Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Intensidade Ou Insanidade ?


JESSE MONSTRO

Posts Recomendados

michalik2z.jpg

Intensidade Ou Insanidade! -

Foi em 1977. Richard Dreyfuss ganhou o prêmio de melhor ator, o New York Yankees venceu a World Series, o cesto de pão custava só trinta e cinco centavos, e o pequeno John DeFendis, 18 anos de idade, estava aprendendo o mais masoquista dos estilos de treinamento em sua busca por tornar-se um campeão de fisiculturismo. Veja, eu era aquele adolescente que vinha treinando durante 8 anos e tinha competido em nove ocasiões diferentes sempre sem levar para casa um troféu sequer. Em minha determinação pela auto-superação, ocorreu que eu tomei uma decisão que afetaria enormemente os quinze anos seguintes da minha vida. Eu escolhi treinar com o Mr. América, Steve Michalik.

O Ginásio do Steve

Tudo começou num dia em que eu decidi fazer uma visita ao ginásio onde todos os tão comentados "campeões" treinavam: o Mr. América´s Gym. Este não era um Spa familiar qualquer. As paredes foram pintadas a jato, em preto, e os equipamentos eram vermelhos, reminiscências de uma antiga câmara de torturas no estilo gótico. Havia uma enorme seringa de 60 cm na parede acima do balcão de entrada, montada em uma placa onde se lia: "Mensagem Do Dia: Aumente a Dosagem"! A caneta para a assinatura da inscrição também era inserida em uma seringa.

Eu entrei e pedi para falar com o próprio Mr. América. Este foi meu primeiro erro. Steve Michalik não era o típico proprietário de academia. Ele não se preocupava com o negócio, e nem se importava quanto a ofender quem quer que fosse. De fato, Steve Michalik realmente não se preocupava com muita coisa, exceto treinar. Agora, eu não estou me referindo a treinar do mesmo modo como os meros mortais se referem a isto. Não, este tipo de treinamento tem um significado completamente novo. Afinal de contas, o lema de Steve era "Treine além da dor... e a morte será sua única recompensa".

O recepcionista do ginásio apontou para uma área de equipamentos que estava isolada por uma corda, e disse: "... o Steve está além das cordas, treinando, mas eu não o aborreceria se eu fosse você!" Bem, Sr. recepcionista do Ginásio, você não é eu. Eu penso por mim mesmo. Afinal de contas, eu era um aspirante a campeão que tinha me classificado em quinto numa recente competição local para adolescentes, e eu imagino que o Steve ficaria feliz em falar comigo. Bem, nosso encontro foi algo assim... "Oi Steve, eu sou John DeFendis, e eu gostaria de saber se. . ."

Eu nem mesmo consegui terminar minha frase quando aquele Hulk transformou-se em algo ainda mais monstruoso. Eu desejei ter trazido uma cruz ou uma estaca de madeira para atravessar no coração dele porque isso teria sido o único modo de prevenir o que estava a ponto de acontecer. Ele lançou diante dos meus pés os halteres com os quais fazia roscas, e começou a berrar histericamente, "eu vou o matá-lo se você não cair fora daqui, agora. Eu vou chutar o seu rabo. Caia fora daqui e nunca chegue perto de mim enquanto eu estiver treinando"!

Falando Com Mr. América

Neste momento, eu tive a impressão que eu poderia não ser bem-vindo aqui e percebi que o que eu deveria fazer era desaparecer. Assim, eu parti. Minha motivação por auto-superação no bodybuilding foi superada por minha vontade de viver, mas depois, à noite do mesmo dia, eu retornei até o ginásio para abusar um pouco mais. Desta vez eu circulei furtivamente pelas imediações e olhava pela janela quando eu senti uma mão batendo no meu ombro. Conforme eu me virei, eu me vi cara a cara com meu pior pesadelo, eu percebi deltóides que pareciam melões, e bíceps que se assemelhavam a pêssegos enormes. Era ele... o Mr. América.

Enquanto eu permanecia em pé esperando ser detonado ali mesmo, ele olhou diretamente em meus olhos e disse, "O que é que você quer? E fale rápido porque eu tenho que ir comer". Eu respondi, “eu quero me tornar um campeão igual a você. Eu quero ser Mr. América. Eu pensei que talvez você me treinasse para tornar esta meta uma realidade”. Steve respondeu, “Ah! Você quer se tornar um campeão? O que o faz pensar que você possui as qualidades que o levarão a se tornar um campeão?" Antes que eu pudesse responder, Michalik continuou, "Ok! te peguei! Certo! Mr. Campeão, me encontre aqui amanhã às 5:00 da manhã e nós veremos se você tem colhões para treinar como um campeão. Não se atrase Mr. Campeão... não se atrase...".

