Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Repetições Até A Fadiga Muscular


portela

Posts Recomendados

"Muitas pessoas já me perguntaram como devemos fazer as séries de exercícios com pesos, principalmente se devemos fazer uma série de um determinado exercício até a fadiga muscular. Recentemente, um aluno meu do curso de Educação Física fez a mesma pergunta: “Professor, devemos fazer séries até a fadiga, principalmente quando visamos a hipertrofia muscular?”

Eu respondi que não, não devemos realizar séries até a fadiga muscular. Mas porque eu defendo essa idéia?

Quando realizamos testes de carga (seja o teste de 1 RM, ou o teste de repetições máximas) nós usamos esses valores para prescrever uma programação/periodização de treinamento, não é? E através dessa programação nós conseguimos controlar o treinamento de nossos alunos ou atletas. A palavra chave da minha defesa é essa – CONTROLE DO TREINAMENTO!!!!

Quando o praticante está fazendo uma sessão de treinamento, e naquele dia está sendo pedido que ele realize 2 séries de 8 repetições a 90% , significa que (pelo menos é o que deveria acontecer) está programado a partir de testes realizados anteriormente, não é? Por que quando dizemos para fazer uma sessão a 90% significa que sabemos quanto é 100%, e só conseguimos saber esse percentual porque realizamos baterias de testes (creio eu....).

E se você realizar séries sempre até a fadiga, você nunca sabe quantas repetições será possível de ser completada!!! E a melhor forma de saber se você está errando ou acertando é quantificando seu treinamento através do número de séries e repetições.

Exemplo:

Um atleta realizou duas semanas de treinamento, onde só interromperia uma determinada série de treinamento quando da sensação de fadiga muscular. Mas você pode estar se perguntando agora: - Mas qual é o problema de adotar essa estratégia como forma de treinamento?

Eu respondo baseado em dois aspectos muito importantes:

1 - Quando você realiza séries até a fadiga muscular (ou exaustão muscular – não estamos agora querendo discutir se o termo mais correto é fadiga ou exaustão muscular, vamos deixar essa discussão para uma próxima oportunidade), quer dizer que para se chegar a esse ponto, com certeza você executou algumas repetições sem nenhum primor técnico e mais ainda, para conseguir as últimas repetições até a exaustão muscular, com certeza, foram recrutadas fibras musculares de uma forma que normalmente não são recrutadas, e isso desencadeia outros dois fatores:

Podendo levar a lesão;

Não está sendo recrutado o grupo muscular específico para a realização daquele movimento devido às altas cargas aplicadas, fazendo com que grupo em questão não seja recrutado da forma como deveria ser. Lembre-se disso: aumentar o trabalho em um determinado grupo muscular, não precisa necessariamente aumentar demasiadamente a carga de treinamento!!

2 - Finalizando, quando não se controla a carga de treinamento, fica difícil periodizar o mesmo, fazendo com que seja cada vez mais complexo a organização e planificação do treinamento ao longo de vários meses, anos de treinamento.

Pense nisso e bons treinos!!"

Texto: Prof. Ms. Fabiano Peres

Mestre em Educação Física pela UNIMEP.

Especialista em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP.

Graduado em Educação Física pela UNESP.

Professor e coordenador do curso de Educação Física da Universidade São Francisco (USF) - campus de Bragança Paulista.

Membro do American College of Sports Medicine

Contato: [email protected]

-------------------

Em todos os exercícios eu treinava até a exaustão muscular, mas agora com esse texto acho que vou parar com isso!

O autor desse texto está 100% certo??

Obrigado e bons treinos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

O problema, é que nenhuma pessoa que vai a academia sem acompanhamento e tal, nessas academias normais...

Ficam fazendo testes para saber qual o maximo para assim poder fazer 90% por exemplo... para respeitar a palavra chave dele que é: CONTROLE DE TREINAMENTO.

Cada dia a pessoa guenta pegar algo como carga maxima, e vai aumentando, sempre tem que fazer a bateria de teste pra saber quantas series de quantos pesos tem que fazer??

Entao, devido a isso que eu disse a cima, acho muito valido fazer até a exaustao sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...