Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Instituto Xavier para Estudos Avançados


Ricardo Queiroz

Posts Recomendados

Cara, treinando pra meia do ano passado eu passava por algumas estradas de terra (canavieiro, tentava fugira da civilização por um tempo), e quando saia deles a sensação era de um motor fora de giro, tipo quando o motor atropela valvula hahaha nada se encaixava, bpm, pace e sensação de esforço, dava vontade de parar de correr. O que percebi e resolveu pra mim é que como na terra a passada era mais "macia" e com mais aderência a velocidade tendia a ser menor pra um mesmo esforço, quando ia pro asfalto a passada tinha menos aderência e pra uma mesma sensação de esforço a velocidade tendia a aumentar, era meio que automático, sem querer a velocidade aumentava, e aí cansava mais. Outro ponto é que as estradas de terra tinham um campo de visão menor, o que dava sensação de maior velocidade, já no asfalto o campo de visão maior, por mais que aumentasse a velocidade parecia estar devagar. O que resolveu pra mim foi quando quando fazia a transição caminhava por alguns minutos e voltava a correr fazendo uma rampa de aceleração, tipo 2min 130pbm, 2min 140bpm, 2min 150bpm e assim a coisa normalizava.

Editado por fast_chicken
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

5 horas atrás, Ricardo Queiroz disse:

Feito: 11,42km em 1:03:11h | pace médio de 5:32min/km | bpm: 159/167

Esse  treino não tá muito puxado para um dia depois do DL? Sei lá, como estou ficando velha acho que tudo cansa! Não era melhor você colocar aqui algo mais regenerativo, como nadar ou um trote com o dog?

E asfalto é diferente mesmo, parece que dá uma acelerada repentina, e se você diminui a impressão é que tá em câmera lenta... Difícil frear. Acho que aqui o negócio é treino mesmo, para perceber as diferenças da transição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, fast_chicken disse:

 

ehuaheuaheua 120bpm eu pego caminhando acelerado, nem na casa da caralha eu faço isso correndo kkkkkkkk (eu to fora da curva p/ bpm, não posso usar os padrões impostos pela sociedade opressora dos corredores =P)

1 hora atrás, Born4Run disse:

 

 

Apesar de não pegar muito asfalto (hj acho que foi menos de 1km) essa transição me quebra rsrsrs, dá uma canseira rapidinho, ainda não me acertei muito bem com isso. Não é primeira vez que acontece, tento rever tudo, cadência e respiração são a primeira coisa que fico desajeitado, tem vezes que demora quase 5min p/ eu me acertar de novo, mas como quase não tenho pego mais asfalto, passa o trecho de rua e já volto p/ trilha antes mesmo de me regular. O estranho é que sempre que volto p/ trilha tudo se ajeita, tudo mesmo, pace se mantém, bpm cai, cadência e respiração ficam boas, hj em dia me sinto muito mais confortável correndo em trilha.

De qualquer forma, próximo vou fazer o lance de chegando no asfalto dar uma atenção, leve caminhada só p/ me regular.

 

1 hora atrás, mootley disse:

Esse  treino não tá muito puxado para um dia depois do DL? Sei lá, como estou ficando velha acho que tudo cansa! Não era melhor você colocar aqui algo mais regenerativo, como nadar ou um trote com o dog?

E asfalto é diferente mesmo, parece que dá uma acelerada repentina, e se você diminui a impressão é que tá em câmera lenta... Difícil frear. Acho que aqui o negócio é treino mesmo, para perceber as diferenças da transição.

Mootley, esse é o minha "rodagem", e hj é caso de exceção, pois só terro "pesado" 1x a cada 4 semanas, então a cada 4 semanas essa trail curta é um pouco mais difícil mesmo (com sq não fica assim).

Da rotina acho o treino mais fácil de todos e é o que geralmente mantenho a sensação de esforço o mais reduzida o possível. Raramente fica em "normal" e quase sempre em "fácil", como tem que ser (devido ao esforço do dia anterior), diferentemente de outros treinos, que só vai de "normal" ou "difícil" (como programei para ser)

Isso só pega com asfalto, não tenho esse grilo com transição entre os terrenos: areia (fofa e dura), terra batida, grama, morro... nada, mas de qualquer um desses p/ asfalto me quebra.

 

Isso só não me preocupa mais pq meu foco já não é mais asfalto, se não me engano, no micro passado corri 56.75km, se disso 8-10km foi de asfalto foi muito (e todos eles envolvem transição de no máx 1km, parte do aquecimento ou arrefecimento).

