Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dieta Iniciantes


Scorpion.king

Posts Recomendados

Bom, sei que criando esse tópico vai ser alvo de algumas divergências em relação a minha teoria, mas estamos aqui pra isso.


Então, assim como a maioria dos marombas aqui, eu vivo estudando e me informando sobre as diversas áreas da musculação, uma delas é polemica DIETA !

Quando se pesquisa dieta em relação a musculação logo se encontra duas "regras" básicas, o Cutting e o Bulking !

BASICAMENTE:

Cutting: Usado para emagrecer com deficit, onde vc consome menos carboidratos e calorias, então seu corpo produzirá " menos energia " do que vc gasta, e recorrerá para sua " energia reserva " que é nada mais nada menos que sua gordura, então vc compensa essa falta de carboidratos com proteína para manter a manutenção dos seus músculos e garantir a construção da sua massa magra, assim evita o famoso catabolismo.

Bulking: Usado para ganhos de massa musucular, geralmente com excedente calórico Onde vc consome MUITO mais carboidratos, proteínas e calorias, então seu corpo terá uma supercompensação vc produzirá "mais energia " do que realmente está gastando, consequentemente ele produzirá e construirá mais massa magra e gordura, então dependendo do bulking onde chamam de bulking sujo(Excedente calórico de aprox 1400kcal) onde não se importa em quantidade de gordura que irá acumular, então vc come de tudo e muito, sem muitos cuidados, e o bulking limpo(Bulk Limpo: Excedente calórico de aprox 300kcal) onde vc tabém acumulará gordura, mas dessa vez de uma forma "mais controlada", assim vc se alimenta muito, porém com alimentação saudável, então vc prioriza a massa magra.

"Relação dieta o importante à se atingir são as macros estipuladas diárias juntamente com a quantidade calórica.

Exemplo.:

Não adianta em cutt você se entupir de salada, legumes e carnes magras se no final do dia você excede sua taxa metabólica basal.

Para emagrecer, é muito simples, à grosso modo você pode comer sorvete e bacon o dia inteiro (encaixe seus macros em sua dieta), basta você não passar da sua Taxa Metabólica Basal." (Lucastarik)

O problema é que informações como essas são para Intermediários/Avançadas, e acabam caindo no colo de iniciantes que nem sabem ainda o fundamento da musculação, quem dirá elaborar e/ou seguir uma dieta ríspida e rigorosa dessas, logo tentam seguir e desistem.

é aqui que entra minha teoria de dieta para iniciantes, vejo muitas pessoas desistindo da academia

(pelo menos onde eu moro e treino) ou pessoas que treinam muito tempo e não tem resultados significantes, pq assim que começam a pesquisar sobre "queima de gordura" e "ganho de massa magra" por ai acabam caindo nessas duas dietas radicais seguidas por fisiculturistas, realmente elas são difíceis e a requerem MUITA DETERMINAÇÃO, e convenhamos que a maioria das pessoas hoje quando se trata de alimentação, não tem tanta "paciência" assim, então vem as famosas desculpas como:
"não tenho tempo pra fazer essas dietas" , " essas coisas são mt caras " , "não consigo comer pouco" , "não curto passar fome " entre outras que todos nós conhecemos.

Então, vendo a alimentação LIXO das pessoas em geral percebi que não precisam ter uma alimentação de atleta para ter resultados na academia, como a alimentação das pessoas hoje é errada basta uma simples reeducação alimentar.

Então para iniciantes, esses que estão prestes a fazer a primeira dieta, seja Cutting ou Bulking que não precisam seguir uma dieta rigorosa, contando a quantidades de macros e micros nutrientes que consomem no dia, e etc, basta se reeducarem na alimentação, comerem coisas saudáveis , cortarem as porcarias, lembrarem que dieta são todos os dias não apenas de 2° a 6° feira, simplesmente se quer fazer "bulking", coma muita coisa saudável no minimo 6 vezes ao dia, e treine firme, caso seja "cutting" coma controladamente e evite os carboidratos simples, e comer carboidratos/calorias antes de dormir.

*Lembrando que não adianta a dieta se o treino não for adequado também né, dieta e treino andam juntos lado a lado.

Bons Treinos !

Editado por Scorpion.king
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Supermoderador

Sinceramente, estude, estude bastante.

