Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Desabafo E Discussão Sobre Treinos Fullbody.


thewomanizer

Posts Recomendados

Antes de ir direto ao assunto quero deixar claro que não sou contra treinos fullbody - inclusive é o modelo de treino que estou seguindo atualmente -, reconheço a superioridade dos exercícios compostos, e que o irei discutir nesse tópico é a minha opinião baseada apenas em observação não sistemática e empirismo. E que a finalidade desse tópico é saber a opinião das pessoas sobre o assunto que eu vou abordar e se as mesmas concordam ou não, obviamente com uma justificativa.

Muito tem se falado sobre os treinos fullbody, onde o comum é realizar os "básicos" (agachamento, lev. terra, supino, remada curvada, militar, barra fixa) e fazer -de modo generalizado- um exercício por músculo, visando a progressão de carga, dando preferência para frequência ao invés de volume, e valorizando o descanso (os treinos costumam ser 3x na semana). Eu particularmente concordo com a maior parte do que é "pregado" nos treinos fullbody, e acredito que treinos com muitos isoladores, volumosos e baseados somente em high reps estão longe de serem ideais. Porém, a estrutura de treino "padrão" dos treinos fullbody presentes aqui no forum -que é a que eu tenho treinado- também tem me deixado em dúvida se é o modelo ideal para quem visa exclusivamente resultados estéticos.

Apesar de sem dúvidas eu ter notado um ganho considerável de força, conseguindo colocar cargas que não coloquei antes, ter percebido que meu core está mais forte do que nunca e que meu corpo está apresentando maior "funcionalidade", por outro lado os ganhos estéticos não têm me agradado muito, na verdade, apenas senti que minhas dorsais e o tríceps se desenvolveram muito bem, mas o resto deixou a desejar.

Migrei de um treino “todo errado” com muitos isoladores, poucos compostos, volumoso, sem treino de pernas e com uma divisão de dois músculos por dia, para o modelo fullbody. Obviamente comecei a ter melhores resultados rapidamente, mas depois de algum tempo comecei a perceber algumas coisas.

Mesmo levando em conta que ganhei bastante peso desde o período que iniciei o treino fullbody e o fato do meu bf ter aumentado muito pouco. Notei que apesar das minhas cargas no supino terem praticamente dobrado, meu peitoral apesar de ter melhorada, não foi uma melhora de acordo com o aumento da carga. Com a fita métrica percebi que perdi medida nos braços (caindo de 38 para 36) por ter acreditado que chin ups e remada curvada fossem o suficiente para o bíceps (além de fazer rosca direta 1x na semana) sendo que foi um músculo que eu sempre tive facilidade. Mesmo fazendo supino, militar e dips, sinto meus ombros muito pouco trabalhados e notei uma melhora neles apenas na porção frontal. De maneira geral, mesmo sabendo que aquela “dorzinha no dia após o treino” significar que o treino foi bom, dificilmente sinto os músculos sido bem trabalhados.

Ao ter começado a fica insatisfeito com os resultados, passei a observar as pessoas na academia e os relatos aqui no fórum, e , sinceramente, notei que a maioria que está realizando esses treinos “fullbody padrão” possuem um shape bem medíocre, e os que estão com boas cargas e com um tamanho significante em geral estão com o bf bem alto. Os que apresentam um shape bom e realizam esse tipo de treino são os que já eram experientes e já possuíam um shape acima da média , realizavam os básicos mesmo dentro de outra estrutura de treino e já conseguiam levantar cargas consideráveis.

A meu ver, o “problema” desses treinos “fullbody padrão” é que ao visarem ser contra os treinos volumosos, com muitos isoladores, onde se treina todo dia, estão sendo opostamente extremistas quanto à esses aspectos. Creio que dificilmente um iniciante que ainda não possui força considerável, que muitas vezes ainda não realiza uma execução perfeita, irá conseguir bom resultados com um treino onde praticamente existe um exercício por músculo (isso quando há). Também penso que quem realizava um treino com mais volume e que não fazia certos exercícios considerados essências nos “fullbody” podem chegar a perder massa ao iniciar um treino novo, já que as cargas baixas devido à falta de experiência no exercício será algo comum (ex: o cara pode ter uma costa muito boa, mas se ele não fazia remada curvada, dificilmente irá começar com uma boa carga de início) fazendo com que o treino perca intensidade.

Concluo que esses treinos “fullbody padrão” são bons para praticantes mais avançados, com dietas impecáveis e treinos milimetricamente estruturados no que se diz respeito a séries, repetições e escolhas de exercícios, para que se realmente consiga aplicar uma boa intensidade .

Não penso em largar os compostos e fazer diversos isoladores, treinar mais dias. Pretendo apenas fazer “adaptações” a fim de “equilibrar” o treino.

