Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Chong Li - O Grande Dragão Branco


GabrielGarcia

Posts Recomendados

l_6459d75643fa7df1c643d9bf15302ce3.jpg

atuando em "O Grande Dragão Branco"

chong-li.jpg

chong_points.JPG

BruceLee_boloyeung_1720842c7a0a80ec2321d00c64fad631.jpg

ao lado do grande mestre Bruce Lee

20021205214224.JPG

(ao centro)

bolo_yeung.jpg

com quase 70 anos

SOBRE O FILME

Eu podia escolher o Van Damme, mas não. Todos sabemos que o verdadeiro ídolo do filme O Grande Dragão Branco é o antangonista: o monstruoso chinês conhecido como Chong Li, cujo nome na verdade é Bolo Yeung.

Van Damme é ridículo. Em 1988, quando fez o filme, Bolo Yeung já tinha 50 anos. Sim, é verdade, o ator (ahahahah!) nasceu na China em 1938 e ano que vem completa 72. Pois bem, um cinquentão que quebra todo mundo ao meio e só não racha o crânio do Van Damme porque não é o ator principal.

Além disso, Bolo Yeung tem mais dois méritos. Primeiro, na cena em que joga o “pózinho” no olho de Van Damme (Frank Dux, no filme) e o faz demonstrar a pior atuação de cegueira da história do cinema. Mas o melhor de tudo – Yeung tem duas ou três falas durante todo o filme, mas profere a melhor delas na luta final, quando os adversários se “cumprimentam”.

Ele aponta o dedo para Van Damme e manda: “you break my record, now I break… YOU, like I break your friend”! Aqui, Yeung atinge o nível divino. Parabéns, Bolo, você é MEU ídolo !!!!!!

SOBRE BOLO YEUNG (CHONG LI)

Biografia

Filho de um negociante local, nasceu nos subúrbios de Guangzhou. Quando jovem Bolo estudou com vários mestres de Kung Fu, aprendeu acrobacia e começou seu treinamento com pesos . Ele eventualmente se tornou o campeão de levantamento de peso da China. Nos anos 60, para escapar do comunismo e buscar uma nova vida e novas oportunidades, o jovem Yang Sze fugiu a nado para Hong Kong. Lá, sobreviveu dando aulas de musculação e artes marciais. Ganhou vários prêmios como mister Hong Kong e títulos na área da musculação.

Cinema

Nesta época chamou a atenção do senhor Run Run Shaw, das organizações Shaw Brothers e conseguiu vários papéis em filmes que o colocavam como vilão musculoso, normalmente estrangeiro. Claro que quanto maior ele ficava 'fisicamente', maiores os papéis determinados para ele e mais monstruosa sua presença nas telas se tornava. Ainda na Shaw Brothers ele continuou desenvolvendo suas habilidades de artes marciais. Continuou treinando e em 1970 ganhou o título de Mr. Hong Kong. Deixou a Shaws em 1971. Em 1973 ele foi escolhido por Bruce Lee para ser Bolo, o melhor lutador do barão das drogas, Mestre Han (Shih Kien) no clássico do Kung Fu Enter the Dragon (Operação Dragão). Ele ficou satisfeito por ter ganho este papel e ter trabalhado uma vez com Bruce e achou isto uma experiência positiva. Realmente eles tinham ficado amigos treinando juntos o kung fu. Bolo ficou triste por não ter lutado com Bruce no filme, mas isto nunca esteve nos planos da produção. A ausência desta briga é, para muitos, a única falha deste filme. Bruce assegurou a Bolo que ele o iria matar no próximo filme dele, que era O Jogo Da Morte. Infelizmente, dez dias depois daquela promessa ser feita, antes mesmo da pós-produção em Operação Dragão ser terminada, Bruce Lee morreu. Bolo foi descrito injustamente na sinopse do filme como sendo o campeão Sul-asiático de Karatê Shotokan. Embora ele humildemente diga que em termos de Kung Fu ele não se compara com Bruce Lee.

Ele estrelou em centenas de filmes de Kung Fu pelos 70`s e 80`s nos quais ele desenvolveu a sua marca registrada, o estilo Lutar Sem Olhar e era regularmente morto pelo personagem de Bruce Le (Huang Kin Lung). Seu sucesso não veio até que ele co-estrelou como Chong Li em Bloodsport (O Grande Dragão Branco). Para muitas pessoas, é Bolo a verdadeira estrela deste filme, que marcou com frases históricas como "tijolos não revidam" e várias outras. Ele foi inevitavelmente lançado como um monstro invencível de coragem quase sobrenatural que enfrentou contendores como Jean-Claude Van Damme.

Ainda foi o vilão em "Confronto Mortal" onde mais uma vez foi derrotado por um policial estrelado pelo coreano Briton Lee (Hapkidô).

Em ShootFighter e ShootFighter 2, Bolo teve a rara chance de ser o mocinho. Claro que na vida real é isto o que ele é, um pai dedicado aos dois filhos, dos quais um, David também esteve em alguns filmes. Ele é o Técnico da equipe de fisiculturistas da Federação Internacional de Tapei e presidente da Associação dos Proprietários de Academias de Hong Kong

Equipamentos:

Nos filmes Bolo não usou muito equipamento,mais pela sua história lutava com pesos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

ele só me chamava atenção nas artes marciais

pq o corpo dele não me chama atenção em nada além de volume/retensão e s/formas

só trapézio é definido kkkkkkk

+me chama atenção tbm o como não aparenta ser idoso ja e ter elasticidade q tinha e ainda deve ter,

cara ta novo aparentemente,caracteristica ótima do europeu e asiático...

meu pai fará em dezembro 57 e esta muito conservado tbm+esse ai apavoroooo parabéns a ele

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...