Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Alimentação Noturna


Natan

Posts Recomendados

Esse negócio de cortar carboidrato à noite é uma coisa q vem de não sei quantos anos atrás. Faz parte do mesmo grupo de informações da tal faixa de batimento cardíaco para melhor queima de gordura e de que apenas os aeróbios promovem perda de gordura, e também de que a natação é a cura para todos os males, ou seja: são idéias com pouco fundamento, que se enraizaram e ficaram como "verdades absolutas". Certo, vamos tratar da refeição noturna, mas vamos primeiro falar de consumo de carboidrato durante todo o dia. Em uma conta hipotética, uma pessoa necessita de 800 gramas de carboidrato durante o dia todo, e faz 6 refeições diárias. Desde que ele consuma isso distribuído em todas as refeições do dia, que seja de carboidratos complexos, não há justificativa para que ele distribua isso nas 5 primeiras refeições e corte o carboidrato antes de dormir. Para isso, vale lembrar que nosso metabolismo basal é responsável por cerca de 70% a 85% dos nossos gastos energéticos. Então, o que quer dizer? Que, mesmo dormindo, vamos gastar energia. Portanto, se isso vale pra uma pessoa que não pratica atividades físicas no período noturno, imagine pra quem acaba de chegar de um treino de musculação.

Na verdade, nem precisaria continuar falando sobre consumo de carboidrato à noite depois do que acabei de escrever, mas vou explicar melhor como funciona para quem acabou de treinar, para que fique bem entendido. Imagine o seguinte: você faz um treino de musculação no período noturno. Você gastou energia e degradou seus músculos nesse treino.

Após o treino, você vai ter que escolher: ou comer apenas proteína, e essa ser usada principalmente para repor a energia gasta durante o treino, ou comer carboidrato, para que esse seja usado como repositor de energia e também para produzir um pico de insulina, e proteína, agora sim, desempenhando seu papel no crescimento e/ou manutenção muscular. Eu, particularmente, fico com a segunda opção. Pra quem fica com a primeira opção, qual a justificativa? A pessoa esta em busca de liberação de cortisol e de catabolismo? E, olha que legal, isso vai continuar acontecendo durante toda a noite!!! Bom, né?

Então, para o praticante de musculação, acho que é uma questão bem simples: após o treino, seja ele de dia, de tarde, de noite ou de madrugada, com chuva ou com sol, é OBRIGATÓRIO a ingestão de carboidratos. Ah, mas tem gente que vai falar sobre a liberação de GH noturno!!! Basta que eles lembrem que o carboidrato, consumido logo após o treino, será utilizado rapidamente, interferindo pouco nesse aspecto. E, além disso, a liberação de GH noturno já é otimizada após um jejum de carboidrato de 4 horas, onde já se entra em hipoglicêmia, situação interessante para a melhora na liberação de GH. Portanto, como sabemos que a pessoa vai tentar dormir suas 8 horas diárias, sobra bastante tempo para o GH...e, mesmo que, hipotéticamente, bloqueemos essa liberação de GH, o que é preferível: ficar sem a liberação otimizada de GH noturno, ou deixar que o organismo fique em estado catabólico por 8 horas??? Já ouviu falar da expressão "Vale Catabólico"? Se não, é uma expressão usada por fisiculturistas para designar a fase noturna, quando estamos dormindo, onde não se tem ingestão de alimentos de qualquer espécie por um longo período. Já imaginou, que legal, é estar nesse vale catabólico, e ainda tendo que se virar para a recuperação pós-treino, sem ter consumido carboidrato? Eu, só de pensar, devo ter perdido umas 300 gramas de massa muscular.

Para quem insistir no assunto liberação de GH, essa pessoa deve se lembrar que um dos momentos de maior liberação desse hormônio é durante treinos realmente intensos. Portanto, basta treinar sério que ela terá a liberação do seu querido GH otimizado.

Agora você pode estar se perguntado: Ah, mas muita gente corta carboidrato no período noturno e tem sucesso em dietas de perda de peso. Tem mesmo? E isso é devido exclusivamente a cortar carboidrato na refeição noturna, ou a um déficit calórico no total do dia? A verdade é que essas pessoas teriam um resultado melhor se cortassem esse carboidrato divido durante o dia todo. Se, por exemplo, em uma dieta com o consumo planejado de 250g de carboidrato, essa pessoa tivesse, ao invés de comer 5 refeições com 50 gramas de carboidrato, e nada na última, elas tivessem consumido 40 gramas de carboidrato em todas as 6 refeições, com certeza, elas teriam perdido muito mais gordura, e menos massa muscular.

Não sei a fonte, foi retirado da comunidade "Nutrição e Suplementação Esportiva"

Agora vai a pergunta: vocês vão cortar seus carboidratos nas refeições noturnas?

Eu não.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Boa, mas você a principio fala que é bom comer carbo anoite, e só deu exemplos, e só explicou pra quem treina anoite.... ou seja..

eu intendi que quem treina de manha, não tem necessidade desse carbo anoite... alias, tem nescessidade pro gasto de quando ta dormindo, mas pode ser mtooo pouco carb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa, mas você a principio fala que é bom comer carbo anoite, e só deu exemplos, e só explicou pra quem treina anoite.... ou seja..

eu intendi que quem treina de manha, não tem necessidade desse carbo anoite... alias, tem nescessidade pro gasto de quando ta dormindo, mas pode ser mtooo pouco carb.

Não é que não tenha necessidade. Suponhamos que a pessoa necessite de 500g de carbo para atingir o total calórico de sua dieta. Pois intão, ela pode muito bem distribuir esses 500g ao longo do dia, lógicamente, não deixando muuuitas gramas para comer a noite. Foi isso que quis dizer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Não é que não tenha necessidade. Suponhamos que a pessoa necessite de 500g de carbo para atingir o total calórico de sua dieta. Pois intão, ela pode muito bem distribuir esses 500g ao longo do dia, lógicamente, não deixando muuuitas gramas para comer a noite. Foi isso que quis dizer.

Nada melhor do que alguém com bom senso.

Não há necessidade de zerar o carbo à noite, a menos que o cara seja muito gordinho e esteja em busca de perda grande de peso. Não sendo assim, o consumo de um carbo em quantidades equilibradas, só vai favorecer o indivíduo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Eu treino de manhã e meu objetivo é emagrecimento, quando eu deixo de comer carbo a noite o meu treino no dia seguinte rende bem menos, me sinto mais fraquinha. Não sei se tem a ver, mas é tenso.

Agora eu queria saber o problema com a faixa de queima de gordura hehe. Vou procurar por aqui... tenho treinado sempre visando essa faixa de batimentos cardíacos que supostamente acelera a perda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...