Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ovo - Um Verdadeiro Tesouro


MarLee

Posts Recomendados

Publicidade

  • Respostas 36
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Belo artigo MarLee, obrigado por compartilhar conosco.

Aqui é 4 praticamente todos os dias, hoje antes de dormir vou mandar 4 ovos inteiros com peito de peru, omelete de microondas. Muito bom mesmo, sempre defendi com unhas e dentes o consumo integral do ovo, pra ser bem sincero aposto mais fichas nele do que em qualquer outro alimento protéico, incluindo o peito de frango. Essencial, vital, fodástico.

Agora uma dúvida: os ovos fritos e cozidos não alteram em nada as proteínas. Claro, as vitaminas vão, em sua maior parte, a pique, mas as proteínas resistem. Ao fazer ovos no microondas (meu caso, só faço em microondas), que usa radiação para "cozinhar", as proteínas também permanecem intactas? Ou uma parte vai pro brejo?

Pesquisei e encontrei isso

- A estrutura da proteina é formada a partir das chamadas ligações peptidicas entre os aminoácidos, estas são as ligações primarias das proteinas, q vão até a sua forma helicoidal, das estruturas terciarias e quaternarias, atraves de ligaçoes secundarias, como pontes de hidrogenio. Enfim, parece estranho, mas nosso organismo não absorve proteínas, ele primeiramente quebra todas estas ligações, atraves de enzimas e tambem com o auxilio do pH estomacal, que esta em torno de 2 e só então ele absorve os aminoácidos das proteinas, e uma vez dentro de nosso corpo ele novamente seleciona e rearranja estes aminoacidos em novas proteinas. Então não importa se voce cozinha ou não a clara do ovo (que atraves do cozinmento irá quebrar essas estruturas, ou seja,desnaturar), pois voce irá quebrar a estrutura proteica do mesmo jeito para poder absorver os aminoacidos, cozinhando a clara do ovo voce ira acelerar o processo de absorção.

- Se uma proteína encontra um ambiente hostil, no qual a temperatura, o pH ou a concentração de eletrólitos esteja alterado, ela pode desenrolar-se e perder sua forma característica. Este processo chama-se desnaturação. As proteínas desnaturadas não são funcionais. Um exemplo comum de desnaturação é visto na fritura de um ovo. No ovo cru, a proteína (albumina) é solúvel e a clara é um fluido transparente e viscoso. Quando é aplicado calor ao ovo, a proteína altera sua forma, toma-se insolúvel e adquire uma cor branca.

essa cor branca tambem aparece quando a clara é cozida no fogão assim como no microondas . fora que a temperatura e o ph da água em fervura pode danificar as proteinas .

Espero ter ajudado, me diga como vc faz no microondas e em que recipiente,

Boas energias!!!

3õ Namastê

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo depende!

O colesterol do ovo interferi sim no colesterol do corpo, só que muito pouco. Gordura saturada, tabagismo, sedentarismo e genetica são o que realmente conta! Então comer 12 gemas por dia numa pessoal saudavel, que não fuma, tem uma dieta equilibrada e pratica exercicios fisicos, eu nao vejo problemas.

Agora se a pessoa ja tem algum problema (dieta ruim, fuma, sedentaria ou genetica), ai eu acharia melhor maneirar um pouco.

Quando eu passei de 1 para 4 ovos por dia, meu colesterol abaixou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesquisei e encontrei isso

- A estrutura da proteina é formada a partir das chamadas ligações peptidicas entre os aminoácidos, estas são as ligações primarias das proteinas, q vão até a sua forma helicoidal, das estruturas terciarias e quaternarias, atraves de ligaçoes secundarias, como pontes de hidrogenio. Enfim, parece estranho, mas nosso organismo não absorve proteínas, ele primeiramente quebra todas estas ligações, atraves de enzimas e tambem com o auxilio do pH estomacal, que esta em torno de 2 e só então ele absorve os aminoácidos das proteinas, e uma vez dentro de nosso corpo ele novamente seleciona e rearranja estes aminoacidos em novas proteinas. Então não importa se voce cozinha ou não a clara do ovo (que atraves do cozinmento irá quebrar essas estruturas, ou seja,desnaturar), pois voce irá quebrar a estrutura proteica do mesmo jeito para poder absorver os aminoacidos, cozinhando a clara do ovo voce ira acelerar o processo de absorção.

- Se uma proteína encontra um ambiente hostil, no qual a temperatura, o pH ou a concentração de eletrólitos esteja alterado, ela pode desenrolar-se e perder sua forma característica. Este processo chama-se desnaturação. As proteínas desnaturadas não são funcionais. Um exemplo comum de desnaturação é visto na fritura de um ovo. No ovo cru, a proteína (albumina) é solúvel e a clara é um fluido transparente e viscoso. Quando é aplicado calor ao ovo, a proteína altera sua forma, toma-se insolúvel e adquire uma cor branca.

essa cor branca tambem aparece quando a clara é cozida no fogão assim como no microondas . fora que a temperatura e o ph da água em fervura pode danificar as proteinas .

Espero ter ajudado, me diga como vc faz no microondas e em que recipiente,

Boas energias!!!

Brigadão.

Sobre a proteína ser desnaturada com a alta temperatura eu já tinha conhecimento. De fato nosso organismo não absorve as proteínas, e sim os aminoácidos.

Meu receio era de que o ovo feito em microondas (ou seja, com presença de radiação), além de desnaturar as proteínas, desnaturasse os aminoácidos também. Então a desnaturação que ocorre é apenas com as proteínas? Os aminoácidos permanecem inalterados, correto?

Sobre o microondas, eu comprei tipo um "Tupperware" próprio para isso, serve pra descongelar, fazer omelete, etc. Esse Tupperware tem um furo pequeno na tampa, cuja finalidade é diminuir a pressão interna dentro do recipiente durante o tempo em que estiver no microondas, evitando assim as "explosões".

No omelete que eu faço varia, o que eu mantenho é 4 ou 5 ovos inteiros, raramente menos que isso. Ponho os ovos na Tupperware, furo as gemas e mexo até misturar bem a gema com a clara, até o líquido ficar todo amarelado. Depois, coloco qualquer outra coisa que eu ver na frente, pode ser queijo ralado, peito de peru, presunto, queijo branco, qualquer coisa. Ponho no microondas por uns 2 minutos e depois como. Agora a pouco comi um com 4 ovos inteiros e uma fatia grossa de queijo branco, picado em cubinhos.

Bjos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...