Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Barra E Anilhas Comuns X Barra E Anilhas Olímpicas


Lander18

Posts Recomendados

Achei um texto mt bacana, nunca tinha pensado desse modo.

isso me fez refletir se 2 anilhas de 10kgs são iguais a 1 de 20kg ( tbm existe variação de peso, uma anilha pode marcar 10kgs e ter 11 kgs)

já me peguei varias vezes tendo dificuldade em erguer a mesma carga, mas com anilhas diferentes.

e isso atrapalha e MUITO, na progressão de cargas. a partir de quanto eu li esse texto, passei a utilizar SEMPRE as mesmas anilhas. ( já q tinha vezes que usava 2 de 10kgs no lugar de 1 de 20kg, e atrapalhava na progressão de cargas pq o peso varia)

vou deixar uma outra questão para se debatida, se no levantamento terra, vc coloca 200kg, mas com anilhas de 20kg, e outro dia coloca 200kg mas com anilhas de 10kg, faria diferença? ( desconsiderando a variação de peso de ambas e altura da barra pro solo)

eu já testei isso, e da diferença, não sei se é pela variação de peso, ou algo a ver com física ( tamanho do braço de resistência e tal )

segue o texto :

"""Opa pessoal, antes que vocês se perguntem, não estou voltando aqui com uma daquelas fotos do facebook questionando se você "curti" ou "compartilha", nem para criar polêmica e muito menos para desmistificarmos algo, mas simplesmente para entendermos não de biomecânica do exercício, mas a mecânica de um equipamento essencial para o Levantador Terra... A BARRA E ANILHAS!
Primeira pergunta que devemos fazer, não é "Qual é a melhor?", mas sim "Qual me trará mais benefícios no treino?".
Pois bem, de forma direta e sem delongas... A BARRA E ANILHAS COMUNS!!!
Mas você pergunta: "Nossa Cleitão, mas assim, sem nenhuma cuspidinha?"
Exatamente! E vamos entender o porque...
Muito se questiona sobre treinar com barra comum, pois esta até um certo ponto "vai" e depois enverga???
Não... Asseguro que não enverga!
Primeiro, você não vai usar aquela barra da academia, aquela famosa barra cromada e sim, se você quiser treinar realmente levantamento terra para competição, vai com jeitinho conversar com o dono da academia e pedir para ele providenciar uma que possa lhe ajudar a treinar.
Por óbvio, que ele não vai entender nada e certeza que vai rir da sua cara e chamar aquele professor "coxinha", o qual também irá rir de você, então criança, você vai se virar e fazer a sua...
Isso mesmo faça a sua se quiser ter resultados!!!
Pode parecer idiota, mas mande fazer e a leve com você nos dias em que for treinar Levantamento Terra ou pede para o dono da academia pelo menos deixar seu material num canto lá, até porque você indo competir e vencendo campeonatos é o nome da porcaria da academia dele que vai junto... Paciência né!!!
Fica a dica:
1- Barra de Aço 1020 de 02 polegadas ou 28 mm
2- 2,20 m de comprimento
3- 1,32 de comprimento entre os eixos internos
4- Recartilhar o local de pegada (messa dois ou três lugares diferentes com distanciamento de 01 cm entre cada recartilhada)
5- Providenciar duas plataformas rígidas de madeira de 05 cm de altura e 50 cm x 50 cm
Coloco isto e daqui a pouco aparecerá aquele cara formado em Ciências Sociais, Jurídicas ou Humanas, e que nas horas vagas é entendido em usinagem de aço e diz:
- "Cleitão, mas aço de 1045 é melhor em razão da resistência!!!"
- Eu respondo: "Nãoooo... tanto o aço 1020 quanto 1045 são de baixo carbono com alta tenacidade e baixa dureza, assim ambas bem maleáveis e porque mandei fazer a por*** da minha barra com aço de 1020 e já a testo a mais de 05 campeonatos e mesmo com 330 kg acima do solo na gaiola, nem sequer enverga e está perfeita"
Superado isso passemos o porque dessa barra com utilização de anilhas comuns e não a olímpica para treinamento.
Como sou direto já digo: "Treinar com essa barra e anilhas comuns é bem mais pesado do que treinar com barra e anilhas olímpicas"
Lá vem agora aquele gordinho camarada que só faz gordice: "Puxa Cleitão... Mas peso não é peso??? 200 kg não é 200 kg??? Você é louco!!!"
Nãoooooooo... na realidade, vocês poderão observar que a barra comum, aquela que você mandou fazer pesará cerca de 11 kg, ao contrário da barra olímpica que embora tenha o mesmo comprimento (2,20 m) e diâmetro de pegada (28 mm) pesa 20 kg, e aí está a diferença e não na altura do chão, pois mandamos fazer as plataformas de madeira o que dará a mesma altura da barra olímpica, ou seja, da barra até o chão 22,5 cm.
Então vamos ver no que são iguais:
- mesmo comprimento (2,20 m)
- mesma pegada em diâmetro (28 mm)
- mesma altura da barra ao solo (22,5 cm)
No que diferem:
- anilhas olímpicas possuem 45 cm de diâmetro e a comum quase a metade
- barra olímpica pesa 20 kg e a comum cerca de 10 kg
- recartilhado da barra comum machuca a mão a olímpica adere mais
Assim, voltemos á explicação anterior de que o que realmente torna a barra que mandamos fazer juntamente utilizada com anilhas comuns mais pesadas que as olímpicas é no aspecto de que estou trabalhando com uma barra mais leve que a olímpica e isso faz com que eu tenha que colocar mais anilhas, o que pesa mais nas extremidades e não no centro, além do diâmetro das anilhas, ou seja, uma vez mais "bojuda" e mais compacta a anilha comum do que as olímpicas também pesa mais!
Mas porque pesa mais??? Qual a diferença da anilha comum de 25 kg e da olímpica de 25 kg se ambas pesam 25 kg???
Pois é... "Tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais???"
Como eu disse, o diâmetro interfere e muito, assim, experimente segurar uma anilha comum de 25 kg com apenas 01 dedo, isso mesmo, apenas 01 dedo e também uma anilha olímpica de 25 kg com apenas 01 dedo e você me responderá a diferença
E o embuchamento das barras olímpicas nas pontas, não faria o mesmo papel que o peso extra de anilhas no caso de utilização da barra de 10 kg???
Não... Até porque mais peso encorporado na própria barra é uma coisa, porém mais peso com resistência da anilha puxando a barra para baixo é outra coisa!!!
Para finalizarmos a discussão, vamos ver a foto abaixo que todo maromba está enjoado de ver:
gordura.jpg
Assim, eu pergunto agora: "É mais fácil carregar os 02 kg de gordura ou os 02 kg de músculo???"
Garanto que você treinando com a barra de 11 kg que você mandou fazer, juntamente com as anilhas comuns da sua academia, se você tem 1RM de 200 kg no seu Deadlift, certamente nos campeonatos utilizando a barra e anilhas olímpicas, você estará levantando entre 210 kg a 215 kg.
Espero ter ajudado!
VAMO QUE VAMO!
NO PAIN... NO GAIN!!! """
Editado por Lander18
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Um dos brosciences mais cabulosos que já vi, com um monte de argumentos inválidos e sem nenhuma lógica. Só duas coisas poderiam causar diferença entre volumes diferentes de anilhas: o torque e a resistência do ar. Porém, a diferença no valor dessas grandezas nos dois casos é completamente desprezível.

