Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Será Que Estou Ganhando Ou Perdendo Peso: Tutorial No Excel Para Acompanhar A Sua Evolução


Visitante usuario_deletado325

Posts Recomendados

Visitante usuario_deletado325

As vezes nos pesamos com frequência e não sabemos se estamos perdendo ou ganhando peso. A variação de peso durante o dia pode ser bem grande. Em um documentário, eu vi que o Jay Cutler podia perder até 5kg durante a noite enquanto dormia, o que era recuperado ao longo do dia.

Então vem os nutricionistas e pessoas do mundo do esporte e dizem para nos pesarmos somente uma vez cada x dias. Pois bem, está certo? Talvez.

Como seres humanos afoitos e sedentos por resultados, vou mostrar uma maneira eficiente de controlar seu peso usando apenas o Excel e uma balança.

Primeiramente, defina um critério para se pesar: antes de dormir, antes do almoço, pela manhã. Não sei. Escolha. A frequência deve ser rigorosamente a mesma. Se for pesar 4 vezes ao dia, tem que ser sempre 4 vezes ao dia e no mesmo critério. Particularmente, eu acho que uma vez ao dia é mais do que suficiente.

Primeiro monte uma planilha no Excel com a data e seu peso. Eu usei a versão 2010, em outras versões pode mudar um pouco, mas o conceito é o mesmo. A tabela ficou assim:

2bys.png

Note que o peso inicial e final do cidadão é o mesmo. E então ele está perdendo ou ganhando peso? Vamos ver.

Selecione os dados com o cursor e faça um gráfico de linhas 2D assim:

ibvz.png

Deve ficar assim:

q6vp.png

Posicione o cursor sobre a linha, clique com o botão direito e clique com o esquerdo em Adicionar Linha de Tendência:

5kyt.png

Deixe em linear mesmo e em Previsão selecione um período de tempo para o qual você quer saber seu peso provável. Eu escolhi 15 dias.

sbhr.png

O resultado foi o gráfico a seguir, notem que daqui a 15 dias, se a mesma dieta for seguida o peso estimado será de um pouco mais de 77 kg.

sids.png

Este é um outro gráfico com o mesmo peso inicial e final, notem que a tendência é de o indivíduo estar ganhando peso:

hqn9.png

É isto aí. Aproveitem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Visitante usuario_deletado325

Bem bacana. Simples e pratico.

Vou ver se passo a me pesar ao menos 3x por semana e testo para ver como é que funciona na pratica essa projeção do excel.

É uma projeção que funciona bem se não alterar dieta e treino. Na prática serve para ajustar as coisas. Se você alterar a dieta, gera um ponto de inflexão na curva e a direção ou angulo da projeção muda. Na teoria, as coisas são muito belas e funcionam as mil maravilhas. Na prática esta projeção serve como indicativo confiável do sucesso em seu objetivo. Com isto é possivel planejar melhor qual será o próximo passo.

ps. Se funcionasse para tudo eu já estaria rico na bolsa de valores. Todavia, com peso corporal é bem confiável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...