Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Importancia Nutricional Morango


guigarj

Posts Recomendados

fala galera, tava procurando algo para adicionar no meu shake matinal (e de quebra, ofuscar o gosto/cheiro da albumina) e acabei pensando em morango, que além de ser muito gostoso não pesa tanto no bolso. Com isso, fui dar uma pesquisada para ver os seus valores nutricionais e as suas importâncias...

Estou colando aqui o que achei...achei bastante interessante...E Com certeza irei adicionar no meu shake!

O morango é um alimento importante (Tabela 1), rico em frutose e sacarose e pobre em carbohidratos. Quando o morango é consumido numa refeição bem balanceada, há uma reação química que triplica os índices de absorção de ferro presentes nos vegetais, ovos e carnes. É também levemente laxativo e diurético. Supre a carência de minerais e vitaminas do Complexo B e possui quercitina, que é capaz de neutralizar a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células.

Tabela 1. Valor nutricional do morango (em 100 g)

Calorias (Kcal): 39 Glicídios (g) 7,4 Proteína (g) 1 Lipídios (g) 0,6 Cálcio (mg) 22

Fósforo (mg) 22 Ferro (mg) 0,90 Sódio (mg) 31,5 Potássio (mg) 155,2 Cobre (mg) 0,20

Enxofre (mg) 11,5 Zinco (mg) 0,23 Iodo (µg) 0,16 Vitamina A (µg) 3 Vitamina B1 (µg) 30

Vitamina B2 (µg) 040 Niacina (µg) 0,400 Vitamina C (mg) 72,8

------------------------------

É rico em pectina e outras fibras solúveis, que ajudam no funcionamento dos intestinos e no controle do colesterol. Contém bioflavonóides, como a antocianina (de coloração avermelhada) e o ácido fenólico, ácido elágico e substâncias antioxidantes, que podem ajudar a evitar alguns tipos de câncer.

É uma excelente fonte de sais minerais (principalmente ferro e potássio), como fonte de vitaminas, destacamos a C, com papel antioxidante importante ao atleta.

Sabe-se que o exercício exaustivo causa dano muscular e induz um aumento da atividade enzimática. O exercício forçado se caracteriza por um aumento no consumo de oxigênio e um desequilíbrio entre os mecanismos pró-oxidantes da homeostase celular produzindo, portanto, a produção de radicais livres que pode induzir destruição celular.

A Vitamina C conserva os vasos sangüíneos e os tecidos; aumenta a resistência a infecções, favorece a cicatrização e o crescimento normal dos ossos, tem a capacidade de reciclar a vitamina E, acelerar a absorção de ferro e é co - fator em algumas reações de hidroxilação (dopamina para noradrenalina).

Durante o exercício esta vitamina se relaciona através de seu papel na síntese do colágeno e da carnitina, é também parte constituinte do músculo formando uma barreira antioxidante e assim inativa os efeitos dos radicais livres que aumentam durante os exercícios aeróbicos e que podem acarretar micro-lesões musculares e desarranjo celular, com prejuízo do desempenho do atleta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...