Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Anastrozol: para que serve, como tomar e efeitos colaterais


Posts Recomendados

Dosagem


Dose efetiva: 0.5-1mg/dia
Apresentações: Arimidex 1mg 28 comprimidos.

Para que serve anastrozol

Anastrozol é o chamado inibidor da aromatase (AI). Seu uso clínico é para diminuir a progressão do câncer de mama. Ele age bloqueando competitivamente a enzima aromatase que é a responsável pela produção de estrogenios. Para atletas e bodybuilders ele é usado durante ciclos para evitar a aromatização e a ação dos estrógenos.

 

 

 

Porque usar

 

Muitos esteróides aromatizam e isso leva ao aparecimento de alguns efeitos indesejáveis (acne, ginecomastia, retenção líquida...). Em um estudo ambas as doses (0.5g e 1mg) de anastrozol foi capaz de reduzir os níveis de estrógeno em 50%. A dose de 1mg/dia ainda elevou os níveis de testosterona em 58%(1). Nesse mesmo estudo, nos dois grupos, LH e FSH também aumentaram.


Alterações nas concentrações de testosterona e estradiol em homens normais jovens (15-22 anos) antes (barras pretas) e depois (barras cinzas) de 10 dias de administração de anastrozol oral em 0.5m e 1mg/dia.
 
 

Isso sugere que durante um ciclo uma dose de 0.5mg/dia parece ser suficiente para combater os efeitos colaterais relacionados aos estrógenos. É bom lembrar que algum estrógeno é necessário para se obter o crescimento muscular ótimo. Níveis mais baixos de estrogênios parece produzir uma forma mais densa em atletas que experimentaram anastrozol durante um ciclo de cutting ou ganho de massa.

A elevação de testosterona promovida pelo anastrozol é tão grande que ele pode ser usado como uma "forma" de terapia de reposição de testosterona em homens com hipogonadismo(2). Claramente isso sugere seu uso em uma terapia pós-ciclo para reestabelecer os níveis naturais de testosterona e a funcionalidade do eixo HPT.

A literatura mostra que doses constantes de anastrozol no plasma sanguíneo são atingidas após setes dias consecutivos de uso na dose de 1mg/dia. Sua eficácia é de 80%(3).

Porém podemos usá-lo durante todo o ciclo? Reduzir os níveis de estrógeno é muito bom do ponto de vista estético já que isso reduz a chance de retenção líquida e o potencial para ginecomastia (se não houver estrógeno não há ginecomastia, desconsiderando os níveis de progesterona)(5). Ele também não afeta os lipídeos sanguíneos (colesterol), os marcadores inflamatórios para doença cardíaca e não causa resistência à insulina(2) nos estudos mostrados. Níveis mais baixos de estrógeno podem afetar de forma negativa o colesterol e possivelmente o sistema imunitário. O uso longo de anastrozol pode ser recomendado sem maiores problemas. Ele deve ser um aliado nos ciclos muito longos e pesados especialmente por ele não diminuir os níveis de IGF-1 que é um outro grande aliado no anabolismo muscular(4).

O grande ponto negativo desse composto é o preço, que ainda é muito elevado e o rebote de estrogênio provocado com o descontínuo de seu uso. Por ele ser um inibidor competitivo (reversível) da aromatase, durante seu uso o organismo aumenta a produção de enzimas a fim de conseguir manter a conversão de estrógeno em nível normal. Com o descontínuo do uso do anastrozol, as enzimas que estavam inibidas se somam com as que foram produzidas a mais e isso causa um efeito rebote, aumentando a aromatização.

Outras Apresentações
-Liquidex Vetamerica

Bibliografia

1. J Clin Endocrinol Metab 2000 Jul;85(7):2370-7, "Estrogen Suppression in Males"
2. Clin Endocrinol (Oxf). 2005 Feb;62(2):228-35.
3. Arimidex Package insert
4. J Steroid Biochem Mol Biol. 2002 Apr;80(4-5):411-8.
5. Progesterone is not essential to the differentiative potential of mammary epithelium in the male mouse. Freeman, Topper. Endocrinology. 1978 Jul;103(1):186-92

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Poderia me explicr por favor???

uso prolongado de IAs diminuem os níveis de SHBG, não eh uma coisa do outro mundo, mas prejudica o seu ciclo. SHBG eh metabolizador da testo, quanto menos SHBG você tem, mais rápido a testosterona chega e sai do seu corpo, obrigando a pessoa a aplicar mais seguido para manter níveis mais estáveis!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uso prolongado de IAs diminuem os níveis de SHBG, não eh uma coisa do outro mundo, mas prejudica o seu ciclo. SHBG eh metabolizador da testo, quanto menos SHBG você tem, mais rápido a testosterona chega e sai do seu corpo, obrigando a pessoa a aplicar mais seguido para manter níveis mais estáveis!

Vlw :laughingsmiley:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

uso prolongado de IAs diminuem os níveis de SHBG, não eh uma coisa do outro mundo, mas prejudica o seu ciclo. SHBG eh metabolizador da testo, quanto menos SHBG você tem, mais rápido a testosterona chega e sai do seu corpo, obrigando a pessoa a aplicar mais seguido para manter níveis mais estáveis!

MOTD cê tem aí algum estudo ou referência pra eu ler mais sobre a supressão do SHBG? Não estou duvidando não, só quero ler mais sobre o assunto mesmo.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MOTD cê tem aí algum estudo ou referência pra eu ler mais sobre a supressão do SHBG? Não estou duvidando não, só quero ler mais sobre o assunto mesmo.

Obrigado!

Eu vou buscar aqui depois que achar te passo.. adiantando na page do andre zuccaro tem alguma coisa sobre isso (nao lembro a page rsrs)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MOTD cê tem aí algum estudo ou referência pra eu ler mais sobre a supressão do SHBG? Não estou duvidando não, só quero ler mais sobre o assunto mesmo.

Obrigado!

"Anastrozole therapy modestly but significantly lowered E2 levels (P = 0·0004 vs. placebo) . Mean E2 decreased from 55·8 ± 15·4 pmol/l at baseline to 42·2 ± 13·6 pmol/l at 3 months (P < 0·0001)."

http://www.medscape.com/viewarticle/586804_3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

galera, estou com uma dúvida e nao consigo me decidir

gostaria da opinião dos que entendem do assunto...

bom, fiz o primeiro ciclo ano passado sem o uso do anastrozol (propi + stano) tudo ocorreu perfeitamente, fiz tpc e mantive os ganhos.

esse ano estou iniciando um ciclo bastante parecido (apenas acrescentando oxandrolona no final), porém, como eu nao fiz o uso no outro e estou na dúvida se pode occorer a gineco ou nao? ja que pelo visto nao tenho essa tendencia.

Pois o fator de rebote me deixou bastante preocupado... estou até com o anastro ja comprado mas com muito dúvida ainda se faço o ciclo com ele... pois retenção é o de menos.. depois vai embora... mas esse efeito rebote ai sei não...

alguem me da um help? tem perigo de dar gineco sendo que no primeiro nao deu?

Vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...