Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Meu Treino: Wallid Ismail Corre, Malha, Luta Boxe E Adota Estilo Zen


Nico

Posts Recomendados

MEU TREINO: Wallid Ismail corre, malha, luta boxe e adota estilo zen

Presidente do Jungle Fight, ex-lutador deixa para trás o lado 'muito doido', conta que é vegetariano e diminui sua hiperatividade fazendo exercícios

Por Igor Christ Rio de Janeiro

O manauara Wallid Ismail acorda cedo para malhar. Antes das 7h, o ex-lutador de jiu-jítsu e Vale Tudo, versão antiga do MMA, corre na esteira de uma academia da Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, e recebe o EU ATLETA com o grito de "É guerra!". Tudo para mostrar como é a sua rotina de treinamento. Presidente do Jungle Fight, principal evento de artes marciais mistas da América Latina, ele afirma que é um trabalhador compulsivo e tenta aproveitar o pouco tempo da agenda para se exercitar da melhor forma possível. O careca agitado na hora de falar e fanático pelo mundo da luta diz que deixou para trás o lado "muito doido", marca registrada da sua carreira nos tatames, ringues e octógonos. Aos 45 anos, treina de segunda à sábado, duas horas por dia, e utiliza a atividade física como um remédio para controlar a hiperatividade e manter o seu estilo zen.

walidismail-igor-christ-2.jpg
Na academia, Wallid malha, corre, luta boxe e controla a hiperatividade (Foto: Igor Christ)

MEU TREINO

Wallid, que se despediu como atleta profissional em 2002, acorda às 5h, lê alguns emails que recebe da China e Japão durante a madrugada, toma café da manhã, se arruma e parte para academia. São duas horas de treino em que o empresário e promotor de eventos malha, faz trabalho aeróbico de cerca de uma hora (na esteira, transport ou bicicleta) e também o boxe.

- O treinamento é o que me salva, pois sou muito hiperativo. A hiperatividade que eu tinha como lutador, transferi para o mundo dos negócios. Se deixarem, eu trabalho à exaustão, mais de 10 horas por dia. Tenho que ter esse contraponto, que é a malhação. Quando eu viajo, em qualquer país, procuro um hotel com academia. O exercício me acalma e vira válvula de escape - disse o manauara, que foi um dos maiores expoentes do jiu-jítsu nas décadas de 80 e 90 e teve vitórias sobre alguns dos maiores representantes da família Gracie, como os irmãos Renzo e Royce.

Veja abaixo a semana de treino de Wallid:

meu_treino_-_wallid_ismail.jpg

Minha alimentação

Além de treinar e malhar com afinco, o caboclo, como ele gosta de se nomear, conta que tem uma alimentação regarada para manter a forma. Vegetariano, abusa das saladas durante as refeições e também do guaraná em pó no café da manhã.

- As pessoas deveriam saber mais sobre como a atividade física faz bem ao nosso corpo e mente. O exercício aeróbico é o que limpa o nosso organismo das toxinas que o estresse diário nos causa. A academia é a minha médica. Hoje, me sinto muito melhor do que na época em que lutava. Tenho uma alimentação boa, sou vegetariano, não como açúcar e me dou ao luxo de beber um vinho uma vez por semana com os amigos. Foi um hábito que eu adquiri depois de parar de lutar - confessou.

Confira abaixo como é feita a alimentação do ex-lutador:

alimentacao_-_wallid_ismail.jpg

Mudanças no corpo

Durante a carreira de lutador profissional, Wallid encarou lutadores de diferente pesos e por isso precisava comer muito carboidrato para ficar forte e 'aguentar o tranco' diante dos rivais.

wallid.jpg
Os exercícios físicos diários do ex-lutador e agora promotor de lutas (Foto: Igor Christ)

- Eu fazia milagre como lutador. Tenho braços e pernas curtos, não sou alto (1,71m) e lutava com qualquer um, pois antigamente não existia categoria. Isso me orgulha muito. Hoje, peso 77kg e conseguiria lutar, secando bem, na categoria de 61kg (peso galo) ou 66kg (peso pena). Na época, pesava 93kg e tinha que comer e malhar igual a um condenado. Como nunca fui muito habilidoso, eu tinha que treinar muito e era bem determinado - ressaltou.

Dicas para os iniciantes

Faça esporte e tenha uma vida saudável. Busque algo que lhe faça bem, siga em frente e não desista.

Wallid Ismail

O empresário lembra que era um jovem de temperamento difícil e que tinha dificuldades para se dedicar inteiramente ao esporte. Ele afirma que conseguiu se concentrar para valer quando passou a treinar com seu mestre e mentor Carlson Gracie, falecido em 2006.

- Não era um cara muito sano quando lutava. Extravasava tudo na luta e canalizava essa energia para os treinamentos. O esporte me salvou porque eu era muito louco e brigava na rua. Ou seja, era um inconsequente. Ele (Carlson) foi quem me direcionou - declarou.

No embalo, ele aproveita para mandar um recado às pessoas que desejam mudar de hábitos, fazer exercícios físicos e se cuidar. Se for lutar, ele destaca que deve procurar sempre bons professores.

- Faça esporte e tenha uma vida saudável sempre. Faça sempre o seu melhor. Busque algo que lhe faça bem, siga em frente e não desista. A luta me salvou e pode salvar muita gente, principalmente quando se fala em saúde.

EXEMPLO NO ESPORTE

Questionado sobre qual lutador do MMA era um espelho para os que estão começando no universo da luta e do esporte, Wallid não pensou duas vezes para responder: Anderson Silva.

mma_wallidismail_ivanraupp_15.jpg
Wallid discursa para os lutadores na pesagem do Jungle Fight 50 (Foto: Ivan Raupp)

- O Spider é um cara diferenciado, família e melhor peso por peso do mundo. Ele é o Pelé do MMA, um verdadeiro ídolo nacional. Aliás, fui o primeiro a dizer isso quando o vi lutando. É bastante focado, companheiro de todos, vive longe das badalaçoes e ensina e ajuda muita gente. É um exemplo para atletas mais novos do mundo da luta e até para as pessoas que desejam começar a praticar esporte. Esse é o espírito - encerrou Wallid.

* Agradecimento à academia Body Tech (Unidade Cittá América)

** Toda atividade física deve ser realizada após avaliação médica e com a devida orientação de profissional formado em Educação Física.

Fonte: Eu Aleta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...