Editado por thewomanizer
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

primeiro, o aumento de cargas nunca vai ser diretamente proporcional ao ganho de massa por que muitas outras coisas vão influenciar isso, por isso a primeira coisa que melhora nesse tipo de estrutura são as cargas.

quanto ao fim estético, por experiencia comigo aconteceu a mesma coisa, quando sai dos modelos split e fui pro FBx3 principalmente as medidas de braço cairam, mas coisa que acontecia quase sempre se deixasse de estimular os braços, depois de entrar no FB o aumento foi mais lendo nessa parte do corpo, porém, mesmo deixando de treina, ficando doente, perdendo liquido ou etc., nenhuma medida se perdia, foi o ponto mais positivo que eu havia encontrado nesse tipo de treino.

e pelo contrario, esse treino é o ideal pra quem é iniciante pela alta frequencia

ta a quanto tempo utilizando FB?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

concordo que muitos exercicios, como por exemplo fazer apenas chiups, não é o suficiente para desenvolver plenamente os biceps. Isso não é pra todo mundo, é claro, mas pra muita gente não funciona. Assim como supino usa triceps bastante, isso não vai te deixar com triceps gigantes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Independente do treino ser AB, ABC,ABCD,FB, eu acho que em todos da pra se montar ótimos treinos, baseado em compostos, progressão de carga~reps, e com alguns isoladores onde você julga ser seu ponto fraco,não tem como falar que FB é bom ou é ruim,ele possui vantagens e desvantagens como qualquer outra rotina de treino, tem que analisar todas as outras variáveis que existem por trás dos resultados também, como alimentação e descanso,e basta você escolher o que se encaixa melhor pra você, ver os dias disponíveis para ir a academia pra conseguir equilibrar os treinos com suas atividades do cotidiano,e quais são esses dias, porque acho que são poucos aqui que vivem só de musculação, a maioria tem uma vida por trás disso,enfim, julgo que da pra equilibrar bem muitas variáveis com o que você pensa ser o melhor pra você...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já na minha opinião, o FullBody deve ser mais utilizado por iniciantes do que por avançados.

Faça isso mesmo, minha história é +/- parecida c/ a tua. No inicio, treino c/ isoladores e tive bons resultados por ser iniciante. Comecei a pesquisar o fórum e montei o tão famoso fullbody. Meu shape caiu drásticamente, meu braço piorou MUITO, minha dorsal com o levantamento terra piorou demais (nunca senti nada na dorsal c/ ele, só no posterior), peitoral tava estagnado com 25kg fazia 6 meses e meu peitoral evoluia, fui pra 33-33 com pouquissimo tempo e esse não melhorou meu peito, mas confesso que junto a paralela melhorou a cabeça longa do meu triceps que era um ponto fraquíssimo. Fui num bodybuilder fazer consultoria e o cara me passou o treino mais louco: 30-40 repetições cada série com super-série e drop sets. Terminava de fazer desenvolvimento praticamente com 5kg na barra. lol

E tive como resultado o melhor cutting que já fiz. Doidera? Não sei, funcionou em mim, NÃO faria de novo pq sei a importância das cargas e aquele treino me ajudou a ter um EPOC depois do treino gigantesco, mas com certeza a mescla de isoladores e técnicas como drop e super-série tem seu valor no meu treino ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vc busca apenas estética, faça os compostos para ganhar volume e isoladores para "moldar" o shape.

A questão do FB é ter um corpo estético, forte, funcional e pronto pra qualquer parada.

Progressão de cargas + frequencia retém mais nitrogênio, que da mais peso que agua, enquanto high reps vc retém agua e metabólitos dentro do músculo, o famoso pump.

Ja cheguei a 38,8 de braço com 18% e pump, hoje com 36 de braço, 12% e diminuindo, mesmo peso sou bem mais frango, mas bem mais forte e ágil. Meu six pak quer aparecer...

Veja qual seu objetivo e foque isso no seu treino.

Mas Lembre-se:

Não adianta sonhar em como será o acabamento da obra sem nem ter feito a fundação.

Edit: Eu adoro elevação lateral, da um aspecto lindo no ombro, mas 90% aqui diz que não precisa.

Editado por surf_vegetariano
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é uma "quase certeza" pra mim, digo quase certeza porquê nunca treinei FB, apesar de ter vontade.

Nunca treinei por opiniões do pessoal daqui mesmo, ainda mais por priorizar a estética e aproveitamento das AEs que estou utilizando.

Mas será que mesclar um FB com um treino com isoladores seria uma boa em relação à estética? Isso uniria o útil ao agradável, não? (força+ estética).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem infinitas variáveis pra colocar a culpa no treino... dieta, retenção, pump etc...

Estou num esquema fullbody a 4 meses com pouquissimas mudanças na dieta e percebi melhorias satisfatorias nos musculos maiores (peito, costas, trapezio, minahs pernas devem ter aumentado uns 6 cms. ), mas tambem uso isoladores, normalmente menos de 18 reps totais no fim dos treinos.

Funciona pra mim, to curtindo, e to ficando mais forte. Pacote completo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...