sinal; normalmente relacionada ao impacto repetido da corrida. Piora gradualmente durante os treinos de corrida, e em alguns casos melhora quando o corpo está bem aquecido, retornando ao final do exercício. Além da dor, poderá ocorrer um edema na região.

Tratamento:

A seguir procedimentos que fazem parte de um tratamento de tibalgia (dor na canela)

1. Substituir o chão duro por um piso menos rígido (trocar o asfalto pela grama, por exemplo);

2. Substituir a aeróbica de alto impacto (muitos saltos) pela de baixo impacto.

3. Evitar treinos em terrenos com subida;

4. Usar palmilhas amortecedoras e tênis adequado para a modalidade que se pratica;

5. Usar antiinflamatórios orais e tópicos sob orientação médica;

6. Fazer fisioterapia baseada em ultra-som, ionizações e massagens suaves;

7. Diminuir a intensidade e a freqüência dos exercícios até o desaparecimento dos sintomas.

fonte

Bom, essas informações são simples de achar, básicamente qualquer site em que se pesquisar sobre canelite vai se achar isso.

Eu comecei a sentir isso ja tem algumas semanas e só veio piorando, é uma dor no osso da canela muito chata e qualquer impacto como pisar dói bastante. As dores começaram no futebol, mas acho que o agachamento e o leg que eu vinha aumentando os pesos, contribuiram pra ferrar tudo de vez. Agora cheguei num ponto onde não dá realmente pra jogar futebol, o agacho e o leg até dá pra fazer, mas isso pioraria a situação e um instrutor amigão meu disse pra nem pensar nisso por enquanto.

Um outro amigo meu teve esse problema recentemente e está melhorando, porém, fez fisioterapia com ultra-som, ionização (o tratamento citado no texto) além de ficar 1 mês de muleta sem qualquer impacto.. voltou com cargas leves e pedalando também. Ele me aconselhou a tomar Cálcio para fortalecer os ossos.

Acho que não tem segredo. O jeito é parar com qualquer tipo de impacto, tomar cálcio, talvez um anti-inflamatório.. e se possivel fazer a fisioterapia. Eu ainda não fui ao médico mas pretendo..

Esse meu amigo que é instrutor me disse que o aumento do meu peso (ganhei 20kg desde que comecei a treinar) e a falta de um aeróbico bem trabalhado contruibuiu para o surgimento disso, pois o aeróbico que eu praticava era pouco e de muito impacto, forçando demais.

Enfim, alguém ai está com problemas de canelite? Já teve? Comentem ai!

Abraços!

Editado por GuilhermeGuidoha
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Eu tive quando morava nos EUA e estava no time de futebol americano do colégio. O médico na época me disse que isso ocorreu em razão de muito treino e pouco descanso e pediu repouso por duas semanas. Fiquei uma semana, as dores passaram e voltei pro treino. Nunca mais tive essa canelite.

Mas dói pra caramba! Parecia que a pele e o músculo da canela estava soltando do osso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito impacto no piso duro, sem o devido armotecimento, acho que é um dos principais fatores. Há 1 mês comecei a jogar futsal, e quando fui fazer uma corrida no asfalto senti a canela, além de estar todo travado. Tenso. Vou ter que abandonar o futsal ... Futebol é mto massa, mas só dá prejuízo!

.

Editado por Kaled
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora fiquei com medo. Domingo fiz cardio e na segunda tbm e depois de 1 hora comecei a sentir umas fisgadas fodidas na panturrilha. Depois de + 1 hora fui treinar pernas, alonguei bastante antes e fiz algumas séries de aquecimentos e mandei ver sem dó no treino. Hj ainda to andando mancando e sentindo as panturrilhas duras. Espero que não tenha nada haver com tibialgia.

Até pq eu odeio Tibia! (piada seca :mellow: )

Editado por rednos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rednos, esse problema é no osso.. se sua dor for na pantu mesmo igual da prut, tenho quase certeza que é outra coisa.

Tanto que é foda, minha pantu ta zerada, eu sempre treinei bem ela.. o que dói mesmo é o osso, tem uma parte aqui que se eu apertar dói pra caralho. E principalmente quando corre, com o impacto a dor vai direto no osso.. parece que vai quebrar.

Parecida com aquela dor que normalmente temos quando treinamos biceps e soltamos o peso, que parece que o ante-braço vai quebrar no meio.

Piadinha palha, mas pqp Tibia é horrível msm EHAUIEHAUIA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então eu jogo Rugby e no começo sempre tinha canelite porque de vez em quando antes do treino agente corre em volta do clube. Mas a dor não é no osso e sim no musculo que acompanha o osso da canela (Musculo tibial anterior) que parece que é no osso.

Mas caso a sua seja no osso mesmo pode ser que nem seja canelite como aconteceu com colega de clube achou que era canelite porém ele esta com fratura pelo excesso de treino. Não tem muito o que fazer mesmo a não ser fisio que ajuda muito.

Abraços aí e melhoras para voltar aos ganhos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então eu jogo Rugby e no começo sempre tinha canelite porque de vez em quando antes do treino agente corre em volta do clube. Mas a dor não é no osso e sim no musculo que acompanha o osso da canela (Musculo tibial anterior) que parece que é no osso.

Mas caso a sua seja no osso mesmo pode ser que nem seja canelite como aconteceu com colega de clube achou que era canelite porém ele esta com fratura pelo excesso de treino. Não tem muito o que fazer mesmo a não ser fisio que ajuda muito.

Abraços aí e melhoras para voltar aos ganhos...

Agora tô com mais medo ainda. É quinta-feira e a dor ainda não passou. Hoje é treino de biceps e triceps e a sorte é que posso fazer exercícios sentado e amanhã não vou treinar costas nem fo%#%#%. Imagina fazer levantamento terra desse jeito, aí que esmerdeia tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje é quinta??? Rsrsrs... Zueira!

Então Rednos tem uma coisa que você pode fazer mas doi pra kct e é dificil de encontrar um médico que faça. Ela se chama infiltração! O médico vai aplicar anti-inflamatório direto no musculo e com mais duas coisas pra dor. Porém não cura...

Outra coisa boa é a acumpultura. Se você for de Sampa me manda uma mp que eu tenho dois lugares show de bola pra te passar...

Abraços e melhoras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje é quinta??? Rsrsrs... Zueira!

Então Rednos tem uma coisa que você pode fazer mas doi pra kct e é dificil de encontrar um médico que faça. Ela se chama infiltração! O médico vai aplicar anti-inflamatório direto no musculo e com mais duas coisas pra dor. Porém não cura...

Outra coisa boa é a acumpultura. Se você for de Sampa me manda uma mp que eu tenho dois lugares show de bola pra te passar...

Abraços e melhoras.

asusahsausa, quinta foi foda eu n tinha acordado direito. Então, eu to tomando agora um relaxante muscular que meu dentista me passou a um tempo atrás, tenho uns problemas de má oclusão que causam tensão na musculatura facial e talz mas o remédio funciona pra musculatura toda. Tenho ainda uma tablete cheinha e vou tomar pra ver se melhora, o nome do remédio é Trandilax. Vlw pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...