Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Hipertrofia Cerebral


bruno16

Posts Recomendados

tetris-20090901123709.jpg

A prática de um jogo leva à perfeição – mas seria esta causada pelo aumento da massa cinzenta do seu cérebro?

Pesquisadores do Mind Research Network, em Albuquerque, Estados Unidos, descobriram que sim: ocorre um aumento na espessura do córtex cerebral em jogadores assíduos. No entanto, o aumento não é exatamente aonde eles imaginavam

Leia também:

Utilizando ressonância magnética, os cientistas buscavam imagens estruturais e funcionais do cérebro, justamente para descobrir a relação entre o aumento da eficiência e da massa cinzenta. Por 30 minutos diários, durante três meses, 26 garotas adolescentes jogaram Tetris – um game de computador que exige uma combinação de habilidades cognitivas.

As garotas foram submetidas a ressonâncias magnéticas antes e depois do período de testes – bem como meninas no grupo de controle que não jogaram Tetris. Quando os dois grupos foram comparados, as que jogaram mostraram aumento da eficiência cerebral e possuíam um córtex mais espesso. Porém o aumento de massa cinzenta não se deu nas mesmas áreas nas quais a eficiência ocorre.

As áreas do cérebro que mostraram córtex relativamente mais grosso teriam papel no planejamento de movimentos complexos e coordenados, e também seria, responsáveis pela integração multisensorial – coordenando visão, tato, audição e informação fisiológicas internas. De modo geral, a prática do jogo mostrou um aumentou da massa em áreas motoras do cérebro.

Já as áreas que mostraram aumento de eficiência, segundo a ressonância, foram aquelas associadas com pensamento, razão, linguagem e processamento.

O estudo foi publicado no BMC Research Notes e não esclarece, portanto, o grande mistério: se a massa cinzenta mais espessa não é responsável pela eficiência, qual é a relação entre as duas?

Fonte: http://info.abril.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...