No dia seguinte eu parecia uma criança indo à confeitaria. Eu estava excitado por poder treinar com o Mr. América. Esta era minha chance. Eu fui voando até o ginásio, imaginando ver Steve ali esperando por mim, para me explicar os fundamentos do seu treinamento. Mas em vez de esperar por mim, ele estava envolvido em um intenso treinamento. Gotas de suor encharcavam suas sobrancelhas, e ele tinha um olhar que era hipnótico, praticamente assustador.

Quando ele terminou a série, ele largou o peso e lentamente virou-se até minha direção. "São 5:05 e você está atrasado. Caia fora do meu ginásio e não me faça desperdiçar o meu tempo," disse ele. “Caia fora daqui! Esteja aqui amanhã às 5:00 em ponto e eu lhe darei outra chance". No dia seguinte eu estava lá às 5:00 da manhã, só havia um problema. Nenhum sinal de Steve Michalik. Eu me sentei na guia da calçada a esperar. Passou 6:00, então 7:00, e finalmente 8:00.

No final das contas Steve apareceu para abrir o ginásio apenas às 9:00. Conforme ele saia de seu carro, eu disse: "Que porra é essa! Onde inferno você estava?" ...Bem, não foi exatamente isso o que eu disse, mas foi mais algo mais ou menos assim: "Me desculpe Sr. Michalik por eu aparecer 4 horas mais cedo para o treinamento. Nós podemos treinar agora? " Steve apenas destrancou a porta do ginásio e resmungou algo sobre aquele ser seu dia de descanso e que nós poderíamos retomar o treinamento às 5:00 em ponto do dia seguinte se eu tivesse saco para aparecer.

Uma vez mais eu parti desapontado. Aquela noite eu não consegui dormir muito, pois eu estava determinado a mostrar a Michalik que eu era duro e indestrutível. Na manhã seguinte eu estava no ginásio a 4:45 e Steve apareceu logo depois disso. Ele me perguntou se eu sabia o que era treinar duro. Eu ri, e com uma atitude convencida, respondi, "eu treino mais duro que qualquer cara!" Steve riu um pouco e disse, "Muito bom Mr. Campeão, então vamos começar."

Imagem

O Treinamento "Inferno na Terra"

Steve começou a montar várias estações de exercício diferentes. Depois de posicionar halteres estrategicamente em vários bancos e máquinas, Steve isolou a área com uma corda grossa. Depois eu vim a chamar essa área isolada em nosso treinamento, de "Inferno na Terra". Ali era onde toda a ação acontecia. Michalik me fazia acreditar que nós éramos gladiadores indo para a batalha. A área isolada representava o campo de batalha e você apenas emergiria um guerreiro bem sucedido se você pudesse resistir à dor e pudesse sobreviver à batalha.

Em meu caminho para a vitória eu fiz várias visitas ao trono de porcelana. Em outras palavras, eu vomitei as tripas. Eu fui forçado a fazer séries de exercícios sem qualquer descanso, até que eu tive que fazer um pitstop no banheiro. Em vez de fazer repetições forçadas, eu me encontrei fazendo séries forçadas. Eu fui forçado a fazê-las. Depois de uma semana destes treinamentos torturantes eu me encontrei deitado em uma cama de hospital tentando recuperar um corpo depletado e detonado.

Eu aprendi minha primeira lição. Não tente acompanhar o ritmo de Michalik. Ele é biônico. Conforme eu continuava deitado lá tentando entender o que deu errado, Michalik estava falando para todos os freqüentadores do ginásio que eu era mentalmente fraco e que eu deveria tentar minha mão no badminton ou no criket. Isto me enfureceu e eu me tornei ainda mais determinado ainda em mostrar a este cyborg que eu tinha o que era necessário para me tornar um campeão.

Ganhando o Mr. U.S.A.

Assim, no dia seguinte ao da minha saída do hospital eu estava de volta ao ginásio e frente a frente com Michalik. Eu disse com firmeza, "o que não me mata só me fortalece!" Nós então nos tornamos uma equipe. Nós abastecíamos um ao outro para eventualmente alcançar o céu para não conformar-se com nada menos que as estrelas. Minha nave estava preparada e decolando verticalmente para minha meta. Eu venceria o título de Mr. Nova Iorque, então o Mr. Eastern América, ai o Mr. Western América e finalmente o título de Mr. U.S.A.