Bulking ou cutting não envolve restrição de carbo DIRETAMENTE. Há, obrigatoriamente, restrição (ou superávit) de CALORIAS. O macro que mais sofre mudanças é o carboidrato, claro, mas o objetivo é alterar o saldo calorico.

Então eu aconselho para iniciantes, esses que estão prestes a fazer a primeira dieta, seja Cutting ou Bulking que não precisam seguir uma dieta rigorosa, contando a quantidades de macros

Isso é um desserviço. A "reeducação alimentar" passa justamente por aprender e entender o que está comendo, pelo menos do ponto de vista de calorias e macros. Incentivar as pessoas a simplesmente comer menos vai apenas postergar o problema. Comer menos PODE levar a PERDA DE PESO e isso é MUITO diferente de MUDAR A COMPOSIÇÃO CORPORAL.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está mais relacionado com calorias do que carboidratos em sí... por exmplo, vc pode reduzir carboidratos em cutting, porém aumentar a gordura ao ponto de exceder o saldo calórico... Nunca vai emagrecer... ;)

O ideal é ter uma distribuição adequada de macros, dentro das calorias de cada objetivo (saldo negativo para cutting, saldo positivo para bulking)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, estude, estude bastante.

+1!

Lí cada absurdo ai :x

Vou deixar um textinho curto pra incrementar a informação. Lembrando que sempre há o outro lado da moeda.

Abraços

Sabe q apesar de parecer algo eficiente, ñ podemos nos enganar pela simplicidade do argumento, tem mtas variáveis mais importantes q isso (controle dos macros, das calorias totais, escolha dos alimentos, etc). Mesmo q seja algo baseado em princípios de fisiologia, acaba sendo mera especulação afirmar q isso é mais eficaz q comer carbos de manhã, mesmo pq ñ tem nenhum estudo mostrando q manter calorias constantes apenas mudando a ordem dos carbos favorece a lipólise, aumenta a perda de gordura

é uma ideia legal, mas é bom ter cautela de colocar esse tipo de coisa num pedestal, se ñ tem nenhum estudo sério q suporte isso, assim como AEJ. Eu atualmente faço as duas coisas, mas ñ sei mensurar se realmente é mais eficiente no resultado final. Eu tb me sinto melhor man, então pessoalmente acho válido...

http://www.duduhaluch.com.br/cortar-carbos-na-parte-da-manha/

Editado por lucastarik
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, estude, estude bastante.

Bulking ou cutting não envolve restrição de carbo DIRETAMENTE. Há, obrigatoriamente, restrição (ou superávit) de CALORIAS. O macro que mais sofre mudanças é o carboidrato, claro, mas o objetivo é alterar o saldo calorico.

Não disse que seria diretamente/somente a restrição de carbo mas como eu disse seria BASICAMENTE isso, essa informação que eu dei foi claramente escassa e fraca, mas proposital pra instigar a pessoa buscar sobre o assunto, digamos que foi só uma introdução. Desculpa se me expressei errado

Isso é um desserviço. A "reeducação alimentar" passa justamente por aprender e entender o que está comendo, pelo menos do ponto de vista de calorias e macros. Incentivar as pessoas a simplesmente comer menos vai apenas postergar o problema. Comer menos PODE levar a PERDA DE PESO e isso é MUITO diferente de MUDAR A COMPOSIÇÃO CORPORAL.

Por isso eu disse que é para iniciantes, é apenas uma forma das pessoas que estão começando obter resultados, se acostumar, e entender o que é uma dieta, a ideia que eu defendo é que no mundo de hoje as informações que cabem para Intermediários/avançados caem no colo de iniciantes que tentam seguir tal ideia e acabam desistindo no meio do caminho. A básica reeducação alimentar ajuda na forma de pensamento do individuo também, assim quando ele sem "empolga" com os resultados, ele acaba instintivamente buscar "avançar" seu progresso e estuda assim ja mais motivado e incentivado pra seguir alguma coisa mais "concreta" e "regrada"

Desculpa se me expressei mal no tópico mas que fique clara a ideia defendida é que:

não adianta jogar um cutting pesado, com contagem de macro/micro, calorias, gorduras diárias e etc, pra uma pessoa que está treinando a 3 meses, e ainda não entende nem o objetivo do treinamento.

