Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Artigo: Organize O Treino De Jiu-Jitsu E Melhore Seus Resultados Nas Competições


Nico

Posts Recomendados

Artigo: organize o treino de Jiu-Jitsu e melhore seus resultados nas competições

Escutamos sobre diferentes tipos de treinos, periodizações e estímulos; Saber organizar isso tudo não é fácil, saber organizar e fazer com que um treino não concorra com o outro é mais difícil ainda. Os treinos sempre têm que somar, para assim causar um efeito positivo no treinamento. Se você passar do ponto, ou fizer um treino que “não combine” com o anterior, o rendimento cai ao invés de subir. Por isso, temos que ter muito cuidado na organização do nosso treinamento.

italo1.jpg

Ítalo Vilardo ressalta a importância em organizar os treinos para obter melhores resultados (Foto arquivo pessoal)

Sempre quando falo em preparação física, dou ênfase na periodização do treino, e no macrociclo a ser feito naquele período. Para explicar melhor, vamos dividir os treinos em 5 modalidades: Treino físico, composto por musculação, treinamento funcional, levantamento olímpico e qualquer exercício especifico. Treino técnico, feito dentro da modalidade de luta, aprendendo e lapidando movimentos e posições. Treino de luta, a própria luta em si. Os outros dois, por incrível que pareça, são os mais importantes: Alimentação e descanso; sim, isso faz parte da rotina do atleta, deve ser levado em consideração e encarado com muita importância, pois sem os dois nada faz efeito.

Definir o calendário competitivo é fundamental para termos o controle de todo o treinamento. Precisamos saber quantos dias disponíveis, dias perdidos (viagens, por exemplo) e competições teste teremos dentro do macrociclo. Com essas informações, vamos montar todos os ciclos de treino.

Traçar os objetivos físicos é fundamental para o sucesso do trabalho. Ganhar massa magra, perder peso, subir de categoria, melhorar a potência, ganhar resistência… Isso tudo influência na montagem do planejamento geral do treino físico. E é isso o que determina o que será feito nos treinos técnicos e de lutas.

A partir daí montamos as estratégias para se chegar ao objetivo final e dividimos o planejamento em blocos de treino. Cada bloco tem um objetivo a ser traçado e o corpo vai reagir conforme planejado. No planejamento de força, por exemplo, o objetivo principal é aumentar a força do atleta, a massa magra acaba subindo (com isso o peso corporal sobe também) e é normal que o atleta se sinta mais lento e canse mais rápido que o normal.

Os efeitos no corpo que o treino físico causa também devem ser levados em consideração, pois precisamos disso para o planejamento dos treinos técnicos e de luta, caso contrário vamos criar concorrência ou regredir ao invés de evoluir. Se eu sei que o atleta está ficando mais forte, porém mais lento e pesado, não posso querer montar um treino de potência ou que exija dele muita movimentação. Pois essa resposta ele não vai conseguir me dar. Nesse período, no caso, faríamos treinos técnicos bem refinados, buscando uma qualidade técnica (de certa forma fazendo com que o corpo dele se ajuste a massa que ele ganhou também), testando e aprendendo posições novas.

E no treino específico de luta, a intensidade deve ser menor, com um pouco mais de volume, fazendo uma característica mais aeróbica. A alimentação e o descanso se tornam fundamental para que o corpo consiga aproveitar o máximo dos treinos físicos. Costumo incluir períodos de descanso nas minhas planilhas, onde a orientação é comer e dormir. Atletas iniciantes no meu sistema de treino costumam achar isso estranho, mas depois se acostumam.

planejamento.jpg

Saber organizar e combinar o treino técnico com o treino de luta também é fundamental. Devemos tentar aproveitar o que foi visto no treino técnico, controlando o volume e a intensidade do treino de luta. A transição entre os blocos de treinos deve ser feito com maior cuidado, qualquer erro pode fazer o atleta perder os lastros ganhos ou perder tempo de treino, tendo que ajustar todo o macrociclo novamente. E no alto rendimento isso faz total diferença.