Mas em minha busca eu passei por todos os sacrifícios do caminho. Os treinamentos eram brutais e meu nome tornou-se sinônimo de da frase "Intensidade ou Insanidade". Freqüentemente as pessoas desejam saber se meus treinamentos eram inacreditavelmente intensos ou se eram considerados insanos. Nós nunca fizemos menos de 40 séries para cada parte do corpo e às vezes chegavamos até a 100 séries para uma única área.

Obrigado.

John DeFendis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Esse cara realmente era louco,alucinado as histórias dele são totalmente fora do normal mas alguns pontos de vista dele são bastante interessantes, venceu o Schwarzenegger em 1972 e ganhou mais de 20 títulos internacionais.Só não ficou mais famoso porque ele foi o primeiro Gigante Campeão a assumir abertamente que tomava esteróides ,aí a mídia não elevou a imagem dele igual fez com outros muito piores, mas esse cara é uma lenda, respeitadíssimo tanto pelo Mentzer como pelo Arnold que inclusive fez uma homenagem pra ele num campeonato.

Quem tiver mais alguma coisa sobre ele completa aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a mente é a unica coisa que explica pessoas que tem filosofias tao opostas de dieta e treino e que acabam muitas vezes ficando lado a lado no palco onde muitas vezes é muito dificil julgar e dar a vitoria para o melhor

acho que se a mente do cara acha que ele tem que se destruir até morrer pra crescer, ele vai ter resultado com isso

e a mente daquele outro que acha que deve dar um estimulo mais curto para crescer também faz com que ele tenha resultado

percebo isso em meus clientes...

tenho um atleta extremamente disciplinado, nao sai nada nada da dieta, mas de tao neurótico que ele é qdo ele sai da dieta ela acaba piorando mesmo, de um dia pro outro

e tenho outros atletas que exageram saem da dieta mas nao tem medo nem culpa, entao nao tem problemas

genética, metabolismo, não é só isso q explica

acho que se o cara sai da dieta e tem medo de engordar, o medo remete a sensação ancestrar do medo de faltar comida, do medo de se alimentar e ter algum predador por perto, entao assim libera muito cortisol e o cortisol vai direcionar aquelas calorias realmente como reserva de gordura, porque se o cara ta com medo o corpo instintivo e o metabolismo ancestrar interpretam esse medo como um sinal que nao é garantido ter mais refeicoes pela frente entao o melhor é reservar

agora, se o cara come relax, sem culpa, nao libera cortisol, mas pelo contrario, fica feliz e libera mais gh, mas serotoninas, com certeza o corpo vai direcionar essa caloria a mais para o reservatorio de glicogenio muscular, porque nao?

é muito louco mesmo... insanidade total

andré

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
acho que se o cara sai da dieta e tem medo de engordar, o medo remete a sensação ancestrar do medo de faltar comida, do medo de se alimentar e ter algum predador por perto, entao assim libera muito cortisol e o cortisol vai direcionar aquelas calorias realmente como reserva de gordura, porque se o cara ta com medo o corpo instintivo e o metabolismo ancestrar interpretam esse medo como um sinal que nao é garantido ter mais refeicoes pela frente entao o melhor é reservar

agora, se o cara come relax, sem culpa, nao libera cortisol, mas pelo contrario, fica feliz e libera mais gh, mas serotoninas, com certeza o corpo vai direcionar essa caloria a mais para o reservatorio de glicogenio muscular, porque nao?

é muito louco mesmo... insanidade total

andré

Pois é André, tudo em nós, começa pela mente. Ela é o grande computador. F... é vc dizer "Vou pensar assim". Se sua mente não engole essa frase, vc não vai pensar assim nunca.

Eu tb já tinha reparado q os ansiosos/medrosos/tensos tendem a não alcançar os objetivos tão facilmente. Já aqueles q vivem mais a vida, ao velho estilo "deixa a vida me levar", chegam lá.

Não quer dizer q estes últimos não se esforcem em alcançar os objetivos, mas eles não são tão rígidos consigo mesmo, deixando as coisas fluirem. No fundo, essa é a grande jogada: deixar a mente mais solta e menos rígida.

Saudações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Poxa, bacana ver o ponto de vista de alguns bodybuilders. Apesar dele se opor a maioria, contra os resultados não há argumentos.

Eu sigo a filosofia de que o treino precise ser intenso, mas não demorado, mas curti esse tópico. Parabéns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso só mostra que essas receitas de bolo não servem pra nada, o corpo responde de várias maneiras diferentes, cabe a cada um descobrir como seu corpo responde melhor...

No video mostra ele fazendo agachamento com um banco entre as pernas, descendo até literalmente sentar no bando, achei muito interessante, alguém sabe mais sobre esse exercício?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...