O fato que você citou de notar diferença entre usar duas de 10 ou uma 20 pode até rolar mesmo, mas tem a ver com anilha mal calibrada, e não com física.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim como qualquer produto industrializado, ou até, dependendo de quäo infinitesimal analisemos, nada no universo tem exatamente a mesma massa.
Acho esse artigo um pouco exagerado, mas, devido ao processo de fabricacäo das anilhas, eu opto por näo misturar anilhas de marcas diferentes.

Näo esqueca-se que seu corpo também é assimétrico. Uma diferenca de alguns gramas em um lado em relacäo ao outro näo provoca grandes alteracöes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_deletado343434

O texto está correto.

A única ressalva que faço é que o aumento de carga da comum para a olímpica não é automática, precisa-se treinar com a olímpica por bastante tempo pois existe uma técnica de manuseio, mesmo para o terra, pois não deixa de ser um movimento bem técnico.

Mas o inverso é automático, quem treina com barra olímpica e for treinar com a comum, terá suas cargas reduzidas entre 5% e 10% dependendo do exercício.

Isso já foi bastante discutido no diário do Eduardo e do Hellgod.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O texto está correto.

A única ressalva que faço é que o aumento de carga da comum para a olímpica não é automática, precisa-se treinar com a olímpica por bastante tempo pois existe uma técnica de manuseio, mesmo para o terra, pois não deixa de ser um movimento bem técnico.

Mas o inverso é automático, quem treina com barra olímpica e for treinar com a comum, terá suas cargas reduzidas entre 5% e 10% dependendo do exercício.

Isso já foi bastante discutido no diário do Eduardo e do Hellgod.

Abraço.

pesquise bastante antes de postar isso, vi em posts de 2011-12, vcs falavam sobre anilhas, barras, barras olímpicas etc, mas não sobre esse tema, de anilhas com diâmetro maior x diâmetro menor

vc acha que essa mudança de 5 a 10 %, tbm ocorre em anilhas de 10kgs?, comparadas a de 20kgs ? ( desconsiderando a variação de peso. e calibrando a altura de ambas)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

danielc, se não tem relevância nenhuma, pq é mais fácil manusear um kettlebell do que um halter do mesmo peso?

Porque a diferença do torque não é desprezível. A distância das extremidades horizontais ao centro de massa é menor no kettlebell, fazendo com que a tendencia dele girar seja menor e ele seja mais fácil de ser equilibrado. É o mesmo motivo que faz ser mais fácil fazer uma rosca UNILATERAL com um halter do que com uma barra de 1,5m que tenha o mesmo peso.

Editado por danielc
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...