Ao final do ciclo competitivo, ou seja, após a competição principal, vem um período bastante importante e muitas vezes ignorado: o período de transição. Nele tudo é reavaliado, o atleta é mantido em um nível de treinamento pré-determinado e novas estratégias são pensadas. Quanto melhor for montado e executado o período de transição, melhor será a execução e melhor será a resposta do próximo macrociclo.

Além disso, sempre explique tudo ao seu atleta, para que ele saiba o que esta acontecendo. Uma dica simples é enviar uma cópia da planilha ao atleta e colocar um quadro de avisos na academia, onde será exposto o treino diário.

Organizar, estruturar e estudar. Tudo sempre conspira contra, os fatores externos são inúmeros, eliminar possíveis erros pode fazer toda a diferença.

*Ítallo Vilardo – Preparação física especializada em esportes de combate.

Fonte: www.itallovilardo.com @itallovilardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Pratico a arte suave há 1 ano e meio e até hoje não tinha pensado em me organizar quanto aos treinos de jiu jitsu.

Faço dieta, monto minha série na musculação, logo, seria óbvio pensar assim mas não pensei rs

Obrigada pela contribuição :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Procure pelo livro do Charles Staley, The Science Of Martial Arts Training, eu baixei por recomendacao do site do DeFranco, ajuda bastante se juntar com as ideias dele tambem.

Outra boa fonte de leitura sao os livros do Ross Enamait, e os materiais que ele publica no site dele.

O DeFranco tem uma didatica bem facil se for parar pra ler as partes do ask joe, e o programa dele e bem simples de adaptar para qualquer esporte, com otimos resultados, eu mesmo segui as indicacoes dele por um tempo.

Resumindo a ideia principal disso tudo é:

-Organize o calendário de competições daquele ano:

-Organize a dieta (se precisar) e o treino, sendo o treino dividido em tres elementos:

-GPP (condicionamento físico geral, incluindo força etc)

-Técnica (melhora nos chutes, quedas, enfim, o que envolver seu esporte)

-Prática (sparrings, sombras, rolas, o que for)

*No início do ciclo, aproveita-se para melhorar as aptidões físicas e aprender/aperfeiçoar a técnica, e à medida que se aproxima da competição, o foco vai aumentando para apenas "lapidar" as técnicas, manter as condições físicas e colocar tudo em prática.

Existem diversas maneiras de se fazer isso, aplicando-se diversos tipos de método para juntar tudo, mas falando no treinamento com pesos propriamente dito, ele deve ser direcionado de forma à aprimorar as aptidões do atleta, e melhorar os defeitos, portanto cada treino deve ser diferente, o mais difícil eu penso, é na escolha dos exercícios, e outra coisa que acontece é o cara querer resolver defeito da luta dentro da academia.

O treinamento de GPP não faz milagre também, se o cara soca fraco, ele tem que treinar a técnica dele e tentar bater forte, bem como fortalecer a musculatura que participa daquela mecânica de forma correta, se tiver pouca força rotacional, não adianta nada acrescentar 20 kgs no supino, por exemplo, ai o treino do nosso atleta poderia ficar assim:

Fase Inicial:

-GPP com foco em exercícios para fortalecer rotação de tronco (pranchas, etc)

-Treinamento de soco no saco de pancada

Fase Intermediária

-Continua com o treino de GPP, diminui o volume

-Mantem o treinamento no saco

-Treino de socos na manopla

Fase Final:

-GPP na manutenção (baixo volume)

-Foco em sparring

-Uso de manoplas

Ficou um exemplo bem grotesco, mas é essa a ideia, apenas ilustrar como detectar um problema, corrigi-lo e aplicar uma solução. Ao final de cada competição, o ciclo se repete, buscando sempre melhorar ou descartar o que tiver de errado, e aprimorar cada vez mais o que dá certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...