Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Bolsa Família: Solução Social Ou Munição Eleitoral?


cone

Posts Recomendados

Um do IPEA e outro da dessa senhorinha. O estudo mais confiável é da ONG "Christian Aid", que faz estudos com estes programas pelo Brasil todo. Eu li rapidamente e há benefícios no programa. Só que eles reconhecem que faltam incentivos do Gov. para findar a dependência. O Aécio tinha uma proposta neste sentido, mas foi negada semana passada pela base petista.

---

Lula manja:

Até os caras do PSTU concordam que não resolve:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Um do IPEA e outro da dessa senhorinha. O estudo mais confiável é da ONG "Christian Aid", que faz estudos com estes programas pelo Brasil todo. Eu li rapidamente e há benefícios no programa. Só que eles reconhecem que faltam incentivos do Gov. para findar a dependência. O Aécio tinha uma proposta neste sentido, mas foi negada semana passada pela base petista.

O senado não tinha aprovado essa proposta? http://jovempan.uol.com.br/opiniao-jovem-pan/comentaristas/reinaldo-azevedo/senado-aprova-proposta-de-aecio-que-melhora-bolsa-familia.html

Parece q a votação foi bem apertada, mas também não era pra menos, afinal, o PBF é um mecanismo de compra de voto perfeito.

Porém, não podemos menosprezar o fato de que realmente é um programa q ajuda pessoas.

Só pra ter uma ideia, mais da metade da população de Arapiraca - AL, depende do Bolsa família.

E isso é uma realidade na grande maioria dos interiores nordestinos.

Eu sou absolutamente favorável ao Bolsa família.

Mas como vc mesmo disse no assunto sobre o debate, o q fode o programa é o governo.

Vou deixar parte de um texto q fala sobre a manipulação das estatísticas do PBF pelo governo.

Retirado do blog do Fabiano Amorim:

"Hoje o índice utilizado pelo governo para classificar uma família como “miserável” é o da renda equivalente a 70 reais por pessoa, um índice baixíssimo. Com base nisso, se uma família de 5 pessoas alcançar uma renda total igual a 351 reais, essa família é considerada pelo governo como retirada da miséria. O pior é que esse índice está defasado, pois não foi alterado desde junho de 2011.

O bolsa família é um programa emergencial que retira as pessoas da miséria apenas tecnicamente. Faz com que uma família que ganhava 50 reais por cabeça passe a ganhar, por exemplo, 75 por pessoa, excluindo essa família das estatísticas de miséria, mas na prática essa família continua vivendo na miséria.

Durante os governos Lula e Dilma foram gerados mais de 10 milhões de empregos. Esses empregos é que conseguiram retirar muita gente da miséria e não o bolsa família. A partir de quando a família consegue sustentar-se por conta própria, sem a ajuda do bolsa família, aí sim pode-se afirmar que aquela família foi retirada da miséria.

É terrível que Dilma e Lula usem os números da redução técnica da miséria como se fossem indicadores de redução real dela. Isso cria uma ilusão. A miséria continua existindo, mas como está fora dos indicadores estatísticos, muitos não têm conhecimento da sua real dimensão, dificultando a solução do problema. Como vamos pensar na solução de um problema que não existe?

Em maio deste ano, o jornal Folha de São Paulo requisitou ao Ministério do Desenvolvimento Social a informação de quantas famílias no país ganhavam menos que 77,5 reais, ou seja, os 70 reais corrigidos pela inflação do período. O impressionante nos dados revelados é que a quantidade de pessoas abaixo da linha da pobreza passaria de 0 para 22 milhões de pessoas se o índice fosse corrigido. Com isso, está explicado o motivo de o governo não reajustar o índice".

Editado por Wallking
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cuidado com essas pesquisas feitas pelo próprio governo, tem credibilidade quase 0, é o estado avaliando o estado e dizendo que o estado é uma maravilha.

Tem essa, a mulher do porteiro do prédio que eu morava aqui em Cuiabá recebia bolsa família, mas tanto ela quanto ele eram empregados, mas não tinham carteira assinada, tinham 3 filhos e pela renda(dita por eles mesmos) não teria a mínima necessidade de receber bolsa nenhuma.

Recomendo a todos que assistam o vídeo a seguir.

https://www.youtube.com/watch?v=MIPq6L5GbGQ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De forma bem radical eu vejo o bolsa família como um roubo ao meu dinheiro (não que eu não veja essa carga altíssima de impostos que nós pagamos como um roubo também).

Enquanto eu tenho que trabalhar 8 horas por dia 5~6 dias por semana para garantir meu salario, essa pessoas beneficiadas não tem que fazer nada, a não ser se acomodarem e "procriarem" para receber mais beneficio e garantir mais votos. Beneficio esse que sai do meu suado dinheiro para bancar a ociosidade alheia uma vez que o dinheiro arrecadado pra o programa é oriundo de impostos que eu pago na compra de qualquer produto ou serviço.

Não que eu acredite que algum imposto iria abaixar com o fim do programa ou que esse dinheiro economizado iria ser investido em algo realmente beneficente para a população, mas na maneira que esta só consigo ver os beneficiários como parasitas que sugam de quem realmente produz.

vc não está errado

mas esse "vagabundos" que nao trabalham, colocam os filhos pra trabalhar desde muito cedo, os deixam fora da escola... e isso fez mal pro país por bastante tempo

qdo criaram no governo FHC era bolsa-escola...

não sei se hoje ainda precisa frequencia escolar pra receber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Planeta precisa sim da frequencia.

Dizer que nao ha parasitismo e um absurdo,ja soube de casos de pessoas buscando o "requsitos" para poder ter o beneficio....

E o que me doi e isso o que o Tsug falou,agente trabalha rala muitas horas por dia as vezes ate mesmo sem folga para ter um salario enquanto ha pessoas que buscam "requisitos" para ter o bolsa familia....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como o TsuG disse. vejo isso como roubo do meu dinheiro, acho isso hipocrita, pois eu recebo meu salario pelo que eu estudei, e batalhei.

minha mae nunca recebeu bolsa familia quando era nova, e nunca fomos detentos de grande fortuna, tudo que tenho e consegui hoje foi lutando e trabalhando SEM A AJUDA DO GOVERNO.

hoje em dia existem muito mais presos, muito mais desempregados, muitas mais familias com trocentos filhos e por que? por que o governo ta favorecendo muito esse tipo de gente que tinha que trabalhar antes, o que hoje pra eles é incomodo, pois podem ganhar dinheiro em casa.

hoje um presidiario(criminoso) preso com 3 filhos. ganha mais que muito pai de familia q trabalha dia inteiro e tem a mesma quantia de filhos.

governo vai transforma o pais num lugar onde vai te muito mais esse tipo de populacao agora, pq as crianças ja nascem instruidas que o governo pode os favorecer se forem vagabundos.

Sei que no fim das contas existe pessoas que realmente necessitam e fazem bom uso do mesmo. Mas são minimas, Jogo de marketing, uso de dinheiro publico indevido!

Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BF é apenas pra se conseguir votos.

O governo tá pouco se lixando pra pobreza, se o governo se importasse com os cidadãos iria fazer como fazem países como Irlanda...Canadá...Finlândia...Alemanha... o governo dá $ pro cidadão mas também dá todo incentivo e condição pro cidadão se tornar um cara capacitado a trabalhar e ter sua completa independência financeira , aki isso não existe, pelo contrário, o governo faz com q o cara fique cada vez mais dependente desses programas q NUNCA tiram o cara das classes mais baixas.

Aqui BF família só serve pra manter o cara dependente do governo em troca de nada,a prova disso é q cada dia o número de beneficiados aumenta e não diminui, ou seja, a coisa está piorando e não melhorando, o programa serve como esmola , e o pior é q esse bando de vagabundos q são sustentados pelo governo são os q garantem sua reeleição a cada ano.

Editado por Danilo Z
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara. Eu sou de Direita mas não concordo com tudo que dizem.

É importante sim o instituto da Bolsa Família; e devo dizer, ainda, problema maior do que o Bolsa Família é o Seguro Desemprego. Esse sim, da MUITA margem pra pilantragem.

hoje em dia, voce não é somente mais...desempregado!

após perder o emprego, voce deve ser enviado a uma entrevista de um novo emprego, ai sim caso nao seja aceito, pode optar por outras entrevistas e ou sacar seu seguro desemprego.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...