Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Trash Talking Politicamente Correto


Nico

Posts Recomendados

O trash talking politicamente correto

Anderson Cachapuz

22 de abril de 2014

Provocações na fase de promoção de lutas é muito mais antigo que o MMA, acontece desde a época que o boxe era disputado por lutadores sem luvas, no século XIX.

Salve, salve, leitores do MMA Brasil! Aqui estou eu de novo iniciando uma campanha para implantarmos definitivamente no MMA o “trash talking politicamente correto”.

Ei, pera… não. Calma!

Anderson, trash talking ao pé da letra não é “falar besteiras”? Sim, caro leitor, é. Mas, ultimamente, o povo brasileiro, tão politicamente correto, começa a tentar estabelecer limites para o famoso trash talking, que existe desde a época do boxe sem luvas, que foi levado a um patamar altamente profissional pelo jovem Cassius Clay e que, desde o longínquo PRIDE, com a rivalidade entre o muay thai da Chute Boxe e o jiu-jítsu da Brazilian Top Team, não se fazia tão viva no mundo atual.

Wanderlei-Silva-Ricardo-Arona-Chute-Boxe

Wanderlei e Arona personificaram a rivalidade entre Chute Boxe e BTT no PRIDE (Foto: Tomokazu Tazawa/WireImage)

Com o TUF Brasil 3 passando na Rede Globo, este assunto ficou ainda mais em evidência, dado que um dos técnicos do famoso reality show do UFC é o falastrão Chael Sonnen, famoso (des)conhecido do povo brasileiro e antigo inimigo número 1 do país, que conquistou este posto com muito suor, fazendo inúmeras ofensas ao povo brasileiro, diariamente já tão ofendido pela enorme carga tributária ou pelos políticos corruptos que temos. Ofensas? Bom, eu não vi nenhuma mentira, mas… bola pra frente!

No MMA, tal recurso é largamente utilizado por diversos lutadores, alguns bons o suficiente para não precisar disso, outros nem tanto. Temos aí o exemplo do próprio Sonnen que, apesar de ser um bom lutador, conquistou três title shots na base da falação. Além dele, temos também o Nick Diaz tentando outro title shot no grito, fazendo biquinho e ameaçando se aposentar, inclusive.

A grande verdade é que isso sempre existiu. Não é nenhuma novidade. O que está rolando agora não é nada inédito. De “brucutus” como Quinton Jackson ou Wanderlei Silva, inimigos como Tito Ortiz e Ken Shamrock (que, diga-se de passagem, quebraram o pau à vera nos bastidores de um UFC) ou Brock Lesnar e Frank Mir (que declarou sonhar que o rival fosse o primeiro a morrer no octógono), até quase gentlemen como Georges St-Pierre e Matt Serra. O trash talking, queiram ou não, é um recurso que vende e é utilizado por qualquer ser inteligente neste meio (ou não tão inteligentes assim, né?).

Frank-Shamrock-Nick-Diaz-590x393.jpg

Vale lembrar que, quando Joe Frazier morreu, Muhammad Ali, adversário numa ferrenha trilogia recheada de provocações pesadas, disse em seu enterro: “O mundo perdeu um grande campeão. Sempre lembrarei de Joe com admiração e respeito”. Vale lembrar também que, mesmo após todo o falatório do Sonnen, Anderson Silva foi até entrevistado em seu programa. Os lutadores cumprimentaram-se cordialmente após as lutas, ambos com muita grana no bolso.

A minha conclusão? Se os americanos estão cagando para o que falam, porque nós, brasileiros, povo tão sofrido e tão ridicularizado por nós mesmos, que fazemos piada de tudo e de todos, em todos os momentos, vamos nos ofender com simples promoções? Quem aí dentre os que reclamam do Chael Sonnen achou ruim as piadas de humor negro sobre o confronto Etiópia x Somália, nas eliminatórias africanas para a Copa do Mundo? Só dói quando é contra a gente, mas contra os outros é engraçado?

Então, quais os limites para o trash talking? É preciso inteligência para utilizá-lo? Até onde vai a barreira do politicamente correto no falatório que promove as lutas? Vale tudo, mas não pode xingar a mãe? Ou vale a lei de Gil (procurem no Youtube caso não conheçam)?

E você, o que acha disso? Respondam nos comentários. Está aberto o debate.

Fonte: MMA Brasil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Isso é bem coisa de fã bitolado ou pessoas q começaram acompanhar o esporte agora.
E o trash talk serve justamente pra isso: bitolar os fãs.

O trash talking existe em muitos outros esportes. Dos q eu acompanho, na NBA, NFL e Nascar rola bastante... Até no próprio futebol daqui mesmo acontece.
Não acho q deveria existir uma "politica correta", o trash talk por si só já é politicamente incorreto.

Editado por Wallking
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

O Sonnen não disse nenhuma mentira sobre o Brasil? Ele falou várias porra, brasileiro tem auto-estima baixa demais kkkk

Deixa os caras falarem o que quiserem... Nego é muito imaturo. Se algum lutador se sentir realmente ofendido, que vá lá e fale isso pessoalmente pro cara, mas não... Eles vão lá e xingam muito no twitter...

Os únicos no MMA que eu acho que realmente fazem trash talking são os irmãos Diaz, que xingam e provocam ali dentro do octógono, na cara do adversário. Werdum também. O resto tá só promovendo a luta mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...