_______________________________

Bem, acabei indo nadar no horário de almoço, fui de nadadeira p/ economizar tempo, me tomou exatamente 30 minutos e percorri 1.54km

400m + 1min descanso + 1.14km -> casa

Me senti extremamente confortável, braçada boa, mobilidade dos ombros boas, boa velocidade (lembro de quando comecei a nadar, que demorava um mundo e 10 paradas p/ fazer esse trajeto kkkkkk

 

https://connect.garmin.com/modern/activity/1623900501

 

Almoço:

Peito de frango grelhado com mussarela

vitamina de leite integral, abacate e limão

algumas balas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora não tem mais como fugir XD

 

Participante: RICARDO QUEIROZ
Nº de inscrição: xxxxxx
Categoria: Corrida 32km - Solo
Em quanto tempo percorre 10 Km no asfalto? entre 50 min e 1 h 
Declara estar apto fisicamente e ter lido o REGULAMENTO estando de acordo para participar do evento? Sim
Informe o nome de sua Equipe / Assessoria (Caso não tenha, por favor responda, Avulso) scc
Em caso de acidentes a organização entra em contato com? (*Informe nome e DDD fone) xxxxxx
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Ricardo Queiroz disse:

hj é caso de exceção, pois só terro "pesado" 1x a cada 4 semanas, então a cada 4 semanas essa trail curta é um pouco mais difícil mesmo (com sq não fica assim).

Ah, então é fácil resolver isso...troca essa trail por outra coisa no dia seguinte desse DL, já que é só uma vez por mês...e economiza a caveira!

 

24 minutos atrás, Ricardo Queiroz disse:

Aquecimento e arrefecimento foi entre 140 e 155bpm

Essa é minha faixa de treino. De tempo! rs....

 

24 minutos atrás, Ricardo Queiroz disse:

Poucas pessoas que seguem o diário curtem trail, mas vale a pena citar

Boa!

Eu faço parecido nas subidas, procurando elevar bem o joelho (merda que sou baixinha, perna curta, já viu, né?). No início cansa, mas a ativação do glúteo compensa, Ficar só nos quads não dá. E nas descidas fico com segundo método, não gosto de pisar com o calcanhar. Esse troço da torção acontece mesmo, e eu já tive duas entorses. Difícil é frear....hehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, mootley disse:

Ah, então é fácil resolver isso...troca essa trail por outra coisa no dia seguinte desse DL, já que é só uma vez por mês...e economiza a caveira!

Mootley, essa ideia aí é uma boa, por enquanto não vou mexer nisso pq a meso está quase acabando e vou entrar no polimento logo logo.

Se pá, assim que eu construir o volume que quero (70-80km/sem) vou dar uma atenção melhor a rotação das corridas e dos treinos, quem sabe ondular a corrida p/ na week do DL ela ter um leve corte (não igual da semana off), e compenso com outra atividade física/descanso

 

14 minutos atrás, mootley disse:

Essa é minha faixa de treino. De tempo! rs....

É complicado demais eu levar só o bpm como controle de intensidade, por exemplo, no treino de hoje, estava ficando bem tranquilo abaixo de 150bpm, não era difícil chegar lá, mas ontem eu não treinei musculação, apesar da corrida e natação, a fadiga acumulada nem se compara, hoje também não senti o core cansado, foi algo mais natural, corpo mais soltinho, então alguns treinos eu até jogo alguns bpm acima pq apesar do esforço estar baixo o bpm vai estar mais alto. Fora que sai dos 75 e cheguei nos 80 rsrsrs bpm acaba subindo (é nítida a diferença disso no teste de esforço que fiz nessas duas faixas de peso - o tanto que o bpm máx aumentou)

 

14 minutos atrás, mootley disse:

Boa!

Eu faço parecido nas subidas, procurando elevar bem o joelho (merda que sou baixinha, perna curta, já viu, né?). No início cansa, mas a ativação do glúteo compensa, Ficar só nos quads não dá. E nas descidas fico com segundo método, não gosto de pisar com o calcanhar. Esse troço da torção acontece mesmo, e eu já tive duas entorses. Difícil é frear....hehehe.

Essa segunda forma não funciona muito bem quando eu pego um D- com inclinação muito alta, aí prefiro usar o primeiro método, mas também só se for um terreno estável, sem pedra nem nada que de margem a torção, eu achei o controle de velocidade mais adequado e não estressou posteriores e joelhos, mas demorei um pouco até fazer um rollout eficiente, sem que o calcanhar travasse a velocidade, quanto mais curtinha a passada melhor, curtinha mesmo rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...