Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A Dificuldade De Um Árbitro Em Interromper Uma Luta


Nico

Posts Recomendados

UFC-173-Jamie-Varner-lesiona-o-tornozelo
UFC 173 - Jamie Varner lesiona o tornozelo contra James Krause (Foto: Esther Lin/MMA Fighting)

A dificuldade de um árbitro em interromper uma luta

Assim como em qualquer esporte, é mais que comum culparmos o árbitro em uma luta de MMA. Quando notamos a decisão de um juiz, dificilmente concordamos com ela: ou parou a luta cedo demais ou demorou demais para interromper a luta. Recentemente, vimos Jason Herzog não interromper a luta de Jamie Varner, mesmo ele estando com o tornozelo fraturado e com os ligamentos rompidos. Mas qual a dificuldade de um árbitro em interromper uma luta?

Magno.png

O MMA by Neko conversou o Magno Wilson, líder da equipe Guarulhos Fight Team, árbitro do evento internacional XFC e do evento nacional Circuito Talent, sobre a dificuldade de interromper a luta.

“Não tem um regra clara para isso, uma que explique uma metodologia para parar a luta no momento certo. Como não sabemos a resistência e fisiologia de cada atleta, o que vai contar ali é o nosso bom senso mesmo. Muitos técnicos gritam, na ânsia da vitória, para não parar o combate, mas nossa função ali é fazer a regras funcionarem para o bem estar do atleta e do combate, temos que zelar pela integridade física do atleta. Quando o atleta não tem essa opção de reagir, você tem que decidir por ele. Nunca é uma decisão fácil, mas é melhor parar antes do que tarde demais.”

Em janeiro de 2013, eu fui convidado para entregar o Prêmio Osvaldo Paquetá de melhor árbitro de 2012 para Flávio Almendra. Durante a premiação, comentei no discurso que a parte mais difícil em uma luta cabe ao árbitro, pois os atletas vão lá para lutar até o fim. Os lutadores estão totalmente preparados para isso, enquanto ao juiz, cabe cuidar da integridade física dos dois atletas.

E para vocês, o árbitro tem que esperar enquanto o atleta esboçar alguma reação, ou interromper o combate no momento em que ele achar que o lutador já demonstrou superioridade suficiente? Lembre-se que esperar pode causar uma grande luta como Dan Henderson vs. Mauricio Shogun, ou a atrocidade de Jamie Varner vs. James Krause.

Fonte: MMAbyNeko

************************************************************************************************


A arbitragem normalmente é complicada, não temos a real visão que o árbitro tem da luta, do posicionamento dos atletas e as vezes da comunicação/adversão do mesmo com eles. Um dos fatores que eu gostava do pride, era a camera que o árbitro utilizada, tínhamos maior noção do que/como ele observava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...