Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida Sobre Execução De Remada Curvada, Sentada E T-Bar Row


Gym Hater

Posts Recomendados

Olá!

Durante minha vida de treino, recebi informações contraditórias de como deve ser a execução desses exercícios.

Uns professores dizem que o tronco não pode se mexer, apenas os braços se mexem, enquanto outros afirmam que deve haver uma movimentação do tronco. Uns dizem que a primeira forma, estática, isola mais e evita lesões, enquanto a segunda forma aumentaria o risco de lesão e recruta menos o dorsal, mas outros já disseram que dessa forma não-estática, aumenta-se a amplitude e tira a pressão contínua dos discos intervertebrais pois, se manter estático, a pressão aumenta muito.

Nesse vídeo do Andreas Munzer, a partir de 4:28 até 05:30, verão a forma de execução não-estática, movimentando o tronco, da remada curvada.

http://www.youtube.com/watch?v=240BvGWMqKg

Da mesma forma, o mesmo argumento estático x não-estático se aplicaria à remada baixa sentada na máquina e à t-bar row, a partir de 10:20 até 12:25, do vídeo acima.

Então, pergunto: afinal, qual é o método de execução correto, o estático ou o não-estático? Devemos movimentar o tronco ou não? Quando digo movimentar o tronco, logicamente deve-se evitar o abaulamento excessivo da coluna, tipo um U invertido.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

N precisa ficar estático n. Qnd tu poe mt carga fica mt dificil ficar 100% estático, isso n faz taanta diferença assim

O saco que quando eu treinava em algumas academias, o professor sempre ia lá me dizer que eu ia me lesionar (faço os movimentos exatamente iguais ao Andreas, nesses exercícios)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não é necessário ficar estatico

abandone essa ideia

Arnold ia te dizer: "você quer fazer remadas com 100kgs estático? pois então sente-se garoto, você não será um campeão."

e nem me venha com bla bla bla de lesão.

É o que eu acho também.

Queria saber: de onde vem a ideia de ficar estático? Qual base? Faculdades ensinam isso? Pois a regra é de professores ensinarem a forma estática e não a "dinâmica". Quem recomenda a forma "dinâmica" é a minoria, pelo menos de todos os professores que já conversei, é assim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na vdd todos os movimentos teoricamente eram pra ficar estáticos pra evitar roubar. Só q remada é um exercicio q geral mexe. Nas remadas , dependendo d qnt vc for roubar, n chega a atrapalhar o exercício.Mas claro, sempre procurando o minimo possível, mas c n der n deu. Eu ja progredi em yates row roubando pra caramba: fazia com 100kg normal, ai fui até 120 roubando, ai qnd fui fazer deload conseguia fazer 110kg normal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, segundo o Sardinha, não é problema roubar nos exercícios de costas. Eu também já tive essa dúvida com relação a execução de remadas (inclusive com relação aos ângulos), fui à pesquisa e sabe o que conclui?

Acho que isso fica muito a gosto da pessoa que está fazendo, o Eugênio Koprowisk dizia que não tem como fazer remada sem se movimentar, e ele vai mais longe, ele indica uma inclinação bem elevada. O Alex dos Anjos também rouba bastante...

Bem, a questão é que existem várias pessoas dizendo que não deve se movimentar, dai vc vai e vê o físico desses caras e são todos uns magricelas, dai em quem vc vai acreditar?

Concordo quando dizem que não tem como fazer remada com um peso muito alto de forma estática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa questão é muito simples.

Primeiro de tudo, essa execução do Andreas é a coisa mais nojenta que eu já vi. Não pelo movimento do tronco em si, mas pelo fato da lombar dele estar tão arredondada que quase chega a ser uma posição fetal. O cara tem 300kg de músculo e nunca aprendeu a fazer uma remada curvada direito. Não sei se isso é mais desanimador ou revoltante.

Respondendo de forma simples e direta: você pode movimentar o tronco sem qualquer risco de lesão desde que mantenha a lombar fortemente contraída. Se fizer igual esse saco de esteróides do vídeo, corre o risco de ficar sem andar antes dos 30.

Quanto ao impacto que o movimento do tronco tem na amplitude, é o seguinte: quando você inclina o tronco, ou seja, aproxima o peito das pernas, você está aumentando a distância entre os braços e as dorsais, portanto está aumentando a amplitude. O porém é que quando você afasta o peito das pernas na volta, você está fazendo parte da força com a lombar, ao invés da dorsal, portanto de certa forma diminuindo a amplitude efetiva.

Movimentar ou não o tronco é uma questão de gosto. Eu mesmo prefiro fazer estático. Mas o ponto indiscutível é: não faça isso arredondando a lombar.

Editado por Reinaldo.Gomes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa questão é muito simples.

Primeiro de tudo, essa execução do Andreas é a coisa mais nojenta que eu já vi. Não pelo movimento do tronco em si, mas pelo fato da lombar dele estar tão arredondada que quase chega a ser uma posição fetal. O cara tem 300kg de músculo e nunca aprendeu a fazer uma remada curvada direito. Não sei se isso é mais desanimador ou revoltante.

Respondendo de forma simples e direta: você pode movimentar o tronco sem qualquer risco de lesão desde que mantenha a lombar fortemente contraída. Se fizer igual esse saco de esteróides do vídeo, corre o risco de ficar sem andar antes dos 30.

Quanto ao impacto que o movimento do tronco tem na amplitude, é o seguinte: quando você inclina o tronco, ou seja, aproxima o peito das pernas, você está aumentando a distância entre os braços e as dorsais, portanto está aumentando a amplitude. O porém é que quando você afasta o peito das pernas na volta, você está fazendo parte da força com a lombar, ao invés da dorsal, portanto de certa forma diminuindo a amplitude efetiva.

Movimentar ou não o tronco é uma questão de gosto. Eu mesmo prefiro fazer totalmente estático. Mas o ponto indiscutível é: não faça isso arredondando a lombar.

Olá Reinaldo, obrigado pela participação. Seria possível você postar um vídeo de alguém fazendo remada curvada movimentando o tronco, mas mantendo a lombar contraída? Seria bem proveitoso, obrigado!

Bons treinos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

procura no youtube por "how to bent over row"

é o primeiro link, do scott herman.

aqui onde eu to não dá pra pegar o link agora.

edit: agora que eu vi que você falou "movimentando o tronco". vou ver se encontro, mas é a mesma ideia do stiff, com menor amplitude claro, variar a inclinação do tronco sem perder a contração da lombar.

edit2:

procura por "strength camp bent over row"

primeiro link.

veja que de 1:20 a 1:27 ele começa a roubar com a lombar, mas sem perder a contração. depois de 1:27 ele já faz bem largado (provavelmente nos dois casos ele estava dando exemplo de como NAO fazer. estou sem som aqui, não ouço o que ele está falando).

Editado por Reinaldo.Gomes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...