Muito menos um bulking limpo por exemplo onde tem que explicar diferença entre carbo de alto/baixo índice glicêmico, gorduras boas e ruins e etc...

a pessoa se assusta com a complexidade da dieta, não segue, fica com medo/preguiça !

a reeducação alimentar no caso seria pra esse iniciante que aprenderia a comer e dps vendo resultados iria se informar melhor e aai sim depois disso ele conseguiria tranquilamente entrar numa dieta definitiva.

pelo jeito faltou expor mais essa ideia no tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a restrição de carbo mas como eu disse seria BASICAMENTE isso, essa informação que eu dei foi claramente escassa e fraca, mas proposital pra instigar a pessoa buscar sobre o assunto, digamos que foi só uma introdução. Desculpa se me expressei errado

BASICAMENTE, você está explicando o conceito inicial todo errado.

Editado por lucastarik
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, estude, estude bastante.

+1!

Lí cada absurdo ai :x

Vou deixar um textinho curto pra incrementar a informação. Lembrando que sempre há o outro lado da moeda.

Abraços

Sabe q apesar de parecer algo eficiente, ñ podemos nos enganar pela simplicidade do argumento, tem mtas variáveis mais importantes q isso (controle dos macros, das calorias totais, escolha dos alimentos, etc). Mesmo q seja algo baseado em princípios de fisiologia, acaba sendo mera especulação afirmar q isso é mais eficaz q comer carbos de manhã, mesmo pq ñ tem nenhum estudo mostrando q manter calorias constantes apenas mudando a ordem dos carbos favorece a lipólise, aumenta a perda de gordura

é uma ideia legal, mas é bom ter cautela de colocar esse tipo de coisa num pedestal, se ñ tem nenhum estudo sério q suporte isso, assim como AEJ. Eu atualmente faço as duas coisas, mas ñ sei mensurar se realmente é mais eficiente no resultado final. Eu tb me sinto melhor man, então pessoalmente acho válido...

http://www.duduhaluch.com.br/cortar-carbos-na-parte-da-manha/

Obg pela complementação, mas fique claro que o meu tópico não foi pra dar esse tipo de informação na mão, mas sim para incentivar os iniciantes a buscar essas informações...

como eu disse foi apenas uma "introdução", com uma ideia defendida...

BASICAMENTE, você está explicando o conceito inicial todo errado.

Pelo jeito faltou informação para explicar o conceito inicial, se vc quiser dar uma ajuda e completar para que eu possa editar a cima agradeço, mas espero que vcs entendam que faz sentido a ideia que eu passei !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dieta pra iniciante magrelo? Coma, coma, coma, coma, coma. Excedente calórico positivo. '-'

Dieta pra iniciante gordinho? Excedente calórico negativo. '-'

As duas com boas fontes de gorduras contando de 0,8 a 1 g/kg, em médias dois gramas de proteínas por quilo e o mínimo de porcaria possível. '-'

Simples, fácil e sem precisar fazer um tópico monstruoso. '-'

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo jeito faltou informação para explicar o conceito inicial, se vc quiser dar uma ajuda e completar para que eu possa editar a cima agradeço, mas espero que vcs entendam que faz sentido a ideia que eu passei !

Eu começaria escrevendo um texto fundamentado; ou seja, com alguma fonte bibliográfica explicando:

Cutt: Usado para emagrecer com deficit.

Bulk: Usado para fins de ganho de massa muscular. Geralmente com excedente calórico

Bulk Limpo: Excedente calórico de aprox 300kcal

Bulk Sujo: Excedente calórico de aprox 1400kcal

Relação dieta o importante à se atingir são as macros estipuladas diárias juntamente com a quantidade calórica.

Exemplo.:

Não adianta em cutt você se entupir de salada, legumes e carnes magras se no final do dia você excede sua taxa metabólica basal.

Para emagrecer, é muito simples, à grosso modo você pode comer sorvete e bacon o dia inteiro (encaixe seus macros em sua dieta), basta você não passar da sua TMB.

Balanço de nitrogênio é o mais importante na fase de Bulk (manter excedente calórico com as macros reguladas). Você tem que focar nele se você está pensando em ganhar massa muscular. Mas você não precisa comer e comer, e sempre comer para deixa-lo positivo. Anabolismo é uma QUESTÃO HORMONAL. você pode atingi-la mesmo estando em jejum.

Um texto do fórum (IIFYM):

1g de carboidrato é uma grama de carboidrato, nao importa, assim como 1g de proteina é uma 1 de proteina, e de gordura assim....ou seja, onde eu quro chegar nisso?

Qual é a diferenca em termos de COMPOSICAO entre 50g de Carb, 50g de Prot e 20g de gordura proveniente de uma pizza ou de frango com brocolis e batata.....NENHUMA! Porém, existem MICRONUTRIENTES, que sao as vitaminas, minerais, etc e tals.....isso sim importa, porem voces acham mesmo que seu eu comendo essa pizza todo dia e continuar em deficit calorico, e atingir meus macronutrientes necessarios, eu nao emagrecerei? SIM, eu emagrecerei, por que? Porque o corpo utiliza a fonte mais baixa, ou seja, ela pega o seu frango ou o seu peperoni da pizza e quebra, quebra ate virar um aminoacido, e nao difere em nada de onde ele veio, seu corpo nao vai dizer: AH, ISSO É DE UMA PIZZA OU MCDONALDS, VOU TRANFORMAR EM GORDURA! NAO, por favor, nao, isso nao acontece.....Porem existem os micros, que possuem um papel fundamental na sua saude...ou seja, onde quero chegar?

Muita gente espera uum dia da semana para comer chocolate, pizza e acaba criando um puta superavit calorico e, eventualmente, acaba estragando muito esforco....

http://www.hipertrofia.org/forum/topic/50050-iifym-se-encaixa-nos-seus-macronutrientes-com-video-explicativo/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu começaria escrevendo um texto fundamentado; ou seja, com alguma fonte bibliográfica explicando:

Cutt: Usado para emagrecer com deficit.

Bulk: Usado para fins de ganho de massa muscular. Geralmente com excedente calórico

Bulk Limpo: Excedente calórico de aprox 300kcal

Bulk Sujo: Excedente calórico de aprox 1400kcal

Relação dieta o importante à se atingir são as macros estipuladas diárias juntamente com a quantidade calórica.

Exemplo.:

Não adianta em cutt você se entupir de salada, legumes e carnes magras se no final do dia você excede sua taxa metabólica basal.

Para emagrecer, é muito simples, à grosso modo você pode comer sorvete e bacon o dia inteiro (encaixe seus macros em sua dieta), basta você não passar da sua TMB.

Balanço de nitrogênio é o mais importante na fase de Bulk (manter excedente calórico com as macros reguladas). Você tem que focar nele se você está pensando em ganhar massa muscular. Mas você não precisa comer e comer, e sempre comer para deixa-lo positivo. Anabolismo é uma QUESTÃO HORMONAL. você pode atingi-la mesmo estando em jejum.

Um texto do fórum (IIFYM):

1g de carboidrato é uma grama de carboidrato, nao importa, assim como 1g de proteina é uma 1 de proteina, e de gordura assim....ou seja, onde eu quro chegar nisso?

Qual é a diferenca em termos de COMPOSICAO entre 50g de Carb, 50g de Prot e 20g de gordura proveniente de uma pizza ou de frango com brocolis e batata.....NENHUMA! Porém, existem MICRONUTRIENTES, que sao as vitaminas, minerais, etc e tals.....isso sim importa, porem voces acham mesmo que seu eu comendo essa pizza todo dia e continuar em deficit calorico, e atingir meus macronutrientes necessarios, eu nao emagrecerei? SIM, eu emagrecerei, por que? Porque o corpo utiliza a fonte mais baixa, ou seja, ela pega o seu frango ou o seu peperoni da pizza e quebra, quebra ate virar um aminoacido, e nao difere em nada de onde ele veio, seu corpo nao vai dizer: AH, ISSO É DE UMA PIZZA OU MCDONALDS, VOU TRANFORMAR EM GORDURA! NAO, por favor, nao, isso nao acontece.....Porem existem os micros, que possuem um papel fundamental na sua saude...ou seja, onde quero chegar?

Muita gente espera uum dia da semana para comer chocolate, pizza e acaba criando um puta superavit calorico e, eventualmente, acaba estragando muito esforco....

http://www.hipertrofia.org/forum/topic/50050-iifym-se-encaixa-nos-seus-macronutrientes-com-video-explicativo/

Vou editar la em cima